índice do almanaque
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO
A SUA LIMPEZA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
 

Graça . M. V. Anjos Jordão

Nos últimos anos, também nesta área, as coisas evoluíram. Ao que nos é dado saber, em várias universidades, em mais do que um ponto do mundo, vem sendo desenvolvida/aperfeiçoada por grupos de cientistas e docentes, uma tecnologia de limpeza de peças de arte com laser.

Da análise, ainda não totalmente aprofundada, que fizemos, verificamos que o laser pode ser uma importante ferramenta para a limpeza e restauro de valiosos objectos antigos. Hoje, aqui, destacamos os livros e os manuscritos. Tudo indica que esta técnica de limpeza com laser é mais rápida e efectiva, não destruindo nem modificando a superfície do objecto, como pode acontecer com métodos químicos e/ou abrasivos, não criando a sua acção a formação de novas substancias sobre o substrato a ser trabalhado, o que, pode acontecer, com a limpeza química.

A técnica de limpeza com laser, ao que afirmam os seus defensores, permite também analisar tanto os componentes da película da superfície como os materiais subjacentes.

Durante uma demonstração, foi possível ver como a luz do laser aplicada a um manuscrito do século XVII de papel fabricado com pasta de trapo, amarelecido e manchado de óleo, cada vez que a luz do laser insídia/passava numa pagina esta reaparecia na sua textura original, sem danificar o papel nem a tinta de impressão.

A limpeza da superfície de uma página, aparenta ser mais rápida e em poucos minutos pode-se completa a tarefa. Segundo os cientista de um centro de investigação óptica empenhados nestas experiências, / 19 / quando numa passagem de curta duração e de convenientemente controlada energia, o laser incide sobre a sujidade esta parece, súbita e simplesmente, evaporar-se.

É escasso o nosso conhecimento sobre esta nova tecnologia de limpeza de obras de arte, mas é grande o nosso interesse em a conhecer (especialmente no que toca à área do livro) aprofundadamente. Por isso, estamos procurando recolher o máximo de elementos possíveis.


Tão rápido quanto possível, voltaremos a falar do assunto e, quiçá, já depois de termos usado esta, aparentemente, tão vantajosa ferramenta no nosso trabalho.
 

cimo da páginapágina anteriorpágina seguinte