Acesso à hierarquia superior

Património Natural

Ria – A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa. Abarca 11 000 hectares, dos quais 6 000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais, ramificados em esteiros, que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Nela desaguam o Vouga, o Antuã e o Boco, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e São Jacinto, permitindo o acesso ao Porto de Aveiro de embarcações de grande calado. Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos.

Ainda que tenha vindo a perder, de ano para ano, a importância que já teve na economia aveirense, a produção de sal, utilizando técnicas milenares, é, ainda, uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro, havendo, actualmente, salinas em laboração. Muito especialmente no Norte da Ria, até há pouco tempo, os barcos moliceiros, embarcações únicas e de linhas perfeitas, ostentando coloridos e ingénuos painéis decorativos, continuavam a apanhar o moliço, fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em ubérrimos terrenos agrícolas.

 

 

   

Praia de São Jacinto – Praia oceânica com ambiente calmo e grande qualidade de água, a dois passos da mata e da Reserva Natural.

 

   

Reserva Natural de S. Jacinto.

 

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto – Foi criada em 1979, tendo em vista a protecção das dunas, das mais bem conservadas da Europa, e do respectivo património florístico e faunístico. A sua superfície é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral. Uma visita guiada, a pé, permite descobrir um meio natural com atractivos suficientes para nele se ocuparem algumas horas, em íntimo contacto com a Natureza. Ao longo do trilho, foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. O tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.

      Menu de opções

Página anterior

Página seguinte