Acesso à página inicial
A. Carretas, Para a História do Atletismo, Inédito.

Subsídios para a História do Atletismo em Aveiro - 31


Grande entusiasmo pela modalidade

Iniciamos este capítulo respigando de uma crónica de um notável crítico e comentador da modalidade, Sequeira Andrade, no “Diário de Notícias” de Junho de 1977, o seguinte:

«Outro caso de grande actuação foi o da juvenil Glória Marques nos 800 metros. Um tempo soberbo para uma atleta tão jovem (2.11,6), a proximidade do record nacional absoluto e a certeza de que, com os mesmos 15 anos, poucas atletas no mundo conseguiram até agora semelhante proeza.» Ou, de como dizia um cronista de “A Bola” de 27 de Junho, o magnífico feito de «a miúda de quinze anos, lá de Estarreja.»

Referiam-se os cronistas à actuação da atleta do Estarreja na eliminatória da Taça da Europa, que teve lugar em Copenhaga (Dinamarca) nos dias 25 e 26 de Junho, onde, além de Portugal, competiram a Grécia, a Noruega e a Islândia. Foi 3ª na referida prova de 800 metros, mas o tempo obtido foi de categoria internacional.

Glória Marques na 3ª edição do “Corta-mato das Beiras, em 1977,

Em 17 de Julho, em Bucareste (Roménia), nas meias-finais da mesma Taça (denominada de Bruno Zauli), disputadas pelas equipas da URSS, Roménia, Itália, França, Finlândia, Jugoslávia, Suiça e Portugal, Glória Marques voltou a ser a representante portuguesa nos 800 metros. Nesta competição, nem o lugar alcançado nem o tempo foram tão bons como na eliminatória; mas veja-se que a juvenil estava a competir com atletas, a maior parte seniores, de grandes potências do atletismo europeu.

Um mês depois, em 13 de Agosto, mais uma vez Glória Marques foi internacional, correndo os 800 metros de um Espanha-Grécia-Portugal disputado em Saragoça (Espanha). Repare-se na “viajante” que foi a menina do Estarreja pela Europa fora, derivado naturalmente à classe demonstrada nas variadas pistas (que não na de Aveiro...).

Para além deste resultado de Glória Marques, que era record nacional de juvenis, neste ano de 1977, os atletas de Aveiro obtiveram mais os seguintes records nacionais:

● a mesma Glória Marques, o record nacional de 800 m. no escalão de iniciadas;

● ainda em iniciadas, Regina Gonçalves, do Beira-Mar, obteve o record nacional da prova de 1.500 m. com o tempo de 4.54,7 e Anabela Leite, da Sanjoanense, o record nacional do triatlo, com 1427 pontos

● Graça Silva, da Sanjoanense, integrou a selecção nacional da estafeta 4x400 m. (fazendo o segundo percurso) que melhorou o record nacional de juniores desta prova.

 

Nos campeonatos de corta-mato, disputados em 27 de Fevereiro, há a registar o triunfo colectivo da A. D. Ovarense em juniores femininos, que se sagrou campeão nacional neste escalão. Em seniores femininos louve-se o segundo lugar colectivo do Furadouro (equipa que havia pouco tempo andava nestas andanças), à frente do Sporting e do Benfica, com a obtenção dos 4º, 7º e 9º lugares (Laura Pombo, Rosa Alice e Adriana Rilho).

Individualmente, as juniores femininas foram também brilhantes, com destaque para Adelaide Meireles, do Ginásio de Águeda, e Isabel Duarte, da Ovarense, nos 2º e 3º lugares, logo atrás de uma atleta que viria a ser internacional e olímpica, Aurora Cunha. Calculemos onde poderiam chegar as atletas do distrito se lhes fossem dadas as facilidades que esta Aurora Cunha, e outras, tinham em Lisboa e no Porto.

No dia 20 de Março, nos terrenos anexos ao estádio do Fontelo, em Viseu, realizou-se mais uma edição (a 3ª) do “Corta-mato das Beiras”, prova integrada no calendário da Federação. Estiveram presentes representações de todos os distritos do centro do país, mais concretamente Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Aveiro dominou em quase todos escalões, mostrando as enormes possibilidades que o distrito tinha na modalidade (e mais teria se lhe melhorassem as condições). Numa classificação colectiva, Aveiro foi 1º com 62 pontos, distante das outras associações, que ficaram por esta ordem: Viseu, com 47 pontos; Coimbra, com 42 pontos; Leiria, com 32 pontos; Guarda, com 11 pontos e Castelo Branco, com 9 pontos. Aveiro dominava francamente no centro do país.

Aveiro venceu individualmente em infantis, iniciados e seniores masculinos e em iniciados, juvenis, juniores e seniores femininos; portanto, sete vencedores em dez provas do programa.

De salientar: o domínio absoluto nas categorias mais jovens, sinal de trabalho em profundidade; o facto de se terem ganho colectivamente todas as provas femininas; que, com a presença de Mário Cordeiro, também se teria ganho a prova de seniores masculinos; e a dispersão dos atletas seleccionados por praticamente todos os clubes filiados na Associação.

A seis e sete de Maio, a Federação fez disputar em Lisboa o Campeonato Nacional de Juniores, os masculinos no Jamor, e os femininos no Estádio da Luz. Como já nos habituavam, os atletas jovens voltaram a marcar brilhante presença, sendo de notar que a maioria pertencia ainda a escalões inferiores (iniciados e juvenis). Temos que destacar, em primeiro lugar, o título de Campeã Nacional de 800 metros, para a atleta iniciada do C. D. Estarreja, Glória Marques, no bom tempo de 2.16,9, com a circunstância de ter dominado a corrida praticamente sem competidores a incomodá-la. Depois dela, há que salientar três atletas, que ficando no pódio, conseguiram com as suas marcas a obtenção de novos recordes regionais absolutos. Referimo-nos a Anabela Leite, da Sanjoanense (terceiro lugar na altura com 1,43 m), Clarinda Faria, também da Sanjoanense (segundo lugar nos 400 metros barreiras, com 68,9 s.) e Vitalina Bastos do Válega (terceiro lugar nos 3 mil metros com 10.34,0). De realçar ainda os segundos lugares de Graça Silva, da Sanjoanense, nos 400 metros planos (60,7, a sua melhor marca do ano) e de Lucinda Leal, do Estarreja, no lançamento do dardo (30,58 m).

Nos campeonatos nacionais de juvenis de pista, em 28 e 29 de Maio em Coimbra, para além do título de campeã dos 800 m. obtido por Glória Marques, do Estarreja, com o tempo de 2.18,9, registem-se ainda os seguintes lugares de pódio, obtidos por atletas de clubes do distrito:

Glória Marques (CDE) foi 2ª nos 400 m., com 61,2 s.

Graça Silva (ADS) foi 3ª nos 400 m., com 62,4 s.

Aldina Figueira (CDE) foi 3ª nos 1.500 m., com 4.54,3

Anabela Leite (ADS) foi 2ª no salto em altura, com 1,39 m.

Lucinda Leal (CDE) foi 2ª no lançamento do dardo, com 31,60 m.

Nos campeonatos nacionais de juniores, disputados em Lisboa a 14 e 15 de Maio, Glória Marques foi de novo campeã nacional, agora neste escalão superior ao seu, fazendo o bom tempo de 2.16,9, embora um pouco distante do seu melhor.

Com direito a pódio tivemos:

Anabela Leite, da Sanjoanense, 3ª no salto em altura (1,43 m.)

Clarinda Faria, da Sanjoanense, 2ª nos 400 m. barreiras (68,9 s)

Vitalina Bastos, do CRC de Válega, 3ª nos 3.000 m. (10.34,0)

Estas três com novos records de Aveiro e

Graça Silva, da Sanjoanense, 2ª nos 400 m. (60,7 s)

Lucinda Leal, do Estarreja, 2ª no lançamento do dardo (30,58 m)

Bons resultados ainda para Isilda Eduardo, da Sanjoanense, nos 3.000 m; Rosa Rodrigues, do Estarreja, no lançamento do peso; Aldina Figueira, do Estarreja, nos 1.500 e nos 3.000 m.; e de Fátima Ribau, do Gafanha, no salto em comprimento.

Com excepção de Rosa Rodrigues, todas as outras atletas eram ainda juvenis. Anabela Leite era ainda iniciada e, com apenas 13 anos na altura, alcançava já marcas que faziam prever estar em presença de uma atleta de futuro.

A Sanjoanense obteve um brilhante 4º lugar colectivo entre 22 equipas.

No “I Encontro de Juvenis Inter-Associações”, em disputa com selecções idênticas de Lisboa, Coimbra, Porto e Viseu (Braga e Faro não compareceram, mas também não tinham hipóteses) a representação aveirense alcançou um brilhante 2º lugar, logo a seguir a Lisboa, e à frente de Porto, Coimbra e Viseu. A classificação colectiva deste encontro ficou assim: Lisboa, em 1º com 90 pontos; Aveiro, em 2º com 64 pontos; Porto, em 3º com 61 pontos; Coimbra, em 4º com 52 pontos e Viseu, em 5º com 26 pontos. Uma vez mais ficava demonstrada a valia dos atletas do distrito e os resultados obtidos reflectiam o quanto os clubes apostavam na formação.

Venceram as suas provas Graça Silva os 400 m. (61,0 s) e Anabela Leite o salto em comprimento (4,85 m). Foram 2ªs classificadas Aldina Figueira nos 1.500 m., Lucinda Leal no peso, Anabela Leite nos 100 m., e a estafeta 4x100 m.;. Clarinda Faria foi 3ª nos 100 m. barreiras.

Para além dos atletas já referidos como fazendo parte da elite do atletismo jovem no distrito, acrescentamos os nomes de André Costa e Vítor Gonçalves, da Sanjoanense, Amílcar Teixeira, do Estarreja, e Francisco Duarte, da Ovarense.


  Página anterior Página inicial Página seguinte