Acesso à hierarquia superior.


Maria João Mota, Urdiduras do Passado, Tesouros do Presente. In: "AMUSA", N.º 1, Outubro de 1999, pp. 25-32.


Urdiduras do Passado, Tesouros do Presente

 

Clicar para ampliar.

Esquema de Composição do Frontal de Altar do catálogo ilustrado da exposição retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola celebrada em Lisboa em 1882 – estampa 126. (Clicar na imagem para ampliar – pág. 26))

Nascido da perseverante vontade e esforço de duas jovens viúvas, o Convento de Jesus apresentou desde a sua fundação um distintivo "elitista", ainda que involuntário, que viria a marcar o seu desenvolvimento. Atraídas pelo prestígio desta casa e pela notoriedade de algumas das suas residentes, numerosas filhas dos mais influentes nobres do País(1) deixaram os seus nomes ligados a esta casa, sem esquecer a Princesa Joana, filha de D. Afonso V(2), cuja presença viria a influenciar decisivamente o futuro do mosteiro. Assim se explica que o convento de Jesus se viesse a constituir num importante foco cultural, justificativo da saída de vários dos seus membros para fundar e reformar um elevado numero de cenóbios domínicos femininos de norte a sul do País(3).

Para além do aspecto cultural, as inferências económicas deste elitismo social sempre se fizeram sentir. Associada à entrada de um novo membro para o convento estava geralmente o seu dote, no qual eram incluídos os mais variados bens, desde terras a foros, padroados, objectos de arte, jóias, entre outros. Quanto maiores as possibilidades económicas das famílias das noviças mais vultosos seriam os respectivos dotes. A nenhum religioso era deixada a posse ou administração livre dos seus bens, a menos que fosse obtida uma autorização especial, pelo que a administração desses bens passava de imediato para as mãos dos superiores monásticos dentro do princípio quid monachus acquiri, monasterio acquiritor (4).

Não subestimando o peso dos bens dotais na administração do convento, outro tipo de rendimentos garantia o sustento da comunidade e das suas práticas cultuais. Consentâneas com o espírito da época, as doações constituíam uma forma de enriquecimento tendo como contrapartida para o doador poder participar directamente dos bens espirituais da comunidade, garantindo a salvação da alma. Assim, eram frequentes não só as doações em dinheiro, mas em foros, padroados, enfiteuses, entre outros(5).

Grande peso económico tinham ainda os rendimentos obtidos pela exploração das propriedades agrícolas, marinhas e outros bens imobiliários bem como as esmolas dos devotos, estas especialmente ligadas ao culto dos santos e ao sustento das capelas.

A vida conventual feminina, exemplarmente regulamentada(6), previa tempos destinados à oração, ao trabalho e ao descanso. Todas as horas do dia eram dedicadas a Deus, sendo o trabalho, como os / 26 / tempos livres, inseridos nos ciclos de oração e, da mesma forma que estes, consagrados a Cristo. Regra geral, nos conventos femininos o bordado constituía uma forma de ocupação do tempo. Assim acontecia no Convento de Jesus. A sala de lavor, instituída na comunidade desde a primeira hora, acolhia as religiosas que, nos intervalos da oração, trabalhavam em silêncio realizando notáveis peças bordadas destinadas ao serviço cultual(7). A respeito dessa tradição, autores como Domingos Maurício, Marques Gomes ou Rangel de Quadros chegaram a referir a existência no séc. XVII de uma célebre escola de bordados que teria dado fama ao convento, e cujas peças se destinavam não só ao convento de Jesus, mas a satisfazer pedidos dos irmãos do Convento Dominicano de Nª Sª da Misericórdia bem como de outras igrejas, sobretudo dos seus padroados.

 

A existência de um ambiente de intensa religiosidade com grande número de capelas, oratórios, tabernáculos, nichos e mísulas a proliferarem pelo convento, criava a necessidade de prover estes locais com alfaias têxteis, o que obrigava a um constante trabalho de bastidores.

De entre os espaços de recolhimento e oração, o Claustro constituía um lugar privilegiado para meditação, oração e leitura. Em seu redor edificavam-se as capelas, dedicadas a santos de especial devoção das religiosas. Era grande a "concorrência" que se gerava no seu arranjo rivalizando entre si em beleza e ostentação. Revestimentos azulejares e armações têxteis cobriam as paredes, ricos altares com retábulos eram ornamentados com belíssimas pinturas, esculturas e alfaias litúrgicas. Paramentos bordados conferiam solenidade ao conjunto.

Cada capela possuía as suas devotas ou mordomas. Era sua função zelar para que o esplendor destes espaços contribuísse para a elevação do estado de alma. Com o intuito de assegurar tais demonstrações de piedade, o convento desde cedo optou por garantir o financiamento dos custos através de rendimentos fixos directamente ligados a estas. Neste sentido estabeleceram foros e tenças, quer dentro quer fora da comunidade, garantindo um património privativo para cada capela.

De entre a diversidade de elementos que "vestiam" as capelas, a paramentaria ocupava certamente um lugar de destaque. Dentro desta, os frontais de altar sempre foram alvo de um empenhamento especial.

/ 27 /

O altar constitui, ontem como hoje, a peça mais importante do local de culto. Ele representa o próprio Cristo, o local onde o sagrado se condensa mais intensamente. Aí se cumpre o sacrifício, no qual Cristo se oferece aos homens como alimento eucarístico, recordando a celebração da Última Ceia. É para o altar que convergem todos os gestos litúrgicos e toda a atenção dos crentes. À semelhança da prática comum em que o celebrante enverga a casula antes do início da missa, simbolizando a personificação do Cristo vivo, também o altar é revestido com um paramento solene, a que se dá o nome de frontal, uma vez que inicialmente cobria apenas a parte da frente do altar.

  Clicar para ampliar.  
 

Frontal de Altar pertencente à Capela de Nª Srª da Assunção (?). Convento de Jesus de Aveiro. (p. 27)

 

Dos numerosos frontais de altar que incorporaram a colecção do Museu de Aveiro, quatro, do séc. XVII, merecem particular destaque, não só pela riqueza estética e qualidade técnica que exibem, mas pelo valor documental que possuem. Corresponderão estas peças, como até aqui tem sido afirmado, a quatro das invocações escolhidas para formar o panteão de Santos com representação no espaço claustral? É questão para a qual os estudos em curso procurarão dar resposta.

  Clicar para ampliar.  
 

Pormenor do frontal da Capela de Nª Srª da Assunção (p. 27).

 

Em frente ao portal de acesso ao claustro encontra-se a primitiva Sala do Capítulo, transformada, ainda na centúria de quinhentos, em capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção. De entre todas as invocações a Maria esta é a mais gloriosa já que celebra simultaneamente o Seu trânsito (quando alma se despede do corpo), a Sua ressurreição (quando o corpo se volta a unir à alma), e a Sua coroação como Rainha dos Anjos e Senhora de todo o Universo(8).

Em conformidade com a importância do culto associado a este espaço, esta capela seria certamente uma das mais ricas do convento. Conservam-se ainda hoje testemunhos do seu aspecto primitivo. O tecto entalhado, outrora revestido a folha de ouro, emoldurava telas pintadas evocativas de Maria (hoje conservadas em reserva). Outros elementos como o retábulo, o revestimento parietal e o próprio cadeiral seriam certamente diferentes. Não obstante os estragos infligidos pela incúria do Homem e pela acção nefasta do tempo, um importante testemunho resistiu apesar da fragilidade do material, o seu frontal de altar.

 

Trata-se de uma peça de extraordinária beleza: a frontaleira, faixas e sebastos de veludo carmesim são bordados a pontos de ouro e prata relevados, os campos, em seda com prata estirada apresentam motivos de influencia indiana bordados a pontos de seda e de ouro. Ao centro da frontaleira destaca-se uma aplicação em chapa com um sol.

 
/ 28 /

Clicar para ampliar.

 
 

Pormenor da Frontaleira do Frontal pertencente à Capela de S. João Evangelista. Convento de Jesus de Aveiro. (p. 28)

 

Para além da originalidade, diríamos quase profana, dos motivos dos campos, a configuração actual da peça levanta algumas questões. Pormenores de montagem como a sobreposição dos sebastos laterais ao bordado dos campos, ocultando parte do debuxo, ou da frontal eira sobre os enrolamentos dos sebastos indicam tratar-se de um arranjo posterior. Os campos da peça terão sido provavelmente adaptados subsequentemente(9). Não deixa de ser curioso o facto de autores como Rangel de Quadros, Marques Gomes ou Domingos Maurício afirmarem sem sombra de dúvida que este frontal se destinaria à capela de Nª Srª da Assunção baseados apenas numa descrição de Frei Luís de Sousa segundo a qual teria sido Soror Luísa da Anunciação, (professa em 1594), quem "...de esmolas e do que lhe dava a comunidade teve indústria para ornar a Capela de Nª Srª da Assunção (...) deixando-a rica de pratas e ornamentos dos mais custosos e asseados que tem hoje o Mosteiro"(10). Se a descrição não é peremptória, a iconografia também não é conclusiva já que, embora o sol possa realmente ser associado a um símbolo Mariano, é também atributo de Santo Agostinho. Neste caso os corações trespassados que se apresentam nos campos teriam inclusivamente uma explicação mais plausível(11). Não nos parece, desde já, possível estabelecer com certeza o espaço a que se destinava este frontal.
 

 

Clicar para ampliar.

 
 

Campos do Frontal de Altar de S. João Evangelista. (p. 29)

 

Na extremidade oposta do claustro ergue-se a capela de S. João Evangelista. Domingos Maurício faz referência às duas correntes que pautavam a história ascética do convento: a das Baptistas, simpatizantes do caminho da austeridade, e cujo culto se desenvolvia em volta da capela de S. João Baptista e a das Evangelistas, que seguiam os caminhos da caridade reunindo-se em tomo da capela de S. João Evangelista(12).

De todas as capelas claustrais, esta será a que conserva um aspecto mais aproximado do original. Também neste caso se conservou o seu frontal de altar, facilmente identificado pelo símbolo iconográfico.

 

Central da frontaleira: uma cartela vegetalista ovalada que insere a representação de uma águia coroada segurando no bico uma pena; sobre um fundo celeste, desenham-se o Sol, a Lua, onze Estrelas e um círculo formado por doze pérolas; no chão, um tinteiro e vários objectos complementares de escrita.

Sempre com uma função identificativa mas simultaneamente didáctica, os elementos iconográficos ligam-se invariavelmente a episódios da vida do Santo invocado(13). / 29 / Lembremos a este propósito que as novas regras tridentinas haviam reforçado a utilização das imagens com o objectivo de lembrar o exemplo de vida deixado por aqueles que mais se haviam aproximado de Deus.

Neste frontal, a frontaleira, sebastos e fachas de veludo carmesim exibem motivos vegetalistas bordados a pontos de ouro e prata, sendo os campos de um rico brocatel, com motivo em pinha, certamente anteriores à data da sua confecção. É curioso notar a coincidência existente entre o debuxo da frontal eira e sebastos deste frontal e o de um outro pertencente à igreja de S. Roque de Lisboa (inv. MT 199). Esta semelhança vem realçar o aparecimento, sobretudo a partir de final do séc. XVI, de novos esquemas decorativos que viriam substituir o bordado de imaginária. Embora nalguns casos os debuxos pudessem ser, como outrora, desenhados por artistas para satisfazer uma determinada encomenda, passaram a ser, na sua maioria, tirados de tratados de ornamentação ou de cartões de debuxo, que circulavam por todos os países, originando uma repetição de motivos que nos dificulta a identificação da sua proveniência. Os mesmos cartões eram assim utilizados repetidamente na confecção de frontaleiras e sebastos, num tipo de trabalho quase estandardizado. No caso dos frontais de altar, os ornatos vegetalistas e brutescos tomam o lugar da imaginária que fica confinada a um medalhão central ou eventualmente aos sebastos.

  Clicar para ampliar.  
 

Medalhão central pertencente ao frontal de altar da Capela de S. João Baptista. Convento de Jesus de Aveiro. (p. 29)

 


Os próprios materiais e técnicas sofreram uma natural evolução(14). O fio de ouro cai definitivamente em desuso, não só pelos custos, mas pelo facto de não consentir a maleabilidade necessária à variedade de pontos empregues. Os pontos de seda, que permitiam no bordado de imaginária, uma variedade cromática impressionante, concorrente com a própria pintura, vão dando primazia ao bordado em ouro nos novos debuxos vegetalistas, utilizando sobretudo o fio laminado. Uma técnica específica de enchimento do bordado conferia-lhe volume e uma maior riqueza aparente.

Ainda percorrendo o espaço claustral, e imediatamente a seguir, apresenta-se a capela de S. João Baptista. Embora hoje totalmente descaracterizada e adulterada, esta capela foi certamente uma das mais ricas do convento. Chegou até nós o seu frontal de altar cujo medalhão central ostenta o Cordeiro Místico nimbado (Agnus Dei), segurando uma vara crucífera com flâmula. Trata-se do atributo pessoal mais comum de S. João Baptista, directamente relacionado com o episódio bíblico do Baptismo de Cristo. Nesta passagem, S. João saúda o Primo exclamando: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo". O cordeiro, como animal dócil que se / 30 / entrega ao sacrifício, simboliza Cristo sacrificado para salvação dos Homens, sendo a cruz o símbolo da Morte, e a flâmula a evocação da Ressurreição.

Com frontaleira, sebastos e faixas de lhama de seda carmesim bordada a pontos ouro e prata relevados, esta peça apresenta uma enorme graciosidade e qualidade de confecção. Os campos são de brocatel de tipologia idêntica ao do frontal anterior.
 

  Clicar para ampliar.  
  Medalhão central do Frontal de Altar pertencente à Capela dedicada ao Senhor Jesus. Convento de Jesus de Aveiro. (p. 30)  

Neste caso, como no antecedente, o reconhecimento da capela a que pertenceu o frontal é tarefa fácil, porém o mesmo não acontece com a origem do seu fabrico. Terá sido; provavelmente, soror Maria Jesus, professa em 1664, quem teria pago os paramentos para esta capela e respectivas alfaias(15); contudo não nos chegou qualquer informação sobre a identificação oficinal.

Por último destacamos o frontal identificado na frontaleira pela inscrição "JHS"(16), à qual foram associados os símbolos da Paixão.

Frontaleira, sebastos e faixas são em veludo carmesim bordado a pontos de ouro e prata relevados com efeitos de grande luminosidade. Os campos são de lhama lavrada de grande simplicidade e beleza, reproduzindo um padrão difundido a partir de Itália, na centúria de quinhentos. A que capela se destinaria esta peça? Ao denominado Capitulo Novo, capela claustral na qual se desenvolveu o culto ao Senhor da Coluna? À capela mor da Igreja dedicada ao Senhor Jesus? Qualquer um destes altares poderia ser digno de uma peça com esta qualidade técnica e, certamente, exigência financeira. A falta de documentação não nos permite resultados conclusivos e a sua origem oficinal permanece uma incógnita.

Tendo essencialmente abordado este estudo com base em fontes documentais já utilizadas pelos autores atrás mencionados, e sendo nosso objectivo tentar identificar a origem oficinal dos quatro frontais de altar, foram analisados três aspectos que julgamos essenciais: fontes escritas, características estilísticas e técnicas das peças em questão e os meios que permitiriam às freiras se constituírem como suas encomendantes.

Relativamente à questão da documentação, debatemo-nos com uma enorme dificuldade resultante da escassez de fontes com referências específicas à realização ou encomenda de paramentos. Esta dificuldade resulta tanto mais acrescida quanto as expressões utilizadas como "ornamentos", "ornatos" ou "alfaias" se apresentam demasiado abrangentes inviabilizando a identificação do tipo de peça a que fazem referência.

Mais esclarecedores poderão ser os resultados da apreciação estilística e técnica dos paramentos. Nos exemplares a que este estudo se refere, o bordado apresenta-se com elevado nível técnico, sendo confeccionado / 31 / com fio laminado dourado e prateado com elevada percentagem de metal precioso, o que se conclui observando o baixo índice de oxidação do material, que se mantém em excelente estado de conservação.

Por outro lado, o elevado número de capelas e oratórios no espaço conventual, e de igrejas e capelas pertencentes aos seus padroados, às quais as religiosas tinham por obrigação prover de paramentos, obrigariam a um intenso trabalho de bastidores. De notar que, apesar de conhecermos um significativo número de ricas capelas instituídas no convento durante a centúria de seiscentos, não temos conhecimento de terem existido mais do que estes quatro frontais com esta qualidade de materiais, de tipologia de debuxo e de perfeição do bordado. De facto, se é possível que uma parte considerável do restante espólio têxtil deste convento tenha saído da Sala de Lavor da Casa de Jesus, nada se compara aos frontais em questão. Parece pois provável tratar-se de peças encomendadas numa oficina (conventual ou não) que, como vimos, recorria à utilização de cartões de debuxo.

O terceiro aspecto a que fizemos alusão parte da constatação lógica de que a uma superior qualidade técnica, artística e material corresponderia um elevado custo de produção, pressupondo um relativo desafogo económico do Convento para tais aplicações.

Como se sabe, a situação da Vila de Aveiro deixara de ser a de um importante entreposto comercial, com uma burguesia responsável por um significativo desenvolvimento da região. Fenómenos como a pirataria, as pestes e o progressivo assoreamento que ocasionou o encerramento da barra à navegação haviam provocado, a partir do séc. XVI, o afastamento de Aveiro das principais rotas comerciais, e uma crescente dificuldade de comunicação com as restantes zonas desenvolvidas do país.

Esta quebra de poder económico seria, contudo, parcialmente compensada pela fixação de uma nobreza provincial na região, que, vivendo da exploração agrícola, investe parte dos rendimentos em doações à igreja e a casas religiosas. Por seu lado, durante o séc. XVII, as instituições religiosas tentariam cumprir as exigências criadas a partir do Concílio de Trento (1545/63), preconizando a reformulação dos. espaços de modo a transformá-los em veículos cada vez mais eficazes à propagação das doutrinas contra-reformistas. Da conjugação dos interesses da Nobreza e da Igreja resultaria uma fase de grandes investimentos na arte religiosa.

O Convento de Jesus de Aveiro não ficou alheio a este movimento, beneficiando também com esta tendência. Embora usufruindo de numerosos privilégios, doações e mesmo legados, a envergadura das obras de remodelação do edifício, nomeadamente o revestimento de algumas dependências a talha dourada, azulejo e pintura, levariam as religiosas a uma situação de controle dos gastos mais avultados. A despesa que implicavam tais encomendas justificariam assim, que estas se restringissem às capelas claustrais e possivelmente ao altar da capela mor do Convento. Benfeitores ou familiares mais abastados das religiosas poderiam ter custeado as despesas, mas estas poderiam ter sido igualmente asseguradas pelos rendimentos que, como vimos, estavam geralmente associados a cada capela.

Terminamos esta reflexão lançando novas possibilidades sobre a autoria dos frontais, esperando em breve poder confirmar as hipóteses aqui levantadas à luz de nova documentação.

 

Maria João Mota

/ 32 /

 

BIBLIOGRAFIA

Freitas, Joaquim de Melo, Feixe de motivos por que na parte nobre do Convento de Jesus de Aveiro, se deve instalar um Museu Distrital ou Municipal, tip do Campião das Provincias, Aveiro, 1911.

Gomes, João Augusto Marques, Catálogo da Exposição Distrital de Aveiro em 1882, Grémio Moderno, Porto, 1883.

Gomes, João Augusto Marques e Vasconcelos, Joaquim de, Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Collégio de Santa Joana Princeza, em beneficio dos Pobres de Aveiro, Minerva Central, Aveiro, 1895.

Gomes, "O Museu Regional de Aveiro" in Marques Abreu (dir.), Ilustração Moderna, 1926-27, Edições ilustradas Marques Abreu, Porto, 1926.

Gonçalves, António Manuel, Roteiro do Museu de Aveiro, Aveiro, 1960.

Gonçalves, António Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro - Zona Sul, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1959.

Júnior, Arménio Alves da Costa, Mosteiro de Jesus de Aveiro, Tesouros Musicais, Vol. I, Universidade de Aveiro, Aveiro, 1996.

Madail, António Gomes da Rocha, Breve notícia da Crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus de Aveiro e Memorial da Infanta Santa Joana, Filha de EI-Rei D. Afonso V, Figueira da Foz, 1937.

Madail, António Gomes da Rocha, "Constituições que no séc. XV regeram o Mosteiro de Jesus de Aveiro, da ordem de S. Domingos", in Arquivo do Distrito de Aveiro, Vol. XVI e XVII, 1950 e 1951.

Pinheira, Margarida, Crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus de Aveiro e Memorial da Infanta Santa Joana, filha de EI-Rei D. Afonso V. Edição de Francisco Ferreira Neves, Aveiro, 1939.

Quadros, José Rangel de, Apontamentos Históricos, Aveiro.

Reau, Louis, Iconographie de l'art Chrétien, PUF, Paris, 1956.

Santos, Domingos Maurício dos, Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa, 1965.

Seabra, José Alberto e Alarcão, Teresa, Imagens em Paramentos Bordados, sécs. XIV a XVI, Instituto Português de Museus, Lisboa, 1993.


Silva, Nuno Vassalo e Brito, Maria Filomena, Frontais de altar seiscentistas da Igreja de S. Roque, Misericórdia de Lisboa, Lisboa, 1994.

Silva, Nuno Vassalo e Brito, Maria Filomena, Frontais de altar seiscentistas da Igreja de S. Roque, Misericórdia de Lisboa, Lisboa, 1994

Exposição retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola, celebrada em Lisboa, em 1882 sob a protecção de Sua Magestade EI-Rei D. Fernando lI. Catálogo Ilustrado, Lisboa, 1882.

Museu Regional de Aveiro: Sessão de arte. As jóias do Museu, Porto, 1916.

Sousa, Frei Luís de, História de S. Domingos (quarta parte), Introdução e revisão de M. Lopes de Almeida, LeIlo e Irmão – editores, Porto, 1977

Souto, Alberto, Museu de Aveiro, Aveiro, 1926.

Souto, Alberto, "O Museu Regional de Aveiro": sua criação e seu edifício, in Arte e Arqueologia, nº 3, Coimbra, 1930.

"Museu Regional de Aveiro" in Almanaque A Liberdade, Aveiro,1912.

Vasconcelos, Joaquim de, Arte Religiosa em Portugal, vol. I, Emílio Biel & C. – Editores, Porto, 1914.

"Igreja e Claustro do Convento de Jesus" in Arte, 4º ano, nº 48, Porto, 1908.

Voragine, Santiago de la, La Leyenda dourada, vol. I, tradução do latim de Fray José Manuel Macías, Alianza Editorial, Madrid, 1982.

 

_________________________________

 

(1) Memorial, FoI. 29 r.

"E creceo a fama entanto que muitas molheres de grãde estado se vierã meter ~e suas maãos e hobediencia."
 

(2) Memorial, FoI. 116 v b.
 

(3)Costa (Júnior), Arménio Alves, Mosteiro de Jesus de Aveiro. Tesouros Musicais, voI. I, Universidade de Aveiro, 1996, p.82.

(4)Aquilo que o monge adquire,.o mosteiro adquire.


(5)No caso dos padroados, embora estes constituíssem para o Mosteiro um amparo substancial, acarretam consigo pesados encargos inerentes às capelas, nomeadamente ligados à sua manutenção, das suas alfaias e actos de culto. Estas obrigações constituíram por várias vezes uma fonte de desentendimento entre o Convento e as comissões fabriqueiras das igrejas. Cfr.: Santos, Domingos Maurício dos, Mosteiros de Jesus de Aveiro, VoI. 1/2, Aveiro, 1963, pp. 286; 289; 290.
 

(6) Constituições do Mosteiro de Jesus de Aveiro, in: Arquivo do Distrito de Aveiro, voI. XV, XVI, Aveiro.
 

(7)Nas Constituições do Mosteiro de Jesus, no capitulo "Do Lauor.: xxvij.C", pode ler-se o seguinte: "porque ha ociosidade he Jmjga da alma. mãay e criador dos peccados; / njnhua Religiosa seis oucjosa: mas muy diligetementte se goarde, que afora as oras e os ttepos da oracom e do oficjo divjno. ou outra accupacam necessarea; toda as freyras com mujto tento Insistã segundo q for ordenado. E entedam em obras e lauor das mãaos: pera o proueyto cumuu. ح E ssera presete cõ as freyras em quãto estam no lauor. a p'oressa ou sop'oressa, ou outra pera jsto per a prioressa assynada ح Trabaalhem em silencio; E njnhua sse vaa da casa comuu do lauor: se licenca e necessidade. ح E a que assy sayr. conuem a ssaber, per necessi-// (Fl. (103)v) dade: acabada a tal necessidade torne:." Idem, ibidem.


(8)Um episódio bíblico refere este acontecimento: Quando Maria se preparava para partir, vieram os Apóstolos de várias províncias, onde se encontravam a pregar os ensinamentos de Cristo, para assistir aos seus derradeiros momentos. Ao último suspiro ouviram-se cânticos celestiais que se prolongavam até ao seu corpo ser levado e sepultado no túmulo, pelos Apóstolos.

Durante três dias se ouviram cânticos. Apenas Tomé não acompanhara a Virgem. Tendo chegado três dias depois, pediu que fosse aberto o túmulo para ver "sua mãe". Ao abrir a sepultura encontraram apenas os lençóis que lhe envolviam o corpo. Maria tinha sido elevada ao Céu de corpo e alma.

(9)Em fotografias antigas surgem-nos diversas montagens deste mesmo frontal, uma delas com galão franjado na frontaleira. Provavelmente nenhuma corresponderá ao seu aspecto original.

(10)Sousa, Frei Luís de, História de S. Domingos, p. 746.

(11)Esta hipótese seria tanto mais possível quando sabemos ter existido uma capela dedicada a Santo Agostinho, situada anexa à igreja e com acesso directo ao exterior do convento, com um rico retábulo maneirista em talha dourada.

(12)Cfr.: Santos, Domingos Maurício dos, ob. cit., Lisboa, p. 28.

(13)Perseguido por ordem do imperador Dominicano, S. João é condenado a morrer num caldeirão de azeite a ferver. Sobrevivendo à tortura infligida, o Discípulo reinicia a sua pregação sendo exilado para a ilha de Patmos onde tem como única companheira uma águia. Durante o seu exílio tem uma visão da Virgem coroada de estrelas com o Menino Jesus nos braços. Voragine, Santiago, La Leyenda Dourada, tradução do latim de Fray José Macías, Madrid, Alianza Editorial, 1982, pág. 6.

(14)Ibid.

(15)"Havendo herdado avultados haveres mandou que fossem repartidos pelos familiares mais necessitados não querendo mais que o correspondente ao capital da moderada tença com que havia professado e que ela aplicou à decência do culto divino, às alfaias da sacristia e aos ornatos da capela de S. João Baptista. Sousa, Frei Luís de ob. cit., p. 731.


(16)Actualmente são vários os significados atribuídos às iniciais JHS, no entanto o seu significado original abreviava tão somente as três primeiras letras do nome grego de Jesus, ou seja, "JHSOUS". Só muito recentemente foi associado às expressões "Jesus Hóstia Santa", ou "Jesus Salvador dos Homens" (Seus hominum Salvator).

 

 

 

Página inicial

 

Página anterior

Página seguinte