Liturgia Pagã

 

Como nós perdoamos

24º Domingo do Tempo Comum (ano A)

1ª leitura: Livro de Bem-Sirá, 27, 33 - 28,9

2ª leitura: Carta de S. Paulo aos Romanos,14, 7-9

Evangelho: S. Mateus, 18, 21-35

 

 

É crença geral que como o fizermos assim nos farão. Uma crença sustentada nitidamente pelas grandes religiões do mundo, mas que se encontra sobretudo entre todos os homens (crentes e não crentes) «de boa vontade». Como herança cultural, esta crença deve muito ao desenvolvimento espiritual gerado pelos grandes movimentos religiosos, como o judeo-cristianismo que também inspirou o islamismo.

A sabedoria da vida ensina que à nossa atitude de perdoar não corresponde sempre o perdão por parte dos outros. Vê-se assim que a razão de perdoar não pode ser o perdão dos outros, embora uma atitude de «perdão» tenha um efeito salutar de bola de neve. É um facto social: o perdão desempenha um papel de primeira importância na organização da sociedade, prevenindo e eliminando conflitos, aumentando o nível de confiança na «bondade» dos outros, criando uma comunidade em que não somos lobos uns para os outros e fortificando, pelo exercício continuado, a nossa capacidade de domínio sobre as situações adversas e a nossa persistência em não perdermos de vista a comunidade ideal.

As leituras de hoje centram-se no Deus que perdoa «porque» nós perdoamos (é a expressão de S. Lucas, 11,4, que evita assim medir o perdão de Deus pelo nosso). O nosso acto de perdoar, por muito imperfeito que seja, é apresentado nos evangelhos (intimamente ligado ao princípio universal de «ama os outros como a ti mesmo») como a melhor prova de abertura ao espírito de Deus.

A dimensão religiosa junta em Deus a justiça e a «misericórdia» (conceito ligado, em várias línguas, ao de «entranhas maternas»). Sem justiça e misericórdia, não há amor. O acto de perdoar é possível na medida em que alimentamos a nossa disposição para sermos sensíveis às situações de vida dos outros.

São sugestivas, as conotações etimológicas de «perdoar», nas principais línguas: libertar da culpa, ter paciência, suportar, não considerar, conhecer o outro interiormente, estar de acordo, encontrar-se, ir com o outro, deixar, libertar, desatar, permitir, conceder, renunciar, etc. É notável o sentido de conhecimento íntimo do outro e de recriação de uma relação humana, como que dando oportunidade a uma nova vida.

 O termo grego mais utilizado na Bíblia para «perdoar» (aphíemi) pode indicar, tanto na esfera religiosa como na profana, libertar alguém de uma relação jurídica, como do vínculo matrimonial, duma dívida, da prisão… Para que um acto condenável não traga consequências negativas para o próprio, é preciso como que «passar uma esponja» sem deixar o mínimo traço do sucedido – um acto só possível a Deus, mas que pretendemos imitar.

Nem o amor se dissocia da justiça nem há perdão se houver rancor. O que está mal e o que se fez de mal deve ser honestamente identificado. Só assim uma experiência negativa pode dar frutos bons, alertando-nos para o que é realmente melhor e exercitando a capacidade de correcção. Deste modo, também mais facilmente secamos as raízes do rancor.       

A antiga cultura greco-romana já se debruçava sobre o tema do perdão, por vezes difícil de conjugar com a justiça. A indulgência era vista como capacidade superior de compreensão do outro, que só aplica o castigo como uma medicina – era uma virtude fundamental para a convivência harmoniosa entre os «homens livres».

O Deus da Bíblia é um Deus de perdão. Só o amor persiste em conhecer as razões que levam os outros a determinadas acções, transformando o perdão num acto de confiança no outro.

O perdão traduz a vontade de defender uma civilização cheia de esperança; em as dificuldades aguçam a arte de criar condições favoráveis à discussão do que é bom ou mau, procurando a verdade e realizando o melhor possível.

A palavra «perdão» deriva de «dar». «Dar por interesse» já é vender. O prefixo «per» intensifica o sentido de «doar», indicando que se trata de um nível de acção eminentemente generoso, resistente à indelicadeza e até traição.

Jesus Cristo pede um dificílimo acto de fé: o de, com Deus, «jogar ao perdão».

11-09-2011


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