Objectivos para a difusão do lionismo

Qualquer Clube Lions para sobreviver e ser bem sucedido deve:

Obter recursos suficientes – pessoas, dinheiro, criatividade, etc.

Converter esses recursos em produtos: serviços ou ideias.

Distribuí-los aos vários públicos consumidores.

Um Clube Lions deve depender fundamentalmente da troca de valores entre si e as partes envolvidas em cada  processo e dos incentivos que pode oferecer para obter   a sua cooperação. Através das trocas, os Clubes Lions Obtêm os recursos de que necessitam. Um Clube Lions depois de  pesquisar e compreender as necessidades da outra parte, de projectar uma oferta tão valiosa como um serviço/ actividade, por exemplo, no campo da saúde, deve comunicar eficazmente a oferta, deve apresentá-la num bom lugar e dentro de circunstâncias precisas de tempo.

Para que um Clube Lions atinja os seus objectivos terá de propiciar troca de valores com o público externo conquistando-o para os diferentes bens culturais, sociais, ambientais, etc., porque este público é destinatário da difusão lionística.

A difusão lionística tem os seguintes objectivos essenciais.

Contribuir para uma formação lionística básica, sólida e personalizante no píblico interno – os sócios –  através de actividades concretas de natureza social, ambiental, cultural e outras, que são também económicas e de serviço à comunidade.

Despertar no público interno – sócios –  capacidades específicas e atitudes  de reflexão que os ajudem a compreender e valorizar a inovação e desenvolvimento de técnicas e as suas consequências nos diferentes domínios das suas actividades.

Ajudar os diferentes públicos a orientarem-se de harmonia com as suas capacidades e os seus interesses.

Dar a conhecer aos diferentes públicos o mundo lionístico e ensiná-los a solidarizarem-se com ele.

Contribuir para que os diferentes públicos tomem consciência do valor lionismo como um meio de realização pessoal e colectiva

Informar o público interno, sócios, sobre a necessidade de constante aperfeiçoamento no campo do lionismo.

 

A gestão no movimento Lions

Usa-se o termo gestão quando se procura analisar o funcionamento de qualquer organização, onde as pessoas que ocupam cargos de direcção devem ter uma formação específica e participativa nas relações com os outros membros.

A palavra gestão pressupõe ou sugere participação.

Empregamos aqui a palavra gestão como o sentido de um conjunto  de acções que se desenvolvem na própria organização tendo em vista o público interno e o público externo.

 

 Sob este ponto de vista entendemos a gestão como um processo que se desenvolve a partir da iniciativa de alguém ou de um grupo (direcção), que define os objectivos e procura que outros os atinjam proporcionando-lhes os recursos necessários.

Coam a diversidade de públicos os gestores Lions são desafiados para demonstrarem liderança, prever futuros desafios e oportunidades, estimular os Clubes, orientá-los com visão e conhecimento.

Um líder destaca os objectivos organizacionais, centra-se nos processos produtivos eficientes, preocupa-se em desenvolver as capacidades e competências em todos aqueles que interagem na organização.

A primeira função do líder e manter actividades dentro dos prazos e orçamentos determinados.

O papel do líder é manter o equilíbrio e o controlo para que o Clube atinja os seus objectivos.

Um Clube Lions precisa de controlos: cumprir objectivos de acordo com um projecto e prazos fixados; respeitar o orçamento; Manter lucros.

O que os sócios necessitam de saber...

Os sócios precisam de saber o que se espera deles e o que podem esperar.

Liderança e competência andam de mãos dadas.

O líder deve:

Construir um ambiente positivo.

Fixar objectivos.

Instituir padrões de desempenho coerentes com os valores da Instituição Lions.

Construir uma direcção de estratégia.

Determinar os processos a usar para desenvolver e implementar a estratégia.

Mobilizar e associar diferentes recursos.

Assumir a responsabilidade de comando e distribuição desses recursos.

Melhorar a qualidade a todos os níveis da organização do Clube.

Num ambiente de relações interfuncionais desenhar a estrutura organizacional para obtenção de sucesso.

Coordenar e planear para criar excelência.

Questionar-se constantemente sobre acções e estratégias.

A liderança deve vir do centro e não de cima para baixo.

Na circularidade de uma rede «a liderança vem da conexão  com as pessoas à volta; ....A estratégia da rede é guiada pela oportunidade, funciona através da intuição e caracteriza-se por uma paciência em que se espera para ver o que vem a seguir» (Helgeson 19)

Ouvir activamente é uma das competências mais importantes do líder; implica a intenção de compreender e aprender e informa a pessoa que fala de que é levada a sério e respeitada.

Ouvir permite ao líder saber o que está a acontecer na organização Lions.

CL Claudette Albino

 
 
 
 
     

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