Invasão da privacidade?...

 

Sílvia Ferreira e Vânia Ramos - 12º H

Actualmente, o poder dos media altera significativamente o comportamento da sociedade. A rádio, a TV, Internet, publicidade, entre outros, têm como finalidade principal informar, alertar, entreter, chocar, revelar, causando um forte impacto sobre os membros da sociedade.

 

A Dona de Casa

Sofia Elisabete Magalhães - 12º H

A existência dos media constitui um fenómeno social, gerador de transformações no modo de vida, nos hábitos, na maneira de pensar e de compreender. Sob influência dos media (rádio, televisão, internet, imprensa, publicidade,...) os comportamentos e os costumes evoluíram muito.

Um dos media que mais impacto tem é a televisão.

A televisão no lar tende a tornar-se a "dona da casa" em volta da qual se organiza e desenvolve a vida quotidiana. A televisão doméstica torna possíveis novas formas de massificação nos mais novos, molda-os antes mesmo de irem para a escola, transforma-os em público alvo de produtos de efeitos programados.

A violência na televisão preocupa cada vez mais pessoas, nomeadamente devido à influência nas crianças. A televisão fornece modelos e heróis com os quais muitas crianças se querem identificar e com os quais algumas acabam por se tornar parecidas.

As crianças que são frágeis e mais "ignorantes" podem ser agredidas pelas imagens, pois são menos capazes de perceber a intenção de quem as mostra.n

 

Constatamos, que os MEdia não só trazem vantagens para a sociedade, como também, desvantagens. A informação dada é essencial, mas, por vezes - bastante prejudicial e chocante, devido à divulgação de certos dados noticiosos. Ou seja, frequentemente, estamos condenados a receber determinadas notícias impressionantes, que "mexem" com os sentimentos pessoais e sociais. Apesar disto, estas notícias também nos permitem estar actualizados sobre o que se passa no mundo.

Mas os media abusam da privacidade das pessoas. Todos os dias invadem as nossas casas programas de entretenimento e "Talk-Shows", como Big Brother e Confiança Cega - entre outros, que retiram a privacidade dos participantes, como também interferem na vida dos telespectadores.

Cada vez mais, os media influenciam o comportamento dos indivíduos, já que estes se deixam levar por certos factores positivos e negativos.

Relativamente à publicidade na TV, esta por vezes torna-se excessiva, incomodando os telespectadores. Diariamente, por outro lado, a nossa caixa de correio, fica "atolada" de "papéis publicitários", o que se torna incomodativo. O que afecta qualquer indivíduo são as publicidades enganosas, que nos tentam persuadir e manipular. O público mais influenciável são as crianças. Podemos verificar que, na época Natalícia, bastante publicidade de brinquedos incentiva os filhos, na maior parte das vezes, a "exigirem" e "obrigarem" os pais a comprar brinquedos.

Concluímos, assim, que somos "invadidos" dia-riamente, com uma certa violação da nossa privacidade, pelos meios de comunicação.

Mas também temos de salientar que, para além de nos informarem, os media nos levam a reflectir sobre vários assuntos, que são importantes para o desenvolvimento social.n

Índice