(Bicicletas-todo-o terreno) Prof. Mário Fernandes |
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Foi na década de 70 que surgiu o BTT ou Mountain Bike, como é designado no seu país de origem, os Estados Unidos da América. O Distrito de Marin County, California, era invadido, aos fins de semana, por alguns hippies que se divertiam a subir e descer caminhos de montanha nas suas bicicletas - Cruisers dos anos 30 que eram adaptadas com pneus mais largos. Este passatempo começou a ganhar fama. Formou-se um grupo de autênticos entusiastas, que começaram a organizar passeios por todos os Estados Unidos. Devido à sua grande versatilidade e robustez a BTT permite explorar de forma diferente áreas extensas, que percorridas a pé se tornavam pe-nosas e que de jipe seriam por vezes inacessíveis. Dada a sua enorme popularidade surgem, em 1983, as primeiras corridas e, em 1988, o primeiro campeonato do mundo não oficial. O campeonato passa a oficial em 1990, passando também a ser um desporto praticado profissionalmente. O BTT veio revolucionar o panorama do ciclismo mundial. Passou a ser uma das modalidades mais praticadas no mundo.
Existem dois tipos principais de modalidades : · Cross-Country (circuitos de montanha desenhados para o efeito) · Down-Hill (descida de montanha) As BTT dividem-se em dois grandes grupos: rígidas e de suspensão total. O primeiro grupo engloba todas as BTT que possuem um garfo / forqueta rígida ou apenas suspensão na roda da frente.
As BTT de suspensão total dispõem de uma suspensão tanto na roda da frente, como de um amortecedor na roda de trás. As suspensões vieram conferir às bicicletas um maior desempenho.
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COMPRAR BICICLETATA Ao decidir-se pela compra de uma bicicleta irá deparar-se com um leque muito alargado de escolhas. Há alguns factores que devem ser comuns. Existem bicicletas construídas em aço, aço crómo-molibdénio (cromoly), alumínio, liga de alumínio, titânio, carbono e termo-plástico. O aço é o material mais económico, mas o mais pesado. O cromoly, o titânio e o termo-plástico proporcionam quadros que absorvem melhor as vibrações causadas pelas irregularidades do terreno, tornando-os mais confortáveis. Regra geral, os mais leves são os de carbono, titânio e alumínio. Procure sempre uma marca que lhe ofereça garantias e esclareça correctamente todas as dúvidas na altura da compra. Fora de estrada, furar é o problema mecânico mais frequente de qualquer ciclista. Para que o desaperto da roda não se torne um processo demorado e com recurso a ferramentas, é indispensável uma bicicleta com apertos rápidos das rodas. As mudanças devem ser indexadas (cada posição do manípulo corresponde a uma mudança). Para a prática do BTT, o mínimo indispensável é um sistema de 3x7, mas o mais vulgar é o 3x8. Existe também o 3x9 nas bicicletas mais sofisticadas. As suspensões dianteiras contribuem para um aumento do conforto, da performance e da segurança, com a consequente diminuição da fadiga. Transpor obstáculos torna-se mais fácil e o prazer de andar em todo o terreno aumenta consideravelmente. Uma suspensão para Cross Country deve ter cerca de 70 milímetros de curso, pesar menos que um quilo e possuir um elemento absorvente de energia, normalmente a óleo, denominado cartridge. No Downhill, uma modalidade onde as suspensões desempenham um papel de grande importância, recorre-se a suspensões com cursos superiores a 100 milímetros, de dupla coroa e regulações múltiplas.n |