Liturgia Pagã

 

«Talitha kum!»

13º  Domingo do tempo comum   (ano B)

1ª leitura: Livro da Sabedoria, 1, 13-15; 2, 23-24

2ª leitura: 2ª Carta de S. Paulo aos Coríntios, 8, 7.9.13-15

Evangelho: S. Marcos, 5, 21-43

 

O evangelho fala do poder extraordinário de Jesus para sacudir as pessoas, para as ajudar a «estar em forma» de maneira a melhor saberem servir os outros. No fim de várias histórias de «milagres», a pessoa curada põe-se a ajudar os outros, ou a saltar e brincar, como a menina de doze anos.

«Kum» é uma ordem imperiosa que significa literalmente «de pé!» Em todas as culturas e ainda hoje, a morte é comparada ao adormecer e ao sono. E os termos gregos com que o Novo Testamento refere a ressurreição significam «acordar» e «pôr-se de pé».  

E que dizer daquela mulher, já desesperada e arruinada pelo insucesso dos médicos, que «roubou» energia a Jesus, no meio da multidão que se apertava contra ele? Jesus sentiu bem que, no meio de tanta gente entusiasmada, só ela se aproximou com o discernimento da fé: a percepção íntima de uma relação especial com Deus. E Jesus elogiou a força dessa mulher que soube ir ao encontro da força de Deus.

Um Deus amigo e para quem a «salvação» do ser humano não se reduz à pouco motivante consolação de «ir para o céu». Como sublinha a 1ª leitura, Deus só pode querer a vida para os seres humanos e que estes alcancem a melhor maneira de viver a vida, prontos a acarinhar a vida em cada ser humano, com benefícios a nível material e espiritual.

A imagem de Deus, que é o ser humano, não pode ser corrompida nem pela morte nem pelo sofrimento. A própria crueldade é perversão do desejo de vida. Mas o bem e o mal gerados gritam por uma vida de aventura com o Deus da «justiça imortal».

Como será isto? É o próprio Jesus Cristo quem nos aconselha a pôr de lado especulações e a dedicarmo-nos de corpo e alma à luta pelo bem-estar de cada ser humano sem excepção, sem jogadas tortas, sem hipocrisia (Lucas, 21, 7.34-36; Mateus, 24, 36). Ele sabia bem como é arriscado ser a sério uma pessoa livre do jogo interesseiro das várias formas do poder – político, religioso, económico… – e dotada da capacidade crítica para ouvir os pontos de vista contrários e aceitar os que são fundamentados. Livre – perante aqueles que manipulam a própria informação, para melhor encobrir a perversidade de acções aparentemente «salvadoras» e para melhor amordaçar todos quantos querem anunciar e propor caminhos de justiça.

Seguindo o espírito de Jesus, S. Paulo incita os cristãos de Corinto a orgulharem-se e a sentirem prazer na partilha judiciosa de bens materiais com as comunidades mais pobres. Deixa bem explícito que não devemos ficar mal para ajudar os outros, utilizando o conceito de «igualdade» no uso dos bens deste mundo como ideal correspondente à dignidade que cabe por inteiro a cada ser humano.

Quando temos coragem de agir racionalmente, elevamos o nível da civilização, em todos os aspectos essenciais para uma vida com qualidade: educação, saúde, economia, trabalho, religião, arte… Age racionalmente quem se liberta (quem se «salva») da visão estreita própria dos «irracionais». Porém, muitos seres humanos agem irracionalmente, deixando-se levar pelos «bem-falantes» (frequentemente longe dos problemas e pouco livres para a verdade).

A mensagem de Cristo não é um suspiro de resignação para com este mundo. O final da primeira carta aos Coríntios manda-nos entrar em acção vigorosamente: «Vigiai, sede firmes na fé, sede homens, sede fortes, fazei tudo com amor» (16, 13). Jesus Cristo condenou a preguiça do servo que não tirou proveito da sua capacidade (Lucas, 19, 11-27) e «assusta» as raparigas doidivanas que se deixaram adormecer sem se terem preparado para a noitada duma despedida de solteiro: «De pé! Acordai, que o noivo está mesmo a chegar!» (Mateus, 25, 1-13).

O sábio do Antigo Testamento pensou muito sobre a vida. S. Paulo pensou muito sobre a «nova humanidade». A acção e as palavras de Jesus Cristo revelaram o que é «nascer de novo» (João, 3, 3), revelaram o valor da vida e a exigência da vida.

01-07-2012


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