Documentos relativos a reparação de estradas

 

CÓPIA DE UMA NOTA PARA O COM. SEC. UÍGE

REPARAÇÃO DA ESTRADA DO ALTO ZAZA

 

Data:  13/7/1973

Tendo sido este Comando encarregado de dirigir e apoiar a execução dos trabalhos de reparação do itinerário que liga a estrada asfaaltada Macocola-Quimbele até Camuanga via Alto Zaza e depois de ter estudado convenientemente o problema, vem expor a V. Exª., para conhecimento do Excelentíssimo Comandante do Sector, o que se lhe oferece sobre o assunto: 

1. O referido itinerário tem uma extensão de cerca de 80 Km, sendo 30 Km da estrada asfaltada ao Alto Zaza.

2. Não se dispõe de uma análise exacta da natureza geológica dos terrenos da região, estudo que se houvesse tempo deveria ser feito. Apenas se sabe que são solos pertencentes à bacia sedimentar do Cuango e constitutivos da grande mancha geológica das areias do Calaári.

3. Admite-se que os solos da região são de natureza aproximadamente areno-argilosa e portanto pouco plásticos e de alta compressibilidade, o que tem como consequência uma grande sujeição à acção erosiva das águas pluviais.

4. Dispõe-se de um período máximo de cerca de 3 meses de tempo seco até ao início das grandes chuvas de Novembro, embora já em Outubro estas comecem com alguma intensidade.

5. A reparação do referido itinerário tem que englobar, além da estabilização dos referidos solos, a correcção e rectificação de certos troços do traçado, a fim de reduzir a inclinação de rasante nesses pontos, e melhorar a drenagem das águas pluviais por ser este o factor mais importante para a conservação de qualquer estrada.

6. A execução da obra terá de se processar segundo as seguintes fases:

a) - A correcção e rectificação do traçado nos pontos mais críticos.
b) - Estabilização dos solos com cimento. Esta camada de solo-cimento também servirá de base à camada de desgaste do pavimento.
c) - Execução de uma drenagem conveniente.
d) - Execução da camada de desgaste do pavimento da estrada, através de um revestimento superficial em tapete betuminoso, pelo menos nos pontos mais críticos da estrada.
 

7. Devido ao pouco tempo que se dispõe, e ciente de que só mecanização e quase automatismo permite que o custo da construção seja reduzido, é necessário projectar um plano de trabalhos, coordenados com o máximo cuidado o funcionamento e rendimento dos diferentes elementos empregados.

8. Das 4 grandes fases de execução dos trabalhos, será a segunda a mais demorada e que absorverá o maior número de máquinas, por ser executada segundo as seguintes sub-fases:

- Escarificação do terreno e preparação do cimento.
- Pulverização do solo que se vai estabilizar.
- Distribuição do cimento.
- Mistura do cimento com o solo.
- Rega da mistura até se alcançar uma humidade óptima.
- Compactação da camada do solo-cimento com cilindro de pés de carneiro.
- Nivelamento.
- Compactação com cilindro pneumático.
- Compaotação com cilindro liso.
- Presa do solo-cimento durante 7 dias sob uma camada de terra molhada.
- Limpeza desta camada.

 

9. É conveniente, sobre esta base de solo-cimento, executar um revestimento superficial com produto betuminoso segundo as seguintes fases:

- Rega de selagem com emulsão betuminosa.
- Espalhamento de urna camada de gravilha.
- Espalhamento de uma camada de lama asfáltica.

Poder-se-á também adoptar a solução de utilizar em vez de lama asfáltica sobre a gravilha, uma camada de betume viscoso sob essa camada de gravilha.

10. Em face do exposto, e dando este Comando dentro das suas possibilidades todo o apoio necessário ao bom andamento dos trabalhos, prevê-se que seja possível reparar a referida estrada, dentro do período de tempo de que se dispõe, mas apenas até ao Alto Zaza, se for deslocada para esse efeito uma equipe constituída pelas seguintes máquinas e viaturas com os respectivos operadores e a mão de obra necessária no mínimo:

- Tractor de rasto — 1
- Motoniveladoras — 2
- Viaturas basculantes — 3
- Cilindro de pés de carneiro — 1
- Pá-carregadora — 2
- Cilindro de pneumáticos — 1
- Cilindro de tambor liso — 1
- Tractor agrícola — 2
- Misturador — 1 (1)
- Espalhador de gravilha — 1
- Tanque de água com moto-bomba — 2
- Betoneira — 1
- Caldeira para produto betuminoso ou
   aparelho de rega de emulsão betuminoso — 1

(1) - substituível por um misturador de solo-cimento.

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Obs.:   Considerou-se a já existência de uma britadeira da J.A.E.A. montada numa pedreira situada a cerca de 7 Km de Sanza Pombo na estrada Sanza Pombo - Uamba.

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