Liturgia Pagã

 

«Eu sou o bom empresário»

4º Domingo de Páscoa (ano B)

1ª leitura: Actos dos Apóstolos, 4, 8-12

2ª leitura: 1ª Carta de S. João, 3, 1-2

Evangelho: S. João, 10, 11-18

 

Ao falar de si, Jesus gostava de contar histórias de pastores. Hoje em dia, contaria histórias de empresários – e andou por lá perto, ao falar de proprietários chamando trabalhadores ou organizando grandes festas, e que muitas vezes vêem os créditos mal parados.

Na tradição religiosa dos Judeus, a imagem de pastor aplica-se frequentemente a Deus e ao rei messiânico ou ainda aos altos responsáveis político-religiosos de Israel. Uma profissão bem árdua, apenas suportável com muito “amor à camisola”. Hoje em dia, nem no desporto este amor é sincero: jogam-se interesses – e perde-se a camisola…

Também muitos pastores não têm verdadeiro amor nem às ovelhas nem sequer ao cajado. Interessa-lhes sobretudo tirar proveito do cajado, não hesitando em matar ovelhas à cajadada.

Graças a Deus – justamente a esse Deus como Jesus no-lo apresenta – há também muita gente que se sente inteiramente paga por gastar a vida («dar a vida») a descobrir novos empreendimentos que nos encham as medidas. Porque «dar a vida» é não ser avarento da vida, colhendo a alegria e o prazer de ajudar os outros a viver melhor. Não é este o papel fundamental da família?

Merece ser notado, neste texto do evangelho, como o pastor procura assegurar alimento sem esquecer a liberdade de movimentação. Tem um conhecimento “personalizado” das ovelhas – no vocabulário bíblico, «conhecer» tem a densidade de uma ligação profunda com a outra pessoa, podendo até significar a mais íntima relação sexual (por ex. Génesis,4,1,17,25).

Nos dias de hoje, Jesus Cristo até que podia apresentar-se como um empresário de visão e empenhado em partilhar esse discernimento com toda a gente. Não foge quando chega a hora de investir pelos que precisam. E quando encontra empresários ou políticos invejosos, para quem o lucro vale tudo, destruindo até a vida dos outros, ele não recua. Aliás, industria os amigos para saberem passar por cima da crise.

Atitudes como esta são frequentemente vistas com desdém. Compreende-se: para lutar pelo que vale mais a pena é preciso ser uma pessoa de coragem. Coragem, por exemplo, para implementar uma eficiente organização social: cada vez mais nos damos conta de que os talentos de cada qual não são “investidos no melhor banco”. Há sempre falta de médicos capazes de «dar a vida» pela saúde de todos; de varredores de rua a «dar a vida» pela higiene e beleza das paisagens urbanas e rurais; de professores a «darem a vida» para que os alunos tenham melhor vida; de construtores a «dar a vida» pela segurança e harmonia das empreitadas; de políticos a «dar a vida» pela verdade e pelo bem comum (e não só das “ovelhas” do “rebanho” deles…). E a lista não acaba.

Só estes é que não são mercenários. Mercenário define-se como aquele que trabalha por interesse, a troco de dinheiro, e cedo começou a designar o que é movido apenas “por dinheiro”, mesmo na mais nobre das actividades.

Com «o melhor dos empresários», aprendemos que «dar a vida» é de facto o mais produtivo “investimento” numa vida que dá gosto viver. Até porque não somos «contratados» como «servos» mas convidados como «amigos» (João, 15, 15-17). Uma empresa onde não há lugar para o medo, mas sim para a esperança e audácia.

29-4-2012


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