Acerca destes Serviços

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo são constituídos pelo Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) e pelo Núcleo de Apoio Educativo Especializado.

 

 

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

 

Os Serviços de Psicologia e Orientação são unidades especializadas de apoio educativo. Nesta escola integram uma Psicóloga e uma Assistente Social que, no âmbito das suas competências poderão:

 

- apoiar o processo de identificação e análise das causas do insucesso escolar bem como propor medidas adequadas ao seu combate e prevenção;

 

- intervir a nível psicológico, psicopedagógico e social na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade;

 

- desenvolver programas e acções de acompanhamento pessoal e vocacional, a nível individual ou de grupo;

 

- proceder, em colaboração com o Núcleo de Apoio Educativo, à avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais, à elaboração dos seus planos educativos e ao estudo das estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas a cada situação;

 

- dinamizar acções junto de alunos, professores e pais relacionadas com problemáticas ligadas à adolescência, ao desenvolvimento de competências de estudo e outras;

 

- articular a sua acção com outros serviços - Saúde, Segurança Social etc. de modo a contribuir para um correcto diagnóstico e planeamento de medidas mais adequadas.

 

Os pedidos de intervenção deverão ser apresentados através do preenchimento de formulário próprio (disponível na reprografia). Deverão ser anexados todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno. A capacidade de resposta dos Serviços está condicionada pela compatibilidade e disponibilidade de horárias, natureza da problemática e altura do ano em que é solicitada a intervenção.


 

 

 

NÚCLEO DE APOIO EDUCATIVO ESPECIALIZADO

 

O Núcleo de Apoio Educativo visa assegurar e promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos. O docente que integra o NAEE presta apoio educativo à escola no seu conjunto, ao professor, ao aluno e à família, na organização e gestão de recursos e medidas diferenciadas, considerando as normas do ME no que se refere à definição das problemáticas a apoiar. No âmbito das suas competências poderá:

 

- cooperar com os órgãos de gestão e coordenação pedagógica na organização e implementação dos apoios educativos;

 

- colaborar na organização e acompanhamento dos processos dos alunos com necessidades educativas especiais, já identificadas e diagnosticadas;

 

- proceder, em colaboração com os SPO, à observação/avaliação psicopedagógica/diagnóstico de necessidades educativas especiais;

 

- colaborar com os CT e com os DT no atendimento a pais e encarregados de educação e na promoção de um espaço de reflexão e definição / redefinição de estratégias de actuação;

 

- contribuir para a diversificação de estratégias e métodos educativos, no estudo e na definição de formas de actuação mais adequadas a cada situação, o que dará origem à elaboração de planos educativos;

 

- disponibilizar informação técnica e saberes específicos, sempre que solicitados.

 

O modelo de intervenção, para a identificação de alunos com necessidades educativas especiais deverá ter início no contacto que o DT estabelecerá com o NAEE e os SPO após recolha de dados e a elaboração de relatório, em que os mesmos sejam especificados.


Página anterior  Página inicial de opções  Página seguinte