ESCOLA DE AVIAÇÃO NAVAL

«Almirante Gago Coutinho»

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Aula prática de motores

EM 1925 o número de pilotos da Aviação Naval até aí brevetados em Escolas estrangeiras, foi julgado suficiente para ministrar instrução aos novos oficiais a especializar. Assim nasceu de facto, a Escola de Aviação Naval, sensivelmente com as suas actuais atribuições.

Embora já prevista a sua criação em 1917, pelo decreto que organizou os «Serviços da Aviação da Armada», a sua actividade limitara-se até então a instruir alguns cursos de mecânicos.

Em homenagem ao ilustre navegador «...que, pelo seu saber, muito concorreu com risco da própria vida, para que o raid Lisboa – Rio de Janeiro fosse feito com precisão tal que admirou o mundo inteiro», foi-lhe dado o nome de «Almirante Gago Coutinho».

Cremos que o funcionamento da Escola com instrução de pilotagem e de observação, corresponde a uma nítida tendência a integrar a Aviação Naval na sua função principal de Aviação Militar.

Efectuara-se o raid ao Brasil, demonstrara-se brilhantemente as possibilidades da navegação aérea científica. Missão naturalmente indicada à Aviação Naval, dela se desempenhava com pleno êxito. Gago Coutinho fizera escola, e já a Aviação do Exército se lançava também, em raids de grande envergadura.

Dados os modestos recursos de que então dispunha a Aviação Naval, era mister enveredar por um dos dois caminhos: continuar a tradição de Sacadura Cabral, preparando raids a grande distância, ou cuidar especialmente do apetrechamento militar dos centros e do adestramento do pessoal nos vários ramos de utilização militar dos aviões.

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Simulador de voo existente na época para treino de pilotagem sem visibilidade.

Embora mantendo o elevado culto pelo homem: que dignificou ao mais alto grau a Aviação Naval, impuseram-se a tarefa de transformar o espírito de então, num sincero desejo de realizar obra talvez menos brilhante, mas certamente mais de acordo com a finalidade militar da Aviação Naval. Os programas da Escola são já elaborados com a preocupação de imprimir aos cursos uma orientação de aplicação prática imediata, de forma a preparar pessoal para o desempenho das funções que lhe competem: comando e utilização de aviões para os aviadores; direcção técnica para os engenheiros maquinistas; manutenção dos aviões e funções auxiliares de utilização para o restante pessoal.

Os programas, continuamente actualizados, são postos em vigor pela Superintendência dos Serviços da Armada depois de aprovados pela Comissão de Comandantes das Escolas de Marinha.

Professam-se actualmente na Escola os cursos de aviadores, observadores-aeronáuticos, pilotos-aeronáuticos e engenheiros maquinistas, que se destinam exclusivamente a oficiais. Os cursos de mecânicos de aviação, mecânicos-pilotos e radiotelegrafistas metralhadores-bombardeiros são ministrados a praças.

Além destes cursos, destinados propriamente à especialização do pessoal, é ministrada aos cadetes do 1.º ano da Armada uma ligeira instrução de pilotagem e observação, acompanhada de lições sobre conhecimentos gerais de Aviação, orientadas segundo a sua especialidade.

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Vista aérea da Escola de Aviação Naval «Almirante Gago Coutinho» em S. Jacinto, em 1942.

Este estágio tem-se revelado muito útil, despertando em geral um vivo interesse pelo serviço de Aviação.

As ideias gerais nele colhidas constituem uma boa iniciação aos cursos, quando, como oficiais, os vêm frequentar.

Funcionou a Escola de Aviação Naval provisoriamente em Lisboa, de 1925 a 1933; em 1934 passou definitivamente para S. Jacinto, pequena povoação um pouco a norte do farol de Aveiro.

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Este local, a princípio satisfatório, pois dispunha de um vasto plano de água que constituía uma bela pista de amaragem, está hoje muito prejudicado em virtude de um contínuo assoreamento; daí o ter de ser feita a instrução de pilotagem em local com melhores condições, situado 12 quilómetros mais a norte, numa zona compreendida entre as povoações da Murtosa e S. Paio da Torreira.

Regressando da instrução de pilotagem

Acarretando este sistema vários inconvenientes ao bom funcionamento dos cursos, foi prevista a construção duma pista de aterragem junto à Escola para iniciação dos cursos de pilotagem e uma estrada ligando S. Jacinto com a Torreira para melhor garantir as comunicações entre estes locais.

Desde a sua instalação em S. Jacinto tem a Escola sofrido um desenvolvimento progressivo, e uma vez terminado o plano de obras superiormente aprovado, ficará à altura de bem cumprir a sua missão.

In: “Defesa Nacional”, n.º 97, Maio de 1942, pp. 12-13.


Links relacionados no espaço «Aveiro e Cultura»

  ● «A aviação naval em Aveiro» - ..\..\..\AvCultur\AveiDistrito\Boletim31\page73.htm

  ● Espólio Carvalhinho – Fotografias da base de S. Jacinto

  ● Hidroaviões sobre os molhes da Barra no Álbum Carneiro da Silva

 

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Inserido em
21-10-2009