Carta que não consegui enviar à Administração da C.P.

Fiquei assustado com a «burocracia virtual». Senti-me tratado como alguém de quem se desconfia e a quem se exigem as mais rigorosas informações pessoais. E encontrar o item adequado para enquadrar o(s) tema(s) da carta? Teria que a desfazer aos bocadinhos e submeter cada ideiazinha ao enquadramento «simplex». E eu a pensar que era possível um contacto personalizado! Tive saudades da resposta que da CP me enviaram há vários anos atrás: «É raro receber uma carta de sugestões e críticas tão interessante e de bom nível…»

Espero encontrar aqui o espaço adequado para uma conversa quase de café. Aqui vai:

À ADMINISTRAÇÃO DA CP

Ex.mos Senhores:

Peço a V/ compreensão para este texto longo. São reacções partilhadas, certamente do V/ conhecimento, mas espero que úteis como opinião.

Há 3 anos que doei ao Museu do Brincar (Vagos) a minha pista de comboios (2,5mx4m, várias máquinas e dezenas de carruagens) começada a construir há mais de 40 anos. Guardo uma ligação afectiva ao transporte ferroviário, que já defendi nalguns artigos (e também critiquei).

Sigo a opinião de que há razões para crer que a Covid-19 sirva de plinto para renovado sucesso.

Começo por considerar que nós portugueses não estamos para nos ralar  com sugestões e reclamações objectivas e não ofensivas. É com atitude positiva que envio seguidamente algumas críticas e sugestões, já elaboradas antes da pandemia:

1 – As vantagens para a saúde, descanso e trabalho, turismo da natureza e de cultura, além das vantagens ambientais, podiam ser muito mais valorizadas. É importante poder apreciar e descansar com a paisagem. Acontece, porém, que nas antigas carruagens adaptadas, vários lugares ficaram privados de vista para o exterior...

2 – Há avisos de «partida» quando o comboio nem sequer chegou; ou quando já partiu há muito… Que se passa? Não há inter-acção do serviço central com os funcionários das estações?

3 – Há problemas no acesso às carruagens. Nas plataformas, não valeria a pena pintar uma faixa de cerca de 20 metros coincidente com a carruagem do meio da composição?

4 – Quanto ao Alfa: uma vez que circula sempre com a mesma orientação das carruagens, bastaria colocar, nas plataformas que utiliza, qualquer coisa como três postes de informação: CARRUAGEM 1 / 2; CARRUAGEM 3 / 4; CARRUAGEM 5 / 6. Mesmo nos cais com pouca gente, as pessoas não fazem ideia, muitas vezes, do local onde é mais conveniente ficarem concentradas.

5 – Independentemente da construção da linha de AV Lisboa-Porto, partilho a opinião de que se poderia ligar mais eficientemente (aproveitando infra-estruturas existentes) as várias regiões do país e facilitar ligações com a Europa. Já seria um bom começo ligações de comboios rápidos com centros culturais e estratégicos como Santiago, Salamanca e Sevilha.

6 – Quanto à moda de pintar as carruagens de passageiros: os milhões de euros para renovar a pintura não seriam mais bem aplicados em formar «supervisores» do material nas «horas de repouso»?

7 – Perante a situação actual de Covid-19, não seria rentável um comboio de carruagens-cama entre o Porto e o Algarve? E por que não a partir de Santiago…? E uma composição de turismo percorrendo toda a costa atlântica da Península?... As carruagens-cama parecem mais seguras higienicamente e substituem, com vantagem, a noite apressada num hotel, eliminando muito stress.

8 – Notam-se muitas melhorias, como na limpeza e pontualidade. E deu-se muito valor à comunicação, sempre renovada, sobre os cuidados da CP para proteger os utentes neste tempo de Coronavírus.

9 – Também é justo reconhecer que muitos revisores e funcionários são impecáveis, mesmo perante situações de conflito.

10 – Para finalmente terminar: O transporte ferroviário não ficaria valorizado, mais atractivo, seguro e gerador de novos empregos, se as estações fossem reabilitadas, funcionando como agradáveis e úteis locais de espera e de informação? Desde Café a Centro comercial… E por que não aproveitar tantas bonitas estações em degradação, como residência de responsáveis da sua manutenção, embelezamento e rentabilidade?

Com os melhores votos de sucesso «em toda a linha».

Aveiro, 15-07-2020

 

  Página anterior Página inicial Página seguinte