Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Impacto de alguns pedagogos do séc. XIX
Joseph Lancaster

O amplo sucesso do ensino monitorial na primeira metade do século XIX, em Inglaterra e, sobretudo, no continente norte-americano, ficou a dever-se a Joseph Lancaster (1778-1838), o qual definiu regras precisas nos seus manuais acerca da organização das salas de aula e sua gestão económica, bem como uma / 88 / metódica planificação dos conteúdos de acordo com os níveis dos grupos de alunos. E para um ensino mais eficiente dos conteúdos, previu também a construção de salas de aula especiais para uma utilização mais eficaz dos recursos educativos, uma melhor distribuição dos alunos por grupos e o recurso a técnicas de motivação.

Baseado em algumas teorias da aprendizagem, o seu método terá sido essencialmente influenciado por Locke, que desenvolveu a teoria da «tábua rasa», segundo a qual, no momento do nascimento, a mente humana se encontra praticamente vazia e as ideias vão sendo subsequentemente adquiridas por cada um originariamente através dos sentidos. Assim, na sala de aula, os professores deveriam desenvolver um método educativo baseado essencialmente no treino dos sentidos.

O sistema preconizado por Lancaster e posto em prática nas escolas americanas caracterizava-se pelo elevado número de alunos por escola a um preço bastante reduzido. Em 1819, em Filadélfia, chegou a haver dez escolas com igual número de professores e um total de 2845 alunos, o que correspondia a uma média de um professor para 284 alunos. E os materiais escolares eram também de preço acessível, utilizando recursos educativos extremamente baratos, tais como ardósias, quadros de areia, mapas murais e quadros pretos, evitando-se assim as despesas com papel, tinta e canetas, bem como livros, pois os textos eram elaborados com grandes letras desenhadas e suspensos nas paredes, servindo toda a turma.

Devido aos métodos sistemáticos utilizados nas escolas lancasterianas, «merecem ser consideradas como precursoras do moderno ensino tecnológico, porque foram as primeiras a introduzir ordem e sistematização nos métodos educativos das escolas americanas.[1]»

 

     [1] - P. Saettler, op. cit., p. 30.

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