Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996. |
||
O amplo sucesso do ensino
monitorial na primeira metade do século XIX, em Inglaterra e, sobretudo, no
continente norte-americano, ficou a dever-se a
Joseph Lancaster
(1778-1838), o qual definiu
regras precisas nos seus manuais acerca da organização das salas de aula e sua
gestão económica, bem como uma /
88 /
metódica planificação dos conteúdos de
acordo com os níveis dos grupos de alunos. E para um ensino mais eficiente dos
conteúdos, previu também a construção de salas de aula especiais para uma
utilização mais eficaz dos recursos educativos, uma melhor distribuição dos
alunos por grupos e o recurso a técnicas de motivação. Baseado em algumas teorias da
aprendizagem, o seu método terá sido essencialmente influenciado por Locke,
que desenvolveu a teoria da «tábua rasa»,
segundo a qual, no momento do nascimento, a mente humana se encontra
praticamente vazia e as ideias vão sendo subsequentemente adquiridas por cada
um originariamente através dos sentidos. Assim, na sala de aula, os professores
deveriam desenvolver um método educativo baseado essencialmente no treino dos
sentidos. O sistema preconizado por
Lancaster e posto em prática nas escolas americanas caracterizava-se pelo
elevado número de alunos por escola a um preço bastante reduzido. Em 1819, em
Filadélfia, chegou a haver dez escolas com igual número de professores e um
total de 2845 alunos, o que correspondia a uma média de um professor para 284
alunos. E os materiais escolares eram também de preço acessível, utilizando
recursos educativos extremamente baratos, tais como ardósias, quadros de areia,
mapas murais e quadros pretos, evitando-se assim as despesas com papel, tinta e
canetas, bem como livros, pois os textos eram elaborados com grandes letras
desenhadas e suspensos nas paredes, servindo toda a turma. Devido aos métodos sistemáticos
utilizados nas escolas lancasterianas, «merecem
ser consideradas como precursoras do moderno ensino tecnológico, porque foram
as primeiras a introduzir ordem e sistematização nos métodos educativos das
escolas americanas.[1]» |
||
|
||