António Gomes da Rocha Madahil, Informações paroquiais do distrito de Aveiro em 1927, Vol. II, pp. 175-176.

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

DO DISTRITO DE AVEIRO EM 1721

FREGUESIA DO SALVADOR DA VILA DA TROFA

◄◄◄ Continuação da pág. 151

 

Comforme a Ordem q me foi entregue Com o Rol dos Confeçados da p.te do Rmo Cabbido he a minha emformação a seg.te

Nesta minha freg.ª estão Coatro Cappellas, huma de Nossa Sr.ª da Piedade, outra de St.º Ant.º, outra de San Seb.an, outra de jezus, as quoais Sam do pouo, e nenhuma de pessoa particular, e nenhuma destas he frequentada de gente, Som.te fazer çe lhe festa nos Seus dias.

Ao Segundo emterrogatorio, q dis: Se na dita jgr.ª on Cappellas ha alguma Reliquia, não ha nenhuma da q aia memoria.

Ao terçeiro enterrogatorio tem esta freg.ª Sento e Setenta moradores, e nella não ha mosteiros nem hospitais nem Caza de Miziricordia, nem Recolhim.to

Ao quoarto enterrogatorio, a Cappella Mor desta jgr.ª de que Sam padroeiros os Senhores da Trofa, tem as sepulturas Seg.tes =

A p.te do Euangelho esta huma Sepultura Com o Letereiro Seguinte= Aqui ias C.na de Azeuedo filha q foi de Aluaro de Meyra e molher q foi de Gomes Martins de Lemos e faleçeo na era de mil e Coatro Sentos e trinta e tres annos, tem no meio deste Let.ro hum Escudo em Campo uermelho de huma p.te por Armas Sinquo quinas e por ssima desta Sepultura, esta hum tumullo Com o Letrº Seguinte
Aqui ias D. Violante de Sequeyra molher que foi de joam gomes de Lemos faleçeo na era de mil e quinhentos e Seis, e por Sima tem hum escudo em Campo Uermelho, por armas de huma banda Sinquo Conchas, e da outra p.te no mesmo escudo Sinquo quinas.
E logo na mesma p.e do Euangelho Corre em igualdade outra Sepultura Cuio Letr.º he o Seg.te Aqui ias gomes Martins de Lemos que foi filho de gomes Martins de Lemos o uelho Senhor de goïs o quoal foi o primeiro Senhor deste Lugar faleçeo na era de mil e Coatro Sentos e nouenta annos tem no meio hum escudo, em Campo uermelho e por Armas Sinquo quinas e sobre esta Sepultura esta hum tumulto Com o Letr.º seg.te = Aqui ias joam gomes de Lemos filho de gomes Martins de Lemos que foi o Segundo Senhor deste Lugar faleçeo na era de mil e quinhentos e quinze e por sima tem hum escudo em Campo uermelho e tem por Armas Sinquo quinas, e no Simo deste escudo hum Capaçete Com huma Aguia no Simo.
/ 176 / Da p.ta da Epistolla esta huma Sepultura Cuio Letr.º he o Seguinte= Aqui jas Donna joanna de Mello molher que foi de Duarte de Lemos a quoal faleçeo aos doze de Outubro do anno de mil e quinhentos e uinte noue e Sobre esta Sepultura esta hum tumullo Sem Letr.º e por ssima hum escudo em Campo uerde, e tem por Armas de huma p.te as dos Mellos e da outra as dos Lemos.

E logo na mesma igualdade esta outra Sepultura Cuio Let.ro he o Seg.te= Aqui jas Duarte de Lemos, filho que foi de joam gomes de Lemos e Neto de gomes Martins o quoal por Serviço de Deos, e por honra de Sua Linhagem mandou fazer esta Capella para Seu Pai, e Auós, e para Si e p.ª Sua Molher, e foi feita a dita Capella na era de mil e quinhentos e trinta e quoatro anos, o quoal faleçeo aos uinte e Sete dias de junho, anno de mil e quinhentos e trinta e outo, e em Sima desta Sepultura, esta em Vulto o Mesmo Duarte de Lemos, e por Sima tem hum escudo, em Campo uermelho Com as Suas Armas, e no Simo do escudo um Capaçete Com huma Aguia em Sima.

E no tecto da Capella esta huma Redoma em que Se ajuntaõ as naues della, e no meio desta está hum escudo em Campo uermelho Com as Armas dos Lemos.

Ao quinto enterrogatorio que dis das memorias antigas q ouuer no Cartorio da jgr.ª não tenho que dizer porque não consta, de perogatiuas algumas.

Ao Sexto enterrogatorio q dis que os Reuerendos parochos das Colegiadas declarem o numaro de benefficios e quem os apresenta, não tenho q dizer por não auer aqui nenhuma Colegiada nem beneficio algum.

Ao Setimo enterrogatorio, tem esta jgr.ª tres Liuros que Cada hum Serue de fazer os assentos dos baptizados, cazados e defuntos O primeiro teue Seu principio na era de mil e seis Sentas e trinta e Coatro annos=O Segundo teue Seu principio na era de mil e seis Sentos e setenta e sete annos=o terceiro que he o que de prezente Serue teue Seu principio na era de mil sete Sentos e honze annos.

Ao outauo e ultimo enterrogatorio que dis Se ha memoria de Algum Uarão inSigne em uertudes ou em Letras, não achei notiçia alguma nesta freguezia.

E no que toqua aos enterrogatorios da Ordem do lI.mo Rd.mo Cabbido não tenho mais notiçia que dar, por não achar mais q aueriguar, no que nelles Se manda Se não o que aqui Uai declarado, e passei esta na uerdade que affirmo in Uerbo Sacerdotis

Trofa e de Maio 11 de 1721 ã

                                                                O Prior M.el D.os Coelho

Cópia de

A. G. DA ROCHA MADAHIL

Continua na pág. 237►►►

Obs. - A palavra que é reproduzida com um q tendo sobre ele um til ~ que o computador não permite colocar.

Página anterior

Índice

Página seguinte