PLANO
DE ESTUDO - modelo 1
EÇA
DE QUEIRÓS - Os Maias
I -
O Contexto histórico-cultural da obra
Partindo
dos textos do Guia da pág. 4-19, procure responder às
seguintes questões:
1
- Em que contexto histórico surgiu o realismo em Portugal?
2 - Quem pertencia à “Geração de 70” e quais os seus
ideais?
3 - Em que consistiu a Questão Coimbrã?
4 - Como deu esta “Geração” continuidade aos seus
ideais, em Lisboa?
5 - Defina duas fases da vivência da Geração de 70.
6 - Refira três aspectos da vida de Eça de Queirós que lhe
pareçam significativos.
7 - Como entendia Eça de Queirós a literatura? Aponte as
principais características do Realismo e do Naturalismo.
II - Análise
da obra “Os Maias”
1
- REVISÃO do estudo das categorias da narrativa (acção,
espaço, tempo, personagem e narrador). A leitura das questões
das págs. 20-22 pode lembrar aspectos gerais a ter em conta
na leitura e análise da obra.
2
- LEITURA, na íntegra, dos primeiros quatro cap.s da obra.
3
- ACÇÃO:
-
estudar págs. 23-27 (título e subtítulo / acção principal
e acções secundárias);
-
estudar págs. 27-35 (acção secundária e aspectos do trágico
presentes na obra).
4
- PERSONAGENS:
-
estudar das págs. 36- 46 (Afonso da Maia, Maria Eduarda, João
da Ega e Carlos da Maia).
5
- NARRADOR, ESPAÇO E TEMPO
- estudar págs.
47- 58.
6
- A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO:
-
estudar págs. 80-85 (análise comparativa de dois modelos de
educação, o conservador português e o inglês);
-
recordar os princípios do naturalismo (págs. 18 e 19) e
relacionar com esta análise comparativa;
-
estudar págs. 58-65 (ainda a educação; juventude de Carlos
e sua instalação em Lisboa – a crónica de costumes / a crítica
social).
7
- LINGUAGEM E ESTILO (características da prosa queirosiana):
-
estudar págs. 86-102 (recursos de estilo; o discurso
indirecto livre; a descrição impressionista).
8
- LEITURA, na íntegra, do cap. VI.
9
- A CRÓNICA DE COSTUMES (os “episódios da vida romântica”):
-
estudar págs. 66-76 (o “episódio do Hotel Central”, a crítica
à política, às finanças, aos costumes, à mentalidade da
alta sociedade lisboeta, às questões literárias; as
personagens- tipo e seu papel na intenção crítica da obra);
-
ler págs. 77-79 (outros exemplos de crónica de costumes).
10
- LEITURA DE OUTROS EXCERTOS SIGNIFICATIVOS DA OBRA:
-
“episódio das corridas no Hipódromo” (cap. X);
-
“episódio da ida ao Jornal” (cap. XV);
-
“episódio do sarau da Trindade” (cap. XVI);
-
excertos presentes no Guia (págs. 103-112).
11
- O EPÍLOGO:
-
ler, na íntegra, o último capítulo;
-
estudar págs. 113-120.
12
- SÍNTESE de conhecimentos
Ver
ainda outro esquema de estudo da obra.
- modelo 2 |