Acesso à página inicial
A. Carretas, Para a História do Atletismo, Inédito.

Subsídios para a História do Atletismo em Aveiro - 55


Confirmação do GRECAS

(bem secundado pelo CAOvar)

Já estamos no ano 2000, final do século. Vamos dar conta neste último capítulo do que nos propuzemos informar sobre os feitos dos atletas do distrito no século 20.

Na pista coberta (Braga ou Espinho), a Federação da modalidade fez disputar vários campeonatos do seu programa anual.

No “Triatlo Técnico” para atletas jovens, Rosa Domingues demonstrou uma vez mais que era uma atleta a considerar e foi segunda no escalão de juvenis. Surpresa foi igual 2º lugar em iniciados para a atleta do NAC, Sara Fernandes.

No Campeonato Nacional de Juniores (Braga, 5 e 6 de Fevereiro), Rui Tavares, a representar o NAC, foi campeão na prova de 200 metros, sendo ainda 2º na prova dos 60 metros. Lugares de pódio para Carlos Pires (2º na altura) e Renato Silva (2º nos 400 m.), ambos do Grecas e para Nuno Oliveira , da Sanjoanense (3º nos 3.000 m.).

Na prova máxima, Campeonato de Portugal, alguns atletas falharam por pouco o mais alto lugar do pódio, pois se ficaram pelos 2º e 3º lugares. Não podemos deixar de citar os nomes de Sandra Cruz (Grecas) no comprimento; Rafael Gonçalves (CAO) no salto em altura; Pedro Oliveira (Grecas) também no comprimento e Clarisse Cruz (CAO) nos 3.000 m., todos com o título de vice-campeões. Bruno Cordeiro (Grecas) foi 3º nos 1.500 m. Pedro Oliveira e Bruno Cordeiro seriam primeiros no escalão de Sub-23.

Por este último parágrafo podemos verificar que o Grecas começava a aparecer com bons atletas, dando razão ao título que damos a este capítulo.

No Campeonato Nacional de Corta-Mato, para atletas juvenis e juniores, disputado na Quinta da Marinha, em Cascais, no dia 27 de Fevereiro, merece referência o brilhante 2º lugar, do atleta juvenil do CAO, Nuno Valente.

Embora envergando outra camisola (neste caso, a do Pasteleira), ficará bem registar nestes “subsídios” o feito de uma atleta formada em clubes de Aveiro (Adercus, primeiro de 1986 a 1990, e Adrep depois de 1990 a 1998, aqui treinada por António Poutena, outra das dedicações ao atletismo aveirense), que foi campeã mundial universitária neste ano de 2000.

A 29 e 30 de Abril, disputou-se em Mafra, o torneio “Atleta Completo”. Rosa Domingues, do Colégio do Calvão, que já havia vencido idêntica prova no ano anterior, voltou a vencer no escalão de juvenis, perfazendo 3.593 pontos. Em iniciados, André Silva, foi um excelente segundo.

A revista “Atletismo” do mês de Junho, publicava uma reportagem sobre o GRECAS. Intitulado “Uma grande família”, pela voz do presidente Miguel Martins e do director desportivo, Fernando Capela, o clube dava conta dos anseios para constituir uma grande equipa, que pudesse ombrear com as melhores do país. Afirmava-se que “somos um clube de formação, com muitos juvenis e juniores, que sabe segurar os seus atletas”. Pensavam já em, futuro próximo, vir a ter uma pista de tartan a circundar o estádio de futebol, de modo a evitar as constantes deslocações a Aveiro para treinos à pista do estádio universitário, que distava cerca de duas dezenas de quilómetros da sua sede. Tinha o clube como principais atletas: Sandra Cruz, Bruno Cordeiro, Pedro Oliveira, Carlos Pires, atrás citados e Renato Silva, Rita Madaíl, João Pedro, Ilda Estrela e Licínio Pimentel.

O NAC (Núcleo de Atletismo de Cucujães) disputou em 10 e 11 de Junho, o Campeonato Nacional da 1ª divisão, em masculinos. Foi 6º na classificação colectiva. Na 2ª divisão em femininos, competiram o Grecas, que foi 3º e o C.A. Ovar que foi 5º. No Grecas, Sandra Cruz, venceu o comprimento e o triplo; Liliana Marabuto, venceu o lançamento do disco e Ilda Estrela, os 800 m. No CAO, Clarisse Cruz, confirmando a boa época que vinha fazendo, venceu as duas provas longas, os 3.000 e os 5.000 metros. Na 2ª divisão, em masculinos, o Clube de Campismo foi 4º, o Grecas foi 7º e o CAO foi 8º. Individualmente, Nuno Reis, do Campismo, surpreendeu vencendo a prova de 100 metros, enquanto o seu colega Carlos Pires vencia o lançamento do martelo; no Grecas, o destaque foi para o jovem Bruno Cordeiro, ao vencer a prova de 1.500 m; enquanto no CAO, Rafael Gonçalves vencia a prova do salto em altura (com uns excelentes 2,07 m), sendo ainda2º no triplo-salto.

Rosa Domingues continuava a mostrar os seus dotes para o que se designa por “atleta completo”, vencendo o “hexatlo” de juvenis, em 29 e 30 de Abril.

No “Olímpico Jovem” (20 e 21 de Maio, na Maia) Aveiro foi apenas 4º classificado. Individualmente, Rosa Domingues (C. Calvão) no disco, Rita Madaíl (Grecas) na altura, Carlos Pires (Grecas) também na altura e Catarina Tavares (C.D. Campinho) nos 800 metros venceram as provas em que participaram.

No Campeonato Nacional de Juvenis (1 de Julho em Lisboa), merecem referência Rosa Domingues, vencedora do lançamento do disco e Nuno Valente (CAO), vencedor da prova de 3.000 m., bem secundados por José Sereno (C. Calvão), 2º no comprimento.

No Nacional de juniores, disputado em Braga em 29 de Julho, Carlos Pires, do Grecas, venceu o salto em altura e Bruno Saramago, do Acadof, foi primeiro nos 5.000 m. Excelentes segundos lugares para Renato Silva (Grecas) nos 400 m. barreiras e nos 800 m.; Rui Tavares (NAC), nos 100 m; Bruno Marques (Campismo), nos 10.000 m. e Mafalda Oliveira, também do Campismo, nos 400 m. barreiras.

Em 13 de Agosto, Coimbra foi palco dos Campeonatos de Portugal. Atletas aveirenses com direito a subir ao pódio foram: Rafael Gonçalves (CAO) vice-campeão na altura e no triplo-salto; Regina Mendonça (CAO) vice-campeã também na difícil especialidade do triplo-salto e Clarisse Cruz (CAO), com o 3º lugar nos 1.500 m. Destaque ainda para outro atleta do C. A. Ovar, Luís Sá, que foi 1º nos 400 m. barreiras, no escalão de sub-23.

Num “Torneio Internacional de Cáceres”, em juniores, de referir a presença de Rui Tavares, atleta do NAC, que participou na prova de 100 m. e completou a estafeta de 4x100 m., ajudando com o seu contributo a equipa a vencer a prova.

Uma referência final para o número de clubes inscritos na Associação. Foram 48 os clubes que apresentaram atletas a competir. Especial destaque para o concelho da Feira, que se apresentou com nada menos que 11 clubes, muito longe de qualquer dos outros concelhos do distrito.


  Página anterior Página inicial Página seguinte