Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996. |
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Um
trabalho deste género, no qual se pretende avaliar a situação da actual
escola portuguesa relativamente aos recursos educativos de natureza audiovisual,
deveria abranger a totalidade do território nacional. Todavia, esta seria uma
tarefa que exigiria não só outros recursos materiais e humanos, como um período
de tempo extremamente mais dilatado. Na inviabilidade material e de tempo de um
trabalho que abranja a totalidade do território nacional, numa altura em que o
nosso ensino sofreu recentemente profundas remodelações, procurámos abranger
todas as escolas a partir do 2º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário,
delimitando o nosso estudo ao distrito de Aveiro. Se, por um lado, a escolha
deste distrito apresentava vantagens para nós, por aqui exercermos a actividade
docente, por outro, o distrito escolhido apresenta características
diversificadas, que nos permitem considerá-lo como uma micro-imagem da situação
real do país. Ao lado de concelhos altamente urbanizados e industrializados,
com elevada densidade populacional, encontramos outros de reduzida densidade e
cuja população activa está predominantemente voltada para o trabalho agrícola. Segundo
informações recolhidas em trabalhos que procuram fornecer-nos uma panorâmica
sobre as características do distrito de Aveiro[1],
a população do distrito, em finais da década de 1980, distribuía-se: 9,3 %
nos centros urbanos; 14,1 % nos centros semi-urbanos; 76,6 % nas zonas rurais.
Relativamente ao ensino básico (2º e 3º ciclo) e ao ensino secundário, o
distrito conheceu um acentuado progresso. Com um total de 60 escolas em 1988/89,
apresenta actualmente 73[2],
o que corresponde a um aumento significativo de 21,6 %. Este aumento de unidades
escolares, correspondendo a uma passagem de 1500 salas de aula para mais de 2000
(aumento de 33,3 %), deveu-se a um aumento igualmente significativo do número
de alunos. Em 1987/88, o número de alunos inscritos era de cerca de 40 mil. No
ano lectivo seguinte, o seu número passou para 42 mil. Em 1994/95, o total de
alunos a frequentar o 2º e 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário
é de cerca de 70.689, correspondendo a um aumento de cerca de 68,3 %[3]. / 133 / Na impossibilidade de abranger todos os níveis de ensino, delimitámos o nosso estudo a todas as escolas a partir do segundo ciclo: Ensino Básico, segundo ciclo (EB2); Ensino Básico, segundo e terceiro ciclo (EB23); Ensino Secundário (SEC). Com um total de 73 escolas, apenas duas não responderam aos nossos inquéritos, apesar de termos frequentemente contactado in loco os respectivos conselhos directivos. [1]
- Veja-se, a título exemplificativo, o trabalho Panorama do distrito,
recolha, compilação de dados e elaboração de textos de Jorge Carvalho da
Fonseca, Manuel Garcia Ribeiro Janicas e Maria Clara Godinho Ferreira Proença,
para as «VII Jornadas de Saúde de Aveiro», realizadas em Outubro de 1988,
especialmente os capítulos onde nos são fornecidos os indicadores demográficos,
económicos e sociais do distrito. [2]
- No ano lectivo de 1995/96, o distrito de Aveiro passará a contar com
quatro novas escolas EB23, isto é, escolas com o 2º e 3º ciclo do ensino
básico (Aradas-Aveiro; Feira; Gafanha da Encarnação-Ílhavo;
Loureiro-Oliveira de Azeméis), passando o total de 73 para 77. [3]
- Embora 2 escolas do distrito não tenham querido fornecer-nos os elementos
pedidos no inquérito, os elementos referentes às 71 escolas que
responderam permitem-nos estimar, com reduzida margem de erro, os valores
que apresentámos, quer relativamente ao número de salas de aula, quer ao
total de alunos. O número apurado de salas de aula é de 2033, sendo a média
de salas por escola de 28,63, o que nos permite calcular que o número total
de salas das restantes escolas se situe possivelmente entre os 50 e os 70,
perfazendo um total de mais de 2100 salas. Quanto ao número de alunos, o
total obtido foi de 69.512. Mesmo sem recorrer à média de alunos por
escola, a qual corresponde a 979, e tomando como estimativa apenas o valor
de 500 alunos, obteremos para as duas escolas que não responderam ao inquérito
um total de 1.000 alunos, o que deverá perfazer para todo o distrito cerca
de 70.689 alunos. |
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