Os
Serviços Especializados de Apoio Educativo são
constituídos pelo Serviço de Psicologia e Orientação
Escolar (SPO) e pelo Núcleo de Apoio Educativo
Especializado.
SERVIÇOS DE
PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Os
Serviços de Psicologia e Orientação são unidades
especializadas de apoio educativo. Nesta escola
integram uma Psicóloga e uma Assistente Social que, no
âmbito das suas competências poderão:
-
apoiar o processo de identificação e análise das
causas do insucesso escolar bem como propor medidas
adequadas ao seu combate e prevenção;
-
intervir a nível psicológico, psicopedagógico e social
na observação, orientação e apoio dos alunos,
promovendo a cooperação de professores, pais e
encarregados de educação em articulação com os
recursos da comunidade;
-
desenvolver programas e acções de acompanhamento
pessoal e vocacional, a nível individual ou de grupo;
-
proceder, em colaboração com o Núcleo de Apoio
Educativo, à avaliação dos alunos com necessidades
educativas especiais, à elaboração dos seus planos
educativos e ao estudo das estratégias de
ensino/aprendizagem mais adequadas a cada situação;
-
dinamizar acções junto de alunos, professores e pais
relacionadas com problemáticas ligadas à adolescência,
ao desenvolvimento de competências de estudo e outras;
-
articular a sua acção com outros serviços - Saúde,
Segurança Social etc. de modo a contribuir para um
correcto diagnóstico e planeamento de medidas mais
adequadas.
Os
pedidos de intervenção deverão ser apresentados
através do preenchimento de formulário próprio
(disponível na reprografia). Deverão ser anexados
todos os documentos que contribuam para a clarificação
da situação do aluno. A capacidade de resposta dos
Serviços está condicionada pela compatibilidade e
disponibilidade de horárias, natureza da problemática
e altura do ano em que é solicitada a intervenção.
NÚCLEO DE APOIO
EDUCATIVO ESPECIALIZADO
O
Núcleo de Apoio Educativo visa assegurar e promover a
existência de condições que assegurem a plena integração
escolar dos alunos. O docente que integra o NAEE presta
apoio educativo à escola no seu conjunto, ao professor,
ao aluno e à família, na organização e gestão de
recursos e medidas diferenciadas, considerando as normas
do ME no que se refere à definição das problemáticas a
apoiar. No âmbito das suas competências poderá:
-
cooperar com os órgãos de gestão e coordenação
pedagógica na organização e implementação dos apoios
educativos;
-
colaborar na organização e acompanhamento dos processos
dos alunos com necessidades educativas especiais, já
identificadas e diagnosticadas;
-
proceder, em colaboração com os SPO, à
observação/avaliação psicopedagógica/diagnóstico de
necessidades educativas especiais;
-
colaborar com os CT e com os DT no atendimento a pais e
encarregados de educação e na promoção de um espaço de
reflexão e definição / redefinição de estratégias de
actuação;
-
contribuir para a diversificação de estratégias e
métodos educativos, no estudo e na definição de formas
de actuação mais adequadas a cada situação, o que dará
origem à elaboração de planos educativos;
-
disponibilizar informação técnica e saberes específicos,
sempre que solicitados.
O
modelo de intervenção, para a identificação de alunos
com necessidades educativas especiais deverá ter início
no contacto que o DT estabelecerá com o NAEE e os SPO
após recolha de dados e a elaboração de relatório, em
que os mesmos sejam especificados. |