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BOLORES

O meu primeiro tira-linhas

Eu moro muito perto da Escola Secundária Mário Sacramento. Daquela que está lá hoje com obras de transformação que foram interrompidas com explicações rotas que, a serem verdade, deveriam ter sido devidamente ponderadas antes do camartelo ter começado a trabalhar.

Conheci relativamente bem o edifício que foi inaugurado por volta de 1955 para albergar a então designada EICA, acrónimo de Escola Industrial e Comercial de Aveiro. A minha mãe matriculou-me num ciclo preparatório de dois anos, pensado para deixar desabrochar os talentos dos jovens cujas famílias não tinham posses para frequentar o Liceu. Eu tive a sorte, enquanto frequentei o ensino técnico, de ter encontrado sempre excelentes professores. Eu matriculei-me no segundo ano da vida de uma reforma desse ensino técnico que visava dotar, com uma sólida base profissional eminentemente prática, os jovens cujas famílias careciam de os lançar no mercado do trabalho o mais precocemente possível.  

Concluído o Ciclo Preparatório, que englobava as cadeiras de Português, Matemática, Desenho, Trabalhos Manuais e Moral, os alunos eram avaliados segundo as capacidades que a frequência dessas cadeiras permitia revelar. E um conselho de professores indicava aos encarregados de educação dos jovens qual o curso para eles mais adequado, não só ponderando as respectivas classificações, mas também as apetências que uma avaliação continuada deixava adivinhar.

Comigo passou-se até uma coisa curiosa, que não resisto a lembrar. Concluído o Ciclo Preparatório, a minha mãe foi chamada à Escola e, na reunião havida, o director, o Dr. Amadeu Eurípedes Cachim, comunicou-lhe que o Conselho recomendava a minha matrícula no Curso de Pintura Cerâmica, pois tinha sido o mais bem classificado a Desenho. A resposta pronta de minha mãe foi negativa, argumentando que o seu filho, eu,  também tinha obtido iguais classificações a Português e a Matemática.  Portanto, era a ela que cabia a responsabilidade última para decidir quanto ao destino de seu filho. E foi assim que eu fui matriculado no Curso Geral de Comércio, sem apelo nem agravo.

Mas voltemos ao Ciclo Preparatório que eu frequentei numa casa que ficava na rua Direita, por cima da Ourivesaria Ayres. Tinha sido uma habitação normal. Nós ocupávamos o primeiro andar e o sótão, numa adaptação precaríssima. O recreio tinha sido um quintal com umas casinhas de arrumos encostadas a um muro, oportunamente convertidas em duas salas, uma de trabalhos manuais e outra em cantina.

A cozinha da casa converteu-se em sala de aulas. Estou a ver o lar e a chaminé a enquadrar a secretária dos professores; a sala de jantar, a mais ampla, comportava uma espécie de estiradores e era a sala de desenho: de desenho subjectivo espontâneo, de desenho à vista e de desenho geométrico. Não era pela falta de nomes bonitos que não tínhamos aulas de desenho, aliás bem servidas por dois excelentes professores: o sr. Júlio Sobreiro (que diziam não ter concluído o seu curso de Arquitectura, mas que foi o autor da elegante mota da Costa Nova, onde antigamente atracavam os mercantéis que levavam à “Bruxa”) e o pintor Porfírio de Abreu, exímio no seu jogo de cores.

É aqui, no desenho geométrico, que surge a razão de ser do título deste arrazoado: o meu primeiro tira-linhas. Tive, hoje, o cuidado de perguntar à minha neta Raquel se ela sabia o que era um tira-linhas. Ela respondeu-me que já tinha ouvido falar nisso, mas que nunca tinha utilizado nenhum. Pois bem: no meu tempo, anos cinquenta, o tira-linhas era fundamental para passar a limpo o desenho geométrico. Os colegas, cujos pais tinham mais possibilidades, tinham um estojo, com um ou dois compassos, um tira-linhas, alguns até com um pequeno transferidor. E mais uma pequena caneta que servia para desenhar e encher de tinta-da-china o tira-linhas. Ora eu não tinha nada disso, o que me obrigava a andar sempre a “cravar” os meus companheiros. Um dia, vinha eu a sair da sala de trabalhos manuais, olhando para o chão poeirento, dei com um objecto ferrugento que me parecia ser um tira-linhas. E era! Cheio de ferrugem, mas era. Apanhei-o e a primeira coisa que fiz foi subir as escadas de cimento que levavam à varanda onde pontificava o sr. Brito, chefe dos contínuos e marido da Dona Adélia, que era quem velava pela cantina. E perguntei-lhe se achava que eu podia ficar com aquele objecto de tão mau aspecto. «Fica com isso Albino. Já não serve para nada.» Fiquei radiante.

Com um pouco de lixa fina que se usava para afiar formões nos trabalhos manuais, tanto poli que o tira-linhas voltou a ter formas adequadas. A rosca não estava danificada, a rodela de afinação funcionava, a ponta do tira-linhas estava afinada. Com um pouco de óleo fino, limpei o que restava da ferrugem. Enfim: já não me faltava tudo. Tira-linhas já tinha. E as linhas que eu conseguia tirar com ele eram tão perfeitas como aquelas que os tira-linhas novos faziam.

Da frequência desse Ciclo Preparatório da Rua Direita restam-me muito mais memórias que me marcaram pela vida fora e que me foram garantindo valores que nunca ninguém será capaz de mos destruir.

Certo é que contei sempre com os meus companheiros para suprir os livros e os materiais que eu não tinha. Mais: nunca ninguém se atreveu a menosprezar-me pelo facto de eu comer graciosamente na cantina, pois que, em contrapartida, quem cobrava as senhas dos colegas que a frequentavam era eu. A Dona Adélia era como se fosse uma segunda mãe que velava por todos nós.

A Dr.ª Cecília Sacramento, minha saudosa professora de Português, ensinou-me a declinar o “rosa, rosae”, a escalpelizar as palavras, a saber o que queria dizer étimo, etc., etc..

Para mim, assim como não é essencial uma catedral pomposa para simplesmente rezar, aquela casa da rua Direita, por cima da ourivesaria Ayres, foi verdadeiramente a minha primeira escola de ensino secundário. Casa de habitação, arremedo de escola, sim, mas escola.

Até porque a EICA tem muito mais que se lhe diga… E direi…

Gaspar Albino

Aveiro, 06 de Agosto de 2013

 

06-09-2013