-
Apresentação de um ou dois textos líricos, de acordo com o
programa.
GRUPOS I e II - Conjunto de questões para interpretação
das ideias dos textos e aplicação de conhecimentos
linguísticos, estilísticos e formais.
GRUPO III - Composição para avaliação das
competências de expressão escrita.
2 - COTAÇÕES
As cotações da
prova encontram-se distribuídas tendo em conta o grau de
importância dos conteúdos de cada grupo, correspondendo o
maior peso àqueles em que se efectua a
verificação/aplicação de conhecimentos. Ao grupo I e II
corresponde uma cotação de cerca de 140 a 150 pontos,
devidamente distribuídos no enunciado da prova, cabendo o
restante ao Grupo III.
3 - MATERIAL A
UTILIZAR
O aluno deverá
trazer para a prova folhas pautadas de acordo com o
regulamento do SEUC, bem como uma caneta de tinta azul ou
preta. Não é permitido o uso de dicionários e prontuários
ortográficos.
4 - CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: Escrita e Oral
● Lírica
trovadoresca portuguesa:
|
- Cantigas de amor e
de amigo — origens e características
- Cantigas de escárnio e maldizer — origens e
características
- Conhecimento dos poetas inseridos no Guia |
● Cancioneiro
Geral de Garcia de Resende:
|
- Características e importância deste cancioneiro;
- Conhecimento das composições com maior interesse
literário |
● Período
Clássico - lírica camoneana:
|
- Origem e características do Classicismo;
- Perfil biográfico do poeta e sua importância;
- Formas versificatórias utilizadas por Camões;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia |
● Pré-romantismo
e Bocage:
|
- Conceito e características do pré-romantismo;
- Bocage: breve perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia. |
● Romantismo:
|
- Origem e características deste período;
- Garrett: importância e perfil biográfico;
- Conhecimento (pelo menos) das composições inseridas no
Guia. |
5 - OBJECTIVOS
- Interpretar e
analisar correctamente as ideias dos textos.
- Determinar a estrutura dos textos.
- Analisar formalmente as composições.
- Demonstrar os conhecimentos inerentes aos conteúdos
temáticos.
- Exprimir-se com clareza.
- Desenvolver temas propostos.
6 - CRITÉRIOS DE
CORRECÇÃO
- Será desvalorizada
a falta de objectividade, precisão, clareza e correcção
linguística nas respostas.
- O afastamento do assunto das questões e do tema proposto
para a composição implicará a total desvalorização dos
mesmos.
OBS: - Além
dos textos fornecidos no Guia de Aprendizagem, os alunos podem
obter informações complementares recorrendo às páginas
correspondentes na Internet, bem como aos manuais didácticos
utilizados nos níveis equivalentes do ensino diurno,
disponíveis na Biblioteca da Escola.