16º Festival Nacional de Folclore e 9º Internacional - 8 de Julho de 2000 – pp. 53 e 54

Rancho Folclórico Regional de Quiaios

Quiaios, milenária povoação da beira-mar situada a 8 Km ao Norte da sede do concelho, a Figueira da Foz.

Durante séculos foi a sua população constituída essencialmente ocupada na agricultura, colonos que a fertilidade da terra ali fixou e fez progredir. Depois, o mar, rico em espécies de invulgar qualidade, chamou a si pescadores das regiões nortenhas e as suas tradições caldearam-se com as já existentes numa simbiose etnográfica digna de estudo e preservação.

O Rancho Folclórico de Quiaios, fundado em Maio de 1956, tem dedicado atenção aos vários aspectos da vida local, e regional, nomeadamente a intensa actividade piscatória da Praia de Quiaios no início do século, e também a actividade agrícola que visava sobretudo abastecer a cidade com produtos hortícolas.

Os seus trajos e danças representam os usos e costumes / 54 / da parcela do Litoral Gandarês que vai do Cabo Mondego às Terras do concelho de Cantanhede.

Efectuou diversas gravações para a rádio e televisão e foi distinguido com o 1º Prémio em danças no festival de folclore das Beiras. Organiza o Festival de Folclore de Quiaios, tem participado em festas e festivais de Folclore de reconhecido valor em todo o país e também em Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Bélgica e Dinamarca.

É sócio da Federação do Folclore Português.

 

 

página anterior início página seguinte