Página inicial


Actividades e Curiosidades

«Os Penta-Atletas são os melhores, porque eles são naturalmente dotados tanto de força como de velocidade.»

«A educação deve privilegiar o desenvolvimento das faculdades espirituais e intelectuais e, subordinadamente, as materiais, físicas.»

                                                                                         Aristóteles (384 A. C./322 A. C.)       

 

 

Os Jogos Olímpicos tiveram sua génese na Antiga Grécia, decorria o remoto ano de 776 A.C.. Consta-se que o seu surgimento foi resultado de um acordo estabelecido entre dois reis, Licurgo, de Esparta e Ífitos, de Elida, com o objectivo de pôr fim a uma guerra local entre Elis e Pisa. Havia, portanto o propósito de tornar estas competições um meio de levar os homens a pensarem na paz e a conviverem como amigos. Logo aí, se pretendeu que os Jogos Olímpicos fossem um símbolo de paz.

Estádio olímpico da antiga Grécia. Fotografia do endereço «Olympic Games» - Ministério Helénico da Cultura. Clicar na imagem para aceder directamente ao endereço.

Os Jogos Olímpicos decorriam no vale de Olímpia (lugar sagrado), durante o Verão e sempre na lua cheia que se segue ao solstício de Verão. Também se sabe que tinham lugar no princípio de cada 5º ano, portanto depois de passarem 4 anos completos desde os últimos jogos.

Todos os 4 anos os mensageiros da trégua de Zeus partiam de Olímpia para anunciar os próximos jogos em todo o Mundo Grego.

 

As provas só podiam ser realizadas por homens da raça helénica pura. A sua inscrição era bastante rigorosa, pois, trinta dias antes, pelo menos, tinham que se submeter a um treino intensivo. Não só os competidores, como treinadores e juizes, eram sujeitos a um duro regime de treino, de preparação espiritual, com uma dieta alimentar, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

Ginásio da antiga Grécia. Fotografia do endereço «Olympic Games» - Ministério Helénico da Cultura. Clicar na imagem para aceder directamente ao endereço.

Em Olímpia, como em qualquer outra cidade, os treinos faziam-se em ginásios abrigados do sol, os quais se transformaram rapidamente em centros de actividade intelectual. Os de Atenas eram os mais florescentes, particularmente a da Academia, frequentado por Sócrates e Platão, e a do Liceu, frequentado por Aristóteles.  

Sócrates

Platão

Aristóteles

O ideal Grego do Homem traduzia-se numa relação particular entre as actividades do corpo e do espírito.

Ao consagrar a Zeus, cuja imagem reproduzimos aqui ao lado, as maiores proezas da actividade humana, os Jogos Olímpicos insuflaram um novo entusiasmo em muitas das ambições do homem em todos os domínios, despertando-lhe a imaginação e contribuindo para satisfazer a nostalgia espiritual que reside no coração de todo o ser humano.

Com a evolução dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, o programa olímpico passou para cinco dias, estando as provas assim distribuídas:

1º dia – Cerimónia de abertura, sacrifício aos Deuses, juramento solene e sorteio dos atletas;

2º dia – As apologias a Pélope , as Corridas de Quadrigas e o Pentatlo (disco, dardo, corrida pedestre, luta e salto) e Pugilato;

3º dia – Sacrifício a Júpiter, seguido de três corridas: o Stadium (um estádio de 192,27 metros), o Diaulo (duas vezes a distância do Stadium – 374 metros) e o Dólico (vinte e quatro vezes o Stadium – 4614 metros), Luta, Pugilato e Pancrácio;

4º dia – Corrida de cavalos e de carros, Quadrigas (carros com 4 cavalos), Kalpi (corrida de jumentos), Synoris (carros com 2 cavalos, quadriga de jovens e synoris de jovens, Pentatlo ( corrida, salto, luta dardo e disco) e corrida com armas;

5º dia – Distribuição de prémios, coroamento oficial dos vencedores, acção de graças (sacrifício aos Deuses) e banquete do adeus.

Píndaro, o poeta genial e apaixonado dos Jogos Olímpicos, diz-nos que os vencedores conheciam a glória verdadeiramente imortal ao serem galardoados com um simples ramo de coroa de Oliveira Silvestre, que era o prémio que recebiam, símbolo da sabedoria, da paz, da abundância e da glória.

Imagens de quatro modalidades olímpicas: boxe, quadrigas, corridas e pentatlo.

Os Jogos Olímpicos tornaram-se progressivamente uma festa do Mundo Grego e duraram 1168 anos, ou seja 292 olimpíadas, porque no ano 393 da nossa era, Teodósio, general romano, tornou-se imperador e fez publicar um édito ordenando a sua extinção.

Para mais informações acerca dos jogos olímpicos, aconselhamos a consulta dos dois endereços a seguir indicados, onde pudemos encontrar algumas das imagens que aqui apresentámos:

                                  www.perseus.tufts.edu/Olympics
                                  www.culture.gr/2/21/211/21107a/og/games.html