Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

Classificações da imagem



Vimos, por tudo quanto expusemos no capítulo anterior, que o conceito de imagem tanto pode ser aplicado a representações visuais, utilizando as mais diversas técnicas, como às representações recriadas no nosso cérebro, o que nos permitirá considerar, a priori, duas grandes classes: as imagens materiais, que constituem sistemas de representação sensorial materializados em documentos, e as imagens mentais de que apresentámos anteriormente alguns conceitos e que são recriadas no nosso cérebro, constituindo como que esqueletos estruturais criados pela percepção. Donde o papel da imaginação, capacidade que o homem tem de evocar ou produzir imagens indepen­dentemente da presença do objecto ou objectos a que se referem.

 / 38 / Alguns autores[1] consideram as imagens materiais passíveis de classificação, tendo em conta as suas características intrínsecas, distinguindo as imagens pictográficas das imagens dedutivas .

Entre as imagens pictográficas, miméticas ou figurativas consideram-se todas as imagens que procuram «mimar» (do gr. mimese) a realidade, reproduzindo-a ou recriando-a.

Entre as imagens dedutivas contam-se as representações visuais gráficas, incluindo não apenas os gráficos , mas todos os sistemas de tratamento visual da informação, tais como diagramas, mapas, escalas, etc.

Ainda dentro das imagens pictográficas (ou figurativas), tendo em vista a elaboração de uma classificação taxonómica dos meios audiovisuais, há autores que efectuam a distinção entre imagens fixas e imagens móveis e, dentro das primeiras, entre imagens isoladas e imagens múltiplas e sequenciais (caso da banda desenhada ou da fotonovela ).

Na impossibilidade de uma abordagem completa deste aspecto e para se poder ficar com uma ideia da multiplicidade de critérios possíveis para uma classificação das imagens, encerramos o capítulo com uma síntese dos critérios apresentados por Miguel Angel Santos Guerra, na obra Imagem e educação[2], para a qual remetemos o leitor interessado. Tal como nos é referido no 2º capítulo desta obra, as imagens podem ser classificadas de acordo com os seguintes aspectos:

            - Campo visual ou iconográfico: · imagens propriamente ditas (p. ex., fotografia); · imagens de imagens (p. ex., fotografia reproduzida em reportagem televisiva); · imagens de não imagens (textos, títulos de um filme, etc.); · não imagens de imagens (descrição escrita de uma imagem).

            - Objectivos: · imagem documental (foto de família, de acontecimentos sociais, p. ex.); · imagem artística (com objectivos estéticos); · imagem como texto (sequência narrativa em imagens tipo banda desenhada, fotonovela, etc; imagem metáfora visual; imagem símbolo).

            - Grau de iconicidade: (do maior para o menor: fotografia - ilustração por desenho - diagrama - gráficos).

            - Modo de reprodução: · imagens manuais (desenho, pinturas); · imagens técnicas (mediante máquinas).

            - Movimento: · imagens fixas;  · imagens em movimento (cinema); · imagens idealmente mecânicas (foto novelas; banda desenhada; metáforas cinéticas para sugerir movimento).

 / 39 /     - Natureza: visuais; sonoras; olfactivas; tácteis; gustativas; [e ainda sinestésicas].

            - Contexto: · caso da imagem móvel - cinema e TV com diferentes informações paralelas e simultâneas: série visual linguística (títulos, rótulos); série linguística sonora (locução, voz dos actores, etc.); série sonora (música, efeitos, ruídos); série visual paralinguística (efeitos visuais para mudança de cena, fundidos, encadeados, etc.); · caso da imagem fixa - texto acompanhando a imagem; imagem num livro ou revista; localização da imagem na página; sequências informativas sonoras num diaporama, p. ex.; · subcódigos inerentes às imagens.

Miguel Angel encerra o capítulo citado fazendo uma rápida alusão aos diferentes conceitos de imagem, afirmando que «como "figura, representação, semelhança e aparência de uma coisa" a imagem pode ser:

            a) material ou psíquica (o mesmo que imagem mental);

            b) bidimensional ou tridimensional;

            c) auditiva, visual ...

            d) fotográfica ou pictórica;

            e) única ou múltipla;

            f) fixa (estática) ou móvel (dinâmica).

 


[1] - Berger , 1982, pp. 13-14.

[2] - Miguel Angel Santos GUERRA, Imagen y educación, Col. Ciências de la educación, Madrid, ediciones Anaya, 1984, pp. 110-115.

Página anterior Índice Página seguinte