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Homenagem póstuma em 13 de Outubro de 2012

Texto de Gaspar Albino lido na capela de São Gonçalinho, em homenagem a Zé Augusto, por altura do lançamento de uma peça em biscuit (lamparina) da autoria do nosso artista. Assistiu ao acto a viúva e família.

LEMBRANDO ZÉ AUGUSTO… O ARTISTA QUE DAVA VIDA AO BARRO

Tratava-se de pública sessão de póstuma homenagem a D. João Evangelista de Lima Vidal, falecido havia pouco tempo e, se bem me lembro, o padre Manuel Caetano Fidalgo, então director do semanário Correio do Vouga, abeirou-se de mim pedindo que fizesse um retrato do arcebispo, de grandes dimensões, para pano de fundo do palco do Teatro Aveirense.

Respondi que o desenharia mas que, para o pintar, teria de recorrer a alguém que me desse uma mão.

Bati à porta do Zé Augusto. A resposta foi sim. E em poucas horas, tal o curto tempo de que se dispunha, saiu em fundo de verde musgo sobre papel de cenário posto no chão da sala do Senhor de uma pequena casa térrea da rua do Norte ou do Vento, o recorte branco, esgalhado à brocha, da face sorridente, bondosamente sorridente, do nosso Arcebispo.

Assinámos os dois, pois se tratava de trabalho de parceria.

Depois das luzes da ribalta onde se desenrolou a sessão solene, dei que o esquiço de retrato não fora destruído. Passeou pelo edifício do Correio do Vouga, pelo Seminário Diocesano, quedou-se no gabinete de Monsenhor João Gaspar, no Paço Episcopal. Hoje, parece que voltou para o Seminário.

Se falo deste episódio, tal resulta da leitura que fiz duma entrevista dada, em tempos, pelo artista Zé Augusto ao Dr. Amaro Neves e dada à estampa nas páginas dum Boletim da Associação de Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, repositório de dados historicamente relevantes para a abordagem da vida do grande barrista aveirense.

A certa altura diz-se que o artista preferia trabalhar sozinho, isolado.

Eu não diria isso dele. O que se passava é que a sua timidez sempre o levava a um resguardo grande que se quebrava só quando ele sentia que estava com alguém que conhecesse bem.

Prova disso mesmo são os muitos trabalhos em que ele foi dando as mãos a Jeremias Bandarra na consubstanciação de painéis policromos que foram surgindo em feliz parceria e que ficaram para nosso usufruto, enriquecendo o nosso património público

Zé Augusto sempre se reclamou de pessoa pouco dada à abordagem das disciplinas teóricas que integravam o seu curso de pintura cerâmica, quer nos tempos da Escola Técnica de Fernando Caldeira, quer, depois, na Escola Industrial e Comercial de Aveiro.

Quem o conheceu, como eu, desses tempos, sabe qual era a sua postura face ao curso de que colheu só o que quis: o traquejo do desenho pelas mãos dos professores Porfírio de Abreu, Júlio Sobreiro e Ferreira Alves; a descoberta do mistério das tintas cerâmicas, através dos professores Gervásio Aleluia e Hernâni Moreira da Silva; a abordagem dos volumes, trabalhando o barro, sob o seguro e competente conselho do mestre escultor Mário Truta que tantos de nós marcou na sua passagem por Aveiro.

Ele, Zé Augusto, sempre disse que pensava pelos seus olhos e falava melhor com as suas mãos.

Contudo, quem frequentou a sua oficina, a caminho de São Bernardo, sabia da alegria que lhe vinha ao de cima quando tinha amigos à sua volta, sempre pedindo opiniões, críticas, sugestões, estabelecendo o diálogo que ele tanto sentia necessário e útil para abrir as portas à sua criação artística.

Apesar de avesso a teorias, os livros de técnica e de história de Arte misturavam-se em abundância com as formas de gesso que por toda a parte se espalhavam.

Tímido? Sim. Sozinho, isolado, nunca!

Na nossa juventude, nesses anos de cinquenta, as dificuldades materiais de todos nós, os alunos do ensino técnico, eram grandes.

Muitos misturavam os estudos, de dia ou de noite, com o trabalho, para subsistir.

A simbiose trabalho/escola técnica era enorme: os cursos frequentados eram o prolongamento das tarefas laborais; estas apeteciam e empurravam-nos para a frequência dos cursos técnicos.

Os dirigentes de fábricas, muitas vezes, eram professores; os seus alunos, muitas vezes também, viriam a converter-se em empresários.

O Zé Augusto que todos nós nos habituámos a admirar é mesmo o fruto deste difícil, porque doloroso, fundo de vida.

O que caracteriza verdadeiramente a obra de Zé Augusto é a profunda coerência que sempre se verificou entre a sua maneira de estar na vida e aquilo que ele foi produzindo em termos de expressão artística.

Expressão essa que, quer nas suas estatuetas de barro ou grés, a que ele gostava de chamar "bonecos", quer nos seus painéis e palanganas (pratos cerâmicos), se traduz naquilo a que alguns artistas de formação curricular vazada nas escolas se arrogam de realismo expressionista.

Só que em Zé Augusto tal força de expressão resultou, sempre e indubitavelmente, duma vida sentida e sofrida que se plasmou na forma do barro ou na cor do painel, garantindo nelas essa mesma vida...

Não de uma teoria que se absorve e que através de compromisso ideológico força a que se traduza plasticamente uma leitura crítica da sociedade.

A força imanente é mesmo a força emanente na obra de Zé Augusto.

E daí a espontaneidade e a linearidade que se percebem existir em todas as obras de Zé Augusto, desde o momento da concepção até ao surgir do trabalho acabado, sem contudo tal se poder confundir com simplismo.

De todo em todo, não.

O que há é a honestidade que brotava de alguém que, sendo e vivendo a sua circunstância, se assumiu como ele próprio, sem rodeios, mostrando-se ele mesmo, sem compromissos, no excelente manuseio dos instrumentos plásticos que tão bem soube dominar.

A importância da sua obra força, a que, desde já, se comece a fazer um exaustivo inventário dos trabalhos deste grande artista aveirense, coisa imprescindível, acima de tudo, para a história da barrística e da pintura cerâmica em Aveiro. Apetece-nos sugerir que seja o MUSEU DE AVEIRO a organizar uma exposição antológica da obra de Zé Augusto e a coordenar o necessário catálogo com depoimentos de quem acompanhou o artista no seu devir criativo.

Certo dia, visitando uma galeria de arte em Espanha, fui perguntado de que terra eu era. Disse que era de Aveiro.

– Ah! de Aveiro? Da terra do Zé Augusto?

Doutra feita, em Macau, dei comigo extasiado ao ver que na montra dos Serviços de Turismo da então ainda colónia portuguesa, o que representava o nosso País era, nem mais nem menos, um conjunto de estatuetas polícromas das figuras típicas de Aveiro, da lavra do nosso saudoso Zé Augusto.

Na última reunião da Comissão Municipal de Toponímia, tive a honra de ver aprovada por unanimidade a proposta que apresentei para que fosse dado o nome de Zé Augusto a uma artéria ou praça da nossa terra.

A sua obra está espalhada por todo o mundo. Saibamos dignificar quem, com enorme humildade mas com imenso talento, tanto soube, ele sim, dignificar a nossa terra.

É que Zé Augusto foi capaz de dar vida às suas peças geradas no barro de tão longas e ricas tradições na nossa região; no barro que ele tão bem soube manusear e que fez dele um dos maiores barristas de toda a história da nossa Aveiro.

GASPAR ALBINO – 13/Outubro/2012

 
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20-04-2018