ABRANTES,
José Carlos ─
Tecnologia Educativa, In: Sistema de Ensino em Portugal,
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981, pp. 521-551.
AVANZINI,
Guy ─
La pedagogía del siglo XX, Madrid, Ed. Narcea, 1977.
BACHELARD,
G. ─
La psychanalyse du feu, Paris, Gallimard, 1972.
BARIBAULT,
A. ─
Xanadu, in: "Science et Vie Micro", Novembro de 1990, pp.
190-193.
BARTHES,
Roland ─
"Eléments de sémiologie", in: Le degré zéro de l'écriture,
col. Médiation, Paris, Ed. Gonthier, 1953.
BARTHES,
Roland ─
Système de la mode, Paris, Ed. Seuil, 1967.
BARTHES,
Roland ─
Elementos de semiologia, São Paulo, Editora Cultrix, 1979.
BARTHES,
Roland ─
"Réthorique de l'image" in: Communications,
n.º 4, Paris, ed. du Seuil, 1964.
BELLANGER,
Gérard ─
Le cinéma dans la classe. Données pratiques pour la création
collective et l'analyse du langage cinématographique, col.
Orientation 3, Casterman, 1977.
BENAVENTE,
Ana ─
O computador e a mudança na Escola, in: Actas do encontro O
computador na sala de aula, pp. 41-59.
BENSE,
Max ─
e WALTHER, Elisabeth ─
La semiótica, Barcelona, Editorial Anagrama, 1975.
BERGER,
John ─
Modos de ver, Lisboa, Edições 70, 1982.
BERGER,
John ─
Modos de ver, Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
BRADBURY,
Ray ─
Fahreneit 451, Denoël, 1955.
BROUSTE,
Pierre ─
e COTTE, Dominique ─
Le multimédia: promesses et limites, Paris, ESF Editeur, 1993.
BRUNSWIC,
Etienne ─
"Tecnologia da Educação", In: François RICHAUDEAU, Dicionário
de Pedagogia, Lisboa, Editorial Verbo, 1980, pp. 403-413.
Buletim
[sic] do Partido Republicano Português, n.º 2, Imprensa Nacional,
Porto, 1915.
CALADO,
Isabel Maria Carrilho ─
A imagem na comunicação pedagógica: estudo exploratório numa população
de ensino secundário (tese de mestrado), Coimbra, Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 1991.
CALADO,
Isabel ─
Algumas intenções associadas à imagem pedagógica, "Revista
Portuguesa de Educação", Instituto de Educação da Universidade do
Minho, Braga, 1993, vol. 6º, n.º 3, pp. 67-81.
CAMPOS,
Luís de ─
A informática na escola (preparatória e secundária). Manual de
utilização do ZX Spectrum (e TC 2068)... , col. Sistemas, n.º 1, 1ª
ed., Lisboa, Editorial Presença, 1985.
CARVALHO,
J. Herculano de ─
Teoria da linguagem, Coimbra, Atlântida Editora, 1970.
CARVALHO,
Rómulo de ─
História do ensino em Portugal. Desde a fundação da nacionalidade até
ao fim do regime de Salazar-Caetano, Lisboa, Fundação Calouste
Gulbenkian.
CHAPLIN,
James C. ─
Dicionário de Psicologia, Lisboa, Edições Dom Quixote, 1981.
CHEVALIER,
Jean ─
e GHEERBRANT, Alain ─
Dicionário de símbolos. (Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas,
figuras, cores, números), Lisboa, Edições Teorema, 1994.
CLOUTIER,
Jean ─
A era de EMEREC ou A comunicação audio-scripto-visual na hora dos
self-media, Lisboa, I. T. E., s/d.
COHEN,
Louis ─
e MANION, Lawrence ─
Métodos de investigación educativa, Madrid, Editorial La Muralla,
1990.
COHEN-SÉAT,
Gilbert ─
e FOUGEYROLLAS, Pierre ─
L'action sur l'homme: cinéma et télévision, Ed. Denoël, 1961.
COMÉNIO,
João Amos ─
Didáctica Magna (Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos),
3ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
Computador
na sala de aula,
actas do encontro organizadas por António Bernardes e Eduardo Veloso, 1ª
ed., Projecto Minerva, Deptº de Educação e Tecnologia da Faculdade de
Ciências de Lisboa, 1990.
CORMARY,
Henri ─
O ensino audiovisual, In: François RICHAUDEAU e Jean FELLER, Dicionário
de Pedagogia, Lisboa, Edições Verbo, 1980, pp. 391-396 [edição
francesa de 1972].
DAMÁSIO,
António R. ─
O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano, 1ª ed.,
Mem Martins, Publicações Europa-América, 1995.
DELASALLE,
Laure ─
De fausses images aussi vraies que nature, in: "Science et Vie",
Fevereiro de 1984, n.º 797, pp. 116-123.
DIAS,
Paulo ─
e MENESES, Maria Isabel C. ─
Problemática da representação hipertextual, in: "Revista
Portuguesa de Educação", Instituto de Educação da Universidade do
Minho, 1993, n.º 3, pp. 83-91.
DIÉGUEZ,
Rodríguez ─
Las funciones de la imagen en la enseñanza, Barcelona, Ed. Gustavo
Gili, 1977.
DIEUZEIDE,
Henri ─
Les Techniques Audio-Visuelles dans l'Enseignement, col. Nouvelle
Encyclopédie Pédagogique, Paris, Presses Universitaires de France, 1965
(Obra publicada em Portugal, na Col. Saber, n.º 67, 2ª ed., Lisboa,
Publicações Europa América, 1973).
DIEUZEIDE,
Henri ─
Les nouvelles technologies. Outils d'enseignement, Série Formation,
1ère édition, Paris, Éditions Nathan, 1994.
DURAND,
Gilbert Durs ─
Les structures anthropologiques de l'imaginaire , Paris, 1963.
ECO,
Umberto ─
Semiótica e Filosofia da Linguagem, São Paulo, Editora Ática,
1991.
ERASME,
Thord ─
e LIMA, Licínio C. ─
Investigação e projectos de desenvolvimento em educação, Braga,
Unidade de Educação de Adultos, Universidade do Minho, 1989.
FERNANDES,
Rogério ─
Para a história dos meios audiovisuais na escola portuguesa,
Separata da "Revista de Portugal, Série A: Língua Portuguesa",
vol. XXXIV, Lisboa, 1969.
FERRÃO,
António ─
O teatro e o animatógrafo na educação ─
Ensaio de educação moral e de metodologia pedagógica,
Lisboa, 1922.
FERREIRA,
Paulo da Trindade ─
Visualizar a vida, Lisboa, Multinova, s/d.
FERREIRA,
Vergílio ─
Conta-corrente (1977-79), 3ª ed., Lisboa, Livraria Bertrand, 1990.
FERREIRA,
Vergílio ─
Conta-Corrente, Lisboa, Bertrand, 1987, vol. V.
FLOYD,
Steve ─
Manual de multimídia da IBM. (Guia completo para hardware e aplicações
de software), LTC Editora, 1991.
FOULQUIE,
Paul ─
Dictionnaire de la langue pédagogique, 1ª ed., Paris, P. U. F.,
1971, págs. 42-43.
G.
BACHELARD, La formation de l'esprit scientifique, Paris, Ed. Vrin.
GARRETT,
Almeida ─
Tratado de Educação, in "Obras Completas" II, Empresa
de História de Portugal, Lisboa, 1904.
GHIGLIONE,
Rodolphe ─
e MATALON, Benjamin ─
O inquérito. Teoria e prática, 2ª ed., Oeiras, Celta Editora,
1993.
GOMES,
Joaquim Ferreira ─
Martinho de Mendonça Pina e Proença e a sua obra pedagógica,
Coimbra, 1964.
GOURÉVITCH,
Jean-Paul ─
La Psychologie de l'audiovisuel. In: L'Audio-Visuel. Les
Encyclopédies du Savoir Moderne, 1ª ed., Paris, La Bibliothèque du CEPL,
1974, pp. 361-380.
Grande
Dicionário da Língua Portuguesa,
sob a coordenação de José Pedro Machado, 1ª ed., Amigos do Livro
Editores, 1981.
GUERRA,
Miguel Angel Santos ─
Imagen y educación, Col. Ciências de la educación, Madrid,
ediciones Anaya, 1984.
GUSDORF,
Georges ─
L'université en question, Payot, 1964.
HAMIT,
Francis ─
Virtual reality and the exploration of cyberspace, 1ª ed.,
Indiana, Sams Publishing, 1993.
HARROIS-MONIN,
Françoise ─
L'informatique à l'école: c'est dans deux mois, in: "Science
et Vie", Julho de 1985, n.º 814, pp. 74-81.
HENDERSON,
Joseph ─
"Designing realities: interactive media, virtual reality and
cyberspace", in: S. K. Helsel e J. P. ROTH, Virtual reality:
theory, practice and promise, Westpoint, Neckler Corporation, 1991.
HUISMAN,
Denis ─
Le dire et le faire ─
Essais sur la communication efficace,
Paris, C.D.U. e SEDES, 1983.
ILLNER,
H. ─
"Recursos audiovisuais", in: Dicionário de Psicologia,
Edições Loyola, S. Paulo, 1982, vol. I, pág. 149.
JAKOBSON,
Roman ─
Linguistique et poétique. In: "Essais de linguistique générale",
Paris, 1993.
JEANNE,
René ─
e FORD, Charles ─
Histoire Illustrée du cinéma, vol. I.
KLEINE,
George ─
Catalogue of Educational Motion Pictures, New York, George Kleine
Company, 1910.
KUBNICK,
Henri ─
La première séance de cinéma. In: Cent grandes figures françaises.
LANGOUET,
Gabriel ─
e PORLIER, Jean-Claude ─
Mesure et Statistique en milieu éducatif, Paris, Les Éditions
ESF, 1981.
LAPLANCHE,
J. ─
e PONTALIS, J.-B. ─
Vocabulário da Psicanálise, col. Psicologia e Pedagogia, n.º 18,
5ª ed., Lisboa, Moraes Editores, 1970.
LAUNET,
Edouard ─
Les folies de la réalité virtuelle, in: "Science et Vie",
Junho de 1993, nº 909, pp. 80-89.
LEIF,
J. ─
Vocabulaire Technique et Critique de la Pédagogie et des Sciences de
l'Education, Paris, Librairie Delagrave. (Esta obra foi editada em
Portugal, em 1976, na Colecção Pedagogia, nº 1, pela Editorial Notícias).
LORENZINI,
Frédéric ─
CD-I. L'interactivité pour tous, in: "Science et Vie",
Fevereiro de 1995, nº 929, pp. 114-117.
MACHADO,
José Pedro ─
Grande Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª ed., Lisboa, Amigos
do Livro Editores, 1981, vol. VI.
MARTIN,
Paul-Louis ─
Le cinéma non commercial, in: "L'Audio-visuel. Les Encyclopédies
du Savoir Moderne", 1ª ed., Paris, La Bibliothèque du CEPL, 1974.
METZ,
Christian ─
Images et pédagogie, in: "Communications", n.º 15,
Paris, Ed. Seuil, 1970.
MODERNO,
António Mendes dos Santos ─
Para uma pedagogia audiovisual na escola portuguesa: ensinos preparatório
e secundário, Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro, 1984.
MODERNO,
A. ─
A comunicação audiovisual no processo didáctico: no ensino e na
formação profissional, Aveiro, Univ. de Aveiro, 1992.
MONTESSORI,
Maria ─
Pedagogia científica. A descoberta da criança, Col. Psicologia e
Pedagogia, n.º 1, 1ª ed., Livr. Editora Flamboyant, São Paulo, 1965.
MORAIS,
M. ─
Imaginação, In: Logos Enciclopédia Luso-Brasileira de
Filosofia, Lisboa, Editorial Verbo, 1989-92, vol. II, cols. 1336-1340.
MORIN,
Edgar ─
L'esprit du temps, Grasset, 1962.
MORIN,
Edgar ─
El cine o el hombre imaginario, Barcelona, Seix Barral.
MOUSSEAU,
Jacques ─
La troisième génération des moyens audio-visuels, In: "L'Audio-Visuel.
Les encyclopédies du savoir moderne", la Bibliothèque du Centre d'Études
et de Promotion de la Lecture, Paris, 1974, pp. 15-22.
MUCCHIELLI,
Alex ─
O ensino por computador, col. Pedagogia, 1ª ed., Lisboa, Editorial
Notícias, 1988.
NOUGIER,
Louis-René ─
Arte pré-histórica. In: História da Arte, vol. I, Lisboa,
Publicações Alfa, 1979, pp. 3-37.
NUNES,
José Joaquim ─
Crestomatia Arcaica. Excertos da Literatura Portuguesa. 5ª ed.,
Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1959.
OLIVEIRA,
Henrique J. C. de ─
Gramática da Comunicação, vol. I, Col. Textos ISCIA, 1ª ed.,
Aveiro, Edição FEDRAVE, 1993.
OLIVEIRA,
Henrique J. C. de ─
Meios audiovisuais e tecnológicos aplicados ao ensino, Aveiro,
1992.
OLIVEIRA,
Correa de ─
e MACHADO, Saavedra ─
Textos Portugueses Medievais. 3º Ciclo dos Liceus. 2ª ed.,
Coimbra, Atlântida─Livraria
Editora, 1961.
PEIRCE,
Charles Sanders ─
Semiótica, Col. Estudos, nº 46, 2ª ed., São Paulo, Editores
Perspectiva, 1990.
PHILIPS
International, The CD-I Design Handbook, 1ª ed., U.K., Addison
Wesley Publishing Company, 1992.
PIAGET,
Jean ─
Psychologie et Pédagogie, Paris, Denoël-Gonthier, 1969.
PIAGET,
Jean ─
Psicologia da inteligência, Paris, Armand Colin, s/d.
PIAGET
e INHELDER, Les images mentales, Paris, P. U. F., 1963.
PIERON,
Henri ─
Vocabulaire de Psychologie, 1ª ed., Paris, P. U. F., 1951.
PORCHER,
Louis ─
Introduction à une sémiotique des images. Sur quelques exemples
d'images publicitaires, 1ª ed., Paris, Edições Didier, 1987.
QUEIRÓS,
Eça de ─
A cidade e as serras, Obras de Eça de Queirós, 1ª ed., Lisboa,
Lello & Irmão, 1958, vol. I, pp. 479-480.
REEVES,
Thomas C. ─
Evaluating Interactive Multimedia, in: "Educational Technology",
Maio de 1992, vol. XXXII, pp. 47-52.
REIS,
Alfredo ─
Escola e Mass Media. O Professor, Lisboa, 1990 b, 3ª série,
Setembro, p. 39.
ROCHA,
Filipe ─
Fins e objectivos do sistema escolar português, Col. Ciências da
Educação e Desenvolvimento Humano, Aveiro, Paisagem Editora, 1984, vol.
I (Período de 1820 a 1926).
RODRIGUES,
Adriano Duarte ─
Estratégias da comunicação. Questão comunicacional e formas de
sociabilidade, Lisboa, Editorial Presença, 1990.
ROLLET,
G. ─
Parler et écrire avec la bande dessinée, Paris, Livr. Hachette,
1974.
ROSENBERG,
Harold ─
Popular culture and kitsch-criticism, Dissent, Winter, 1958.
SADOUL,
G. ─
Histoire Générale du Cinéma, vol. III, Paris, Denoël, 1952.
SAETTLER,
Paul ─
A history of instructional technology, New York, Mcgraw-Hill, 1969.
SANCHES,
Ribeiro ─
Cartas sobre a educação da mocidade nobre, 9ª ed., (revisão e
prefácio de Maximiano Lemos), Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922.
SANTOS,
Mariana Amélia Machado ─
Bento José de Sousa Farinha e o ensino, Coimbra, 1948.
SILVA,
Bento Duarte da ─
Os recursos didácticos numa perspectiva de tecnologia educativa:
estudo sobre a sua situação na rede escolar do distrito de Braga,
Braga, Tese de mestrado apresentada à Universidade do Minho, 1989.
STUART,
R. ─
e THOMAS, J. C. ─
The implications of education in cyberspace, in: "Multimedia
Review", 1991, 2, pp. 17-27.
SULTAN,
Josette ─
"Faire l'image: une activité de connaissance. Éléments pour un
cadre théorique". In: Faire/voir et savoir. Connaissance de
l'image et connaissance. Images technologiques en arts plastiques et en
histoire, col. Rencontres Pédagogiques, n.º 31, Institut National de
Recherche Pédagogique, Paris, 1992.
TARDY,
Michel ─
Le professeur et les images, P. U. F., 1973.
THORNDIKE,
E. L. ─
Education, N. Y., The Macmillan Company 1912.
TWAY,
Linda E. ─
Multimídia para novos usuários, Rio de Janeiro, Berkeley Brasil
Editora, 1993.
VASCONCELOS
E SÁ, Mário de ─
O cinema no ensino em Portugal. Comunicação apresentada no IV
Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial, Braga, Maio de 1930,
p. 101.
VURPILLOT,
Eliane ─
"Image ou image mentale", in: Grand dictionnaire de la
psychologie, Larousse, Paris, 1993.
WALPOLE,
R. E. ─
Introduction to Statistics, 2º ed., New York, MacMillan Publishing
Co. Inc., 1974. |