Acesso à hierarquia superior.

N.º 12

Publicação Semestral da Junta Distrital de Aveiro

Dezembro de 1971 

Reforma de Mentalidades

Discurso da transmissão pública de poderes da presidência da Comissão Distrital de Aveiro da Acção Nacional Popular pelo presidente entrante Dr. Fernando de Oliveira, em 27-11-1971 no Teatro Aveirense.

 

É perfeitamente natural que esta sucessão nos comandos políticos da Acção Nacional Popular num distrito tão importante e discutido como o nosso tenha suscitado certa expectativa.

Com efeito, sai um jovem, cheio de talento, de intuição política, de experiência mesmo, inexoravelmente fadado para os mais altos voos da vida nacional, que a sua vocação jornalística levou para a capital.

Em contra partida, entra uma figura sem passado político, que apenas aos 40 anos se deixou resvalar na perigosa e difícil vida pública, com a única percentagem de culpa de não ter sabido dizer não.

O distrito não lucrou, pois, com a troca.

É certo que o famoso Valéry Giscard d'Estaing é de opinião que a vida pública deve começar somente aos 40 anos.

Não obstante, ele foi, muito antes dessa idade, o mais jovem e um dos mais talentosos ministros das Finanças que algum dia a França teve...

De modo que no verso e reverso que as coisas deste mundo sempre têm algo poderei oferecer num cargo que, tal como o anterior, nunca desejei e muito menos solicitei.

Afadigado com uma profissão cada vez mais espinhosa e menosprezada, senti, porém, ter chegado a altura de imitar o exemplo de sacrifício, ainda que modestamente e a anos luz de distância, do Professor Marcelo Caetano, em cuja honestidade, talento, firmeza e patriotismo confio lucidamente.

Afastados os naturais chefes políticos do distrito e meus ilustres antecessores, Drs. Manuel Homem Ferreira e Manuel José Homem de Melo, por motivos imperiosos de saúde e das suas actividades, criou-se, deste modo, um perigoso vácuo, que não poderei desde já preencher sem o seu conselho avisado e o do excelente Governador Civil que temos a sorte de ter à frente do nosso distrito.

Aos três, que devem ter fornecido 10 das 11 varas da camisa em que me vejo metido, não lhes guardo ressentimento, antes lhes louvo o engenho em descobrirem em mim qualidades que não existem e a confiança nelas depositada.

Conto também com o precioso auxílio da Comissão Executiva e em especial com o do seu talentoso e dinâmico Presidente, Sr. Dr. Cota Dias, que me honrou sobremaneira com a sua presença, e com a das comissões locais, verdadeiras células de toda a engrenagem.

Conto, finalmente, com a benevolência dos meus Colegas, com a generosidade das populações e com a leal colaboração dos Senhores Presidentes das Câmaras e demais autoridades.

E acima de tudo espero a ajuda de Deus e o apoio moral de minha Mulher – a principal vítima desta nova etapa da minha vida, sem esquecer a compreensão dos amigos de todos os quadrantes, os mais diversos, que me orgulho de possuir, nem aqueles convictos e honestos oposicionistas para quem a Pátria não é palavra vã, e os imprescindíveis e operosos órgãos da informação, que saúdo respeitosamente.

Com tudo isso conto, e não é pouco.

Mas o que poderei dar em troca?

Total devoção à causa que defendemos, leal mas consciente colaboração com o governo, magistralmente chefiado por Marcelo Caetano, com as comissões / 28 / hierarquicamente situadas acima e abaixo e com as autoridades.

E bem precisamos todos desse dar e receber generoso, leal e consciente.

Como já tive ocasião de salientar publicamente, atravessamos a mais grave crise nacional e internacional de todos os tempos.

Por um lado, nunca a nossa sobrevivência como Nação livre e independente esteve tão ameaça da mercê duma guerra que nos foi movida em todas as frentes, sem excluir lastimáveis e repelentes traições no próprio Continente.

Por outro, uma explosão demográfica mundial vertiginosa face a uma limitação de recursos por demais evidente.

Toda a nossa política, portanto, há-de estar centrada nestes dois pontos coincidentes e fundamentais: a sobrevivência da Pátria e a das próprias populações.

Daí que a arte de governar os povos nunca tenha tido tão premente necessidade da conjugação da ciência com as humanidades, em que uma multiplique as potencialidades de satisfação das carências e as outras dulcifiquem as arestas rígidas da técnica e dignifiquem a pessoa, evitando que se perca na voragem dos números e na alucinação fria dos computadores.

O Homem deverá continuar a ser, e cada vez mais, o centro motor de toda a vida social e o seu beneficiário – trabalho difícil neste plano perigosamente inclinado do progresso técnico sem o paralelo progresso moral.

É que o homem inventou máquinas para tudo, menos para o seu aperfeiçoamento ético.

Daí que se assistam a fenómenos de macro e microcefalia verdadeiramente confrangedores.

Certos homens ou grupos, incapazes de viverem dignamente, constroem hábeis e sedutoras teorias sócio-políticas e morais, em que os seus vícios pessoais são proclamados como regras de conduta.

Se têm tendência para o latrocínio ou para o incumprimento das suas obrigações, preconizam a abolição da propriedade privada, mas depois serão os primeiros a defraudar a colectiva.

Se têm tendência para o erotismo desregrado, abatem o casamento e a família ao efectivo das instituições veneráveis, mas é a esta que acabam por se acolher.

Se incapazes de trabalhar com método e garra, idolatrizam a anarquia e combatem a autoridade, mas são exigentes no gozo das comodidades resultantes do trabalho.

Se não conseguem dialogar e convencer, veneram o expedito e fácil despotismo, mas pedem compreensão e tolerância na hora da queda.

Se não têm fé, ridicularizam e perseguem a Igreja, a cujo seio tantas vezes tardiamente se entregam.

Portanto, a crise está em que os homens perderam o sentido do respeito pela Lei e pela Moral, resvalando para um existencialismo negativo e egocêntrico, que se choca permanentemente com o dos outros, sem repararem que até no aspecto puramente materialista há vantagem na disciplina, na obediência à Lei, no respeito pela Moral, na medida em que, ao confinarmo-nos dentro dos limites dos nossos direitos estamos a fazê-los respeitar e a motivar que não sejam perturbados.

Assim é que, em 20 séculos de Cristianismo, por culpa exclusiva dos homens, que não dos princípios, ainda não conseguimos construir uma sociedade verdadeiramente cristã.

A própria Juventude, em especial a intelectualmente mais válida, se debate numa angustiosa perturbação, mais por culpa dos pais, que perderam a tradicional e indispensável autoridade com os seus detestáveis exemplos, do que por efeito da sua generosa combatividade.

Mas será definitivo este panorama carregado de trevas?

Tenho fundadas esperanças de que não.

É para mim ponto assente que ele se insere numa das muitas crises cíclicas da história da Humanidade.

Com a diferença preocupante de que nunca teve tal acuidade, não só face à impressionante e irreversível explosão demográfica como aos temíveis meios de destruição postos à disposição dos homens.

Há, pois, todo um trabalho de Reforma de Mentalidades numa linha de conduta política em que o social e o respeito pelos direitos fundamentais da pessoa humana sejam o indicativo.

Num mundo limitado em que a população cresce em progressão geométrica e as disponibilidades em progressão aritmética, a distribuição da riqueza carece de novas regras de maior equidade, sem esquecer que a iniciativa privada é um poderoso elemento incentivador do aumento da própria riqueza.

Ora uma sociedade bem estruturada em ordem a uma tal finalidade terá que assentar no primado da Lei e da Moral. / 29 /

Daí a necessidade cada vez maior de dignificar o Poder Judicial e o Ensino, de acatar a Autoridade e de respeitar a Igreja.

Daí a necessidade também de incrementar a Tecnocracia, mas humanizando-a com o Poder Político.

Daí, consequentemente, a utilidade instante da nossa actuação pessoal e associativa, movendo guerra aberta à intolerância, ao preconceito acéfalo, ao egoísmo, à prepotência, à corrupção, ao analfabetismo, à doença, à fome, à burocracite e principalmente a um mal endémico de todas as ideologias políticas: aos oportunistas sem credo, que flutuam sempre ao sabor dos seus interesses.

E sobretudo teremos que dar conteúdo prático à teoria política, mentalizar as massas para uma participação efectiva na gestão dos interesses nacionais, consciencializar o País da gesta que vivemos no Ultramar, empenhar a Juventude intelectual na reconstrução material e espiritual da Pátria, dar sentido, força e dignidade à associação cívica que servimos.

Ter-se-á promovido verdadeira União Nacional para, subsequentemente, podermos fazer eficiente Acção Nacional Popular?

Eis a dúvida que carece de ser desfeita com acções válidas, dentro dum clima de perfeita estruturação de métodos de trabalho, de independência de opinião, de disciplina de execução, numa harmonia sinfónica que é dada simultaneamente pela Diversidade e pela Unidade.

Alguém disse que do passado devemos aproveitar as chamas e abandonar as cinzas.

Eu diria antes que do passado é imperioso aproveitar a chama e respeitar as cinzas, que deram origem àquela, para honra e glória de Portugal Eterno!

 

páginas 27 a 29

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