Escola Secundária José Estêvão
SEUC - Nível Secundário
Matriz dos Exames de Português - Regime Presencial e Não Presencial
Unidade 7 — 2002/2003

1 - ESTRUTURA DA PROVA E COTAÇÕES

TEXTOS - Apresentação de um ou dois textos líricos, de acordo com o programa.
GRUPOS I e II
- Conjunto de questões para interpretação das ideias dos textos e aplicação de conhecimentos linguísticos, estilísticos e formais.
GRUPO III
- Composição para avaliação das competências de expressão escrita.

 

2 - COTAÇÕES

As cotações da prova encontram-se distribuídas tendo em conta o grau de importância dos conteúdos de cada grupo, correspondendo o maior peso àqueles em que se efectua a verificação/aplicação de conhecimentos. Ao grupo I e II corresponde uma cotação de cerca de 140 a 150 pontos, devidamente distribuídos no enunciado da prova, cabendo o restante ao Grupo III.

 

3 - MATERIAL A UTILIZAR

O aluno deverá trazer para a prova folhas pautadas de acordo com o regulamento do SEUC, bem como uma caneta de tinta azul ou preta. Não é permitido o uso de dicionários e prontuários ortográficos.

 

4 - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: Escrita e Oral

Lírica trovadoresca portuguesa:

- Cantigas de amor e de amigo — origens e características
- Cantigas de escárnio e maldizer — origens e características
- Conhecimento dos poetas inseridos no Guia

Cancioneiro Geral de Garcia de Resende:

- Características e importância deste cancioneiro;
- Conhecimento das composições com maior interesse literário

Período Clássico - lírica camoneana:

- Origem e características do Classicismo;
- Perfil biográfico do poeta e sua importância;
- Formas versificatórias utilizadas por Camões;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no Guia

Pré-romantismo e Bocage:

- Conceito e características do pré-romantismo;
- Bocage: breve perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no Guia.

Romantismo:

- Origem e características deste período;
- Garrett: importância e perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no Guia.

 

5 - OBJECTIVOS

- Interpretar e analisar correctamente as ideias dos textos.
- Determinar a estrutura dos textos.
- Analisar formalmente as composições.
- Demonstrar os conhecimentos inerentes aos conteúdos temáticos.
- Exprimir-se com clareza.
- Desenvolver temas propostos.

 

6 - CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO

- Será desvalorizada a falta de objectividade, precisão, clareza e correcção linguística nas respostas.
- O afastamento do assunto das questões e do tema proposto para a composição implicará a total desvalorização dos mesmos.

OBS: - Além dos textos fornecidos no Guia de Aprendizagem, os alunos podem obter informações complementares recorrendo às páginas correspondentes na Internet, bem como aos manuais didácticos utilizados nos níveis equivalentes do ensino diurno, disponíveis na Biblioteca da Escola.

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