Divirta-se testando os conhecimentos e sorrindo com algumas das hipóteses apresentadas
por Henrique J. C. de Oliveira
O teste que lhe é apresentado é constituído por perguntas de escolha múltipla e afirmações que podem ou não estar correctas. Seleccione apenas uma das quatro hipóteses ou diga se a afirmação é verdadeira ou falsa.
1. A acção que frequentei destinou-se essencialmente à aprendizagem do programa
word da Microsoft.
Excel da Microsoft.
Frontpage da Micrograph.
Frontpage da Microsoft.
2. O «software» que aprendi destina-se à criação de material
para Internet.
para PowerPoint.
para folhas de cálculo.
para preenchimento do IRS.
3. Na acção frequentada a aprendizagem ficou limitada apenas a um programa.
Verdadeiro
Falso
4. As páginas para inserção na Internet são ficheiros com a extensão
txt.
htm.
doc.
jpg.
5. Para produção de documentos para Internet, podemos e devemos utilizar diferentes tipos de «software».
6. O Word é um «software» para criação de textos, cuja utilidade é nula para a produção de páginas para a Internet.
7. A captura de imagens para Internet pode ser feita com os seguintes meios:
Scanner A4, fotografias a cores e um moderno aspirador.
máquina fotográfica digital e impressora de jacto de tinta.
scanner A4, máquina fotográfica digital, software com clipart e editores gráficos.
nenhuma das hipóteses é válida.
8. Picture Publisher, Paint Shop Pro, Paint, Adobe Photoshop são programas para tratamento de texto em computador.
9. É possível obter imagens para inserir em programas de computador a partir de qualquer suporte desde que se possua o «hardware» adequado.
10. A sequência correcta das etapas para a criação de um programa (educativo) para Internet é...
pesquisa dos documentos, estruturação do módulo, determinação do tema, digitalização das informações verbais e icónicas e criação das páginas de acordo com o fluxograma previamente estabelecido.
criação das páginas de acordo com o fluxograma previamente estabelecido, pesquisa dos documentos, estruturação do módulo, determinação do tema, digitalização das informações verbais e icónicas.
pesquisa dos documentos, estruturação do módulo, criação das páginas de acordo com o fluxograma previamente estabelecido, determinação do tema e digitalização das informações verbais e icónicas.
determinação do tema, pesquisa dos documentos, estruturação do módulo, digitalização das informações verbais e icónicas e criação das páginas de acordo com o fluxograma previamente estabelecido.
11. Fluxogramas são esquemas estruturados que nos permitem facilmente visualizar de que modo
as gramas apresentam um fluxo contínuo de crescimento nos relvados.
as águas fluem através das canalizações ou das condutas.
os diferentes componentes de um programa se encontram interligados.
os diferentes componentes de um programa deixam de funcionar.
12. A imagem 1 corresponde a um exemplo de
estruturação redonda.
estruturação linear.
estruturação cúbica.
estruturação em arborescência.
13. Observando a imagem 1 anteriormente apresentada, pode-se concluir que o módulo esquematizado permite uma navegação linear ou não e o regresso sempre à página inicial a partir de qualquer local.
14. Para evitar erros de navegação quando um programa em html estiver na Internet, todos os componentes deverão estar guardados
numa pasta principal colocada na raiz do disco duro (C:).
numa pasta principal colocada em «Os meus documentos».
numa pasta colocada indiferentemente em qualquer lugar.
numa pasta mais pequena colocada na nossa pasta de cabedal.
15. Todos os elementos das nossas páginas para Internet (textos, imagens, sons)
podem estar indiferentemente em locais diferentes do computador, desde que indiquemos ao programa onde os procurar.
devem estar obrigatoriamente colocados na mesma pasta.
devem estar obrigatoriamente em páginas diferentes.
podem estar em qualquer lugar, excepto no computador do vizinho.
16. Embora se possam colocar todos os objectos (textos, imagens, sons) na mesma pasta, a imagem 2 corresponde a uma forma de estruturação correctamente organizada.
17. A página principal com o índice é habitualmente designada como
página um.
página inicial.
página de mexeriquice.
home page.
18. O ficheiro correspondente à página inicial deverá por norma ser designado por
Índice.htm
Início.htm
Index.htm
Leiame.htm
19. Os diferentes objectos, tais como botões de navegação e separadores, podem ser criados nos formatos
jpg e gif.
gif e txt.
jpg e doc.
doc e gif.
20. O formato JPEG (jpg) é habitualmente reservado às imagens de tipo fotográfico, porque
permite ficheiros compactos com vários milhões de cores.
permite uma melhor apresentação dos nossos familiares e amigos.
permite uma melhor lentidão no aparecimento da imagem.
permite ficheiros compactos com muito mais texto.
21. Se pretendermos apresentar animação numa imagem, num botão, num separador, o formato obrigatório deverá ser o jpg.
22. A imagem apresentada corresponde
às tabuletas de sinalização de um hipermecado.
às mudanças no sentido de direcção.
a três botões para casacos de senhora.
a três botões de navegação.
23. A imagem apresentada
é a do gato brincalhão da nossa vizinha.
é uma animação feita no formato jpg.
é uma animação feita no formato gif.
é uma animação feita em vídeo digital no formato avi.
24. Para descobrirmos o formato da imagem anterior e acertarmos na hipótese, uma boa técnica consiste em clicar sobre ela com o botão direito do rato e procurarmos ver nas «Propriedades» o nome do ficheiro e a extensão.
25. A grande técnica de criação de páginas para Internet consiste
na utilização engenhosa de ficheiros de texto.
na utilização engenhosa das tabelas para distribuição dos conteúdos.
na utilização engenhosa de tabelas horárias para uma boa circulação.
na utilização judiciosa de ficheiros de imagens e sons.
26. Para criação de páginas para Internet com o programa Frontpage, os conhecimentos adquiridos na utilização do processador de textos Word não têm qualquer utilidade.
27. A forma mais rápida e fácil de obter uma tabela, quer no Word, quer no Frontpage, consiste em
clicar com o cursor do rato no ícone das tabelas e responder às perguntas do computador.
clicar com o cursor do rato no ícone das tabelas e importar o que se pretende de um clipart.
clicar com o cursor do rato no ícone das tabelas e utilizar as tabelas de um calendário.
clicar com o cursor do rato no ícone das tabelas e deslizando o cursor sobre a janela que surge seleccionar as linhas e as colunas pretendidas.
28. A imagem apresentada, que é de um calendário fictício de Janeiro de 2010, corresponde a uma tabela de 7x7 em que as 7 células da primeira linha foram unidas numa só.
29. No programa Frontpage não é possível importar tabelas de outros programas, como por exemplo o Excel.
30. O título de uma página em HTML pode ser feito
com o texto colocado na célula principal do cabeçalho.
com uma imagem e um texto colocado na célula de um cabeçalho.
com uma imagem de uma imagem acompanhada de texto ou vice-versa.
Todas as hipóteses são possíveis e não únicas.
31. Uma tabela é constituída por
um rebordo ou cercadura e célula(s).
um fundo ou superfície, um rebordo (border) ou cercadura e célula(s).
um rebordo ou cercadura (border), célula(s), fundo (background) e superfície (foreground).
Nenhuma das hipóteses é válida.
32. Numa tabela com várias células não é possível atribuir uma cor de fundo a uma célula independentemente das restantes.
33. No Frontpage é possível configurar uma só célula ou a totalidade da tabela da seguinte maneira:
Colocar no fundo (background) uma imagem com um texto sobreposto.
Colocar no fundo (background) uma imagem e no cimo (foreground) um texto.
Colocar no cimo (foreground) uma imagem e depois um texto por cima.
34. Há várias maneiras de inserir linhas separadoras no Frontpage.
Uma delas consiste em seleccionar «Insert» na barra de ferramentas e escolher «horizontal line».
Uma delas consiste em pegar numa régua e lápis ou caneta e traçar uma linha horizontal.
Uma delas consiste em pedir a linha emprestada.
Nenhuma das hipóteses é viável.
35. Uma das formas de aplicar uma linha horizontal de separação consiste em inserir uma célula vazia, à qual se atribui uma cor de fundo. Todavia tem o inconveniente de ficar invisível ao imprimirmos a página.
36. Uma das maneiras de colocarmos uma linha separadora horizontal que fique visível se imprimirmos a página consiste
em inserir uma linha horizontal desenhada no formato bmp.
em inserir uma linha horizontal desenhada com régua e lápis ou caneta.
em inserir uma linha horizontal desenhada num editor gráfico no formato gif ou jpg.
em inserir uma linha horizontal desenhada num editor gráfico no formato bmp ou tif.
37. O procedimento no Frontpage para inserir uma linha horizontal ou desenho de separação no formato adequado é totalmente diferente do utilizado para inserir imagens.
38. A imagem mostra-nos parte da barra de ferramentas do Frontpage, com diversas opções na linha superior. O botão para inserção de uma imagem é
o quarto a contar da esquerda.
o terceiro a contar da esquerda.
o segundo a contar da esquerda.
o primeiro a contar da esquerda.
39. Na imagem anterior, o segundo botão a contar da esquerda é para
criação de tabelas.
inserção de imagens.
criação de links.
inserção de ficheiros de som.
40. Na mesma imagem, a terceira opção a contar da esquerda é para
criação de links de navegação.
Inserção de formulários.
formatação de parágrafos.
41. Quando clicamos no ícone da barra de ferramentas para inserção de imagens, aparece-nos uma janela que nos pede para localizarmos o objecto a inserir.
42. Nas vezes seguintes que inserirmos as imagens, o programa continua a pedir-nos que localizemos os objectos, em vez de ir directamente para a localização anteriormente indicada.
43. Para estabelecermos ligações entre as páginas (links), podemos utilizar diferentes elementos sobre os quais teremos de clicar. Esses elementos, na terminologia informática, costumam designar-se por
pontos de ligação ou hiperpontos.
hiperligações ou hiperlinks.
chaves ou keys.
pontes de ligação ou hiperpontes.
44. Para estabelecermos a ligação entre as páginas podemos utilizar
elos ou cadeados de ligação, chaveds de acesso, etc.
barcos de navegação entre os elementos da informação.
imagens diversas que funcionam como botões de navegação.
imagens que funcionam como botões e palavras ou segmentos de texto.
45. Para estabelecermos a ligação entre os ícones, imagens, textos, palavras e as páginas correspondentes, teremos ne recorrer a um dos botões representados na linha superior da imagem. Para isso clicamos no
quinto botão a contar da esquerda.
quarto botão a contar da esquerda.
terceiro botão a contar da esquerda.
segundo botão a contar da esquerda.
46. Uma imagem que funcione como botão de ligação (hiperlink) tem geralmente a característica de fazer mudar o cursor quando ele passa por cima.
47. Para destacar uma imagem que funcione como hiperligação (hiperlink), o ideal seria atribuir-lhe um «border» visível com determinada espessura e cor, o que facilitaria a leitura e navegação. Todavia, isto não é possível de obter no Frontpage.
48. A uma imagem ou botão de ligação é possível atribuir uma legenda que surja quando o cursor do rato lhe passe por cima, dizendo, por exemplo, «Página seguinte», Página anterior», etc. Para isso é necessário
clicar sobre a imagem com o botão direito do rato, seleccionar as propriedades e escrever a legenda na janela para texto.
pedir ajuda ao vizinho do lado ou ao formador.
clicar na imagem com o botão esquerdo do rato e seleccionar as propriedades da imagem e escrever a legenda na janela de texto.
clicar na imagem com o botão direito do rato e inserir o texto na janela que surge.
49. Durante a criação das nossas páginas no Frontpage, é possível ver o aspecto com que fica na Internet
seleccionando a opção «Preview».
abrindo directamente o ficheiro com o Internet Explorer.
alternando entre o Frontpage e a janela do Internet Explorer.
Todas as hipóteses são possíveis.
50. A melhor forma de ver o aspecto com que o nosso trabalho fica na Internet não é através do «Preview», mas tendo ao mesmo tempo o ficheiro aberto com o Internet Explorer, porque nos permite verificar se as hiperligações (links ou hiperlinks) estão a funcionar correctamente.
51. A forma de estabelecer um «link» entre uma palavra ou imagem e a página correspondente consiste em
clicar no botão para criação de links na barra de ferramentas, seleccionar a palavra ou a imagem com o cursor e indicar na janela surgida o ficheiro na pasta respectiva.
seleccionar a página para onde se quer criar o link, clicar no botão para criação de links na barra de ferramentas e indicar na janela surgida o ficheiro na pasta respectiva.
seleccionar a palavra ou a imagem com o cursor, clicar no botão para criação de links na barra de ferramentas e indicar na janela surgida o ficheiro na pasta respectiva.
Nenhuma das hipóteses está correcta ou completa.
52. A melhor maneira de unirmos diferentes células numa só consiste em
seleccioná-las e uni-las com cola ou apagar com uma borracha as separações entre elas.
seleccioná-las com o cursor e, em seguida, ir ao botão «Table» da barra de ferramentas e seleccionar «Merge».
seleccioná-las com o cursor e dizer-lhes «Unam-se».
ir ao botão «Table» da barra de ferramentas e seleccionar «Merge».
53. Para editarmos uma página já criada no Frontpage devemos
abri-la com o Internet Explorer e, em seguida, na barra de ferramentas, clicar no botão «Edit».
procurá-la na pasta onde se localiza, abri-la com o Internet Explorer e, em seguida, na barra de ferramentas, clicar no botão «Edit».
Abrir o Frontpage, seleccionar o comando abrir o documento (Ctrl+O), localizar o nosso ficheiro e clicar sobre ele.
Todos os procedimentos são possíveis excepto um.
54. O procedimento mais rápido para editarmos uma página já criada consiste em abri-la com o Internet Explorer, o que permite desde logo visioná-la tal como surge na Internet e, em seguida, seleccionar na barra de ferramentas o botão «Edit».
55. Se procurou responder a todas as questões, está de parabéns, porque acabou de efectuar uma revisão e controlo dos seus conhecimentos e é uma pessoa interessada em valorizar-se. Ao mesmo tempo, respondeu a um teste construído com uma ferramenta de fácil utilização chamada WebQuestions.