Acerca desta publicação

Concluída a reconversão de «ecos do mesmo GRITO» para o formato digital, cinquenta e cinco anos após a sua impressão e publicação em papel, é chegado o momento de tecer algumas considerações, não apenas relativamente aos seus autores, mas também às suas características, à forma como o reconvertemos e, já agora, também, pensando nas gerações futuras que continuem a saber comunicar através da palavra escrita, fazer um balanço entre os dois suportes de comunicação. Temos, pois, à maneira de um sumário, pelo menos estes tópicos: os autores do livro e as características do trabalho por eles produzido e as duas versões agora existentes, bem como aspectos decorrentes das reflexões que forem sendo efectuadas.

«ecos do mesmo GRITO» é um livro de poesia escrita por Costa e Melo entre Junho de 1959 e Setembro de 1960, na sua quase totalidade, a acreditar nas palavras do autor, em Espanha e na Grécia, que ocupa um total de 104 páginas com as dimensões de 20x17 cm e impresso em Aveiro na tipografia «A Lusitana», no mês de Novembro de 1960. O exemplar que me foi temporariamente cedido para reconversão e renascimento da poeira das prateleiras de uma qualquer estante tem no final o número 194. Na década de 1960 ainda não estava estabelecida a norma de aposição nas primeiras ou últimas páginas de uma ficha técnica e também ainda não se falava de ISBN, nem tão pouco se sabia o que isso era.

O essencial de um livro escrito são as palavras que ele encerra e, como tal, a sua autoria corresponde a quem as pensou, sentiu e registou, para si ou para os outros. Mas este livro de poesia foi enriquecido com as ilustrações de um companheiro da “Companha” e um companheiro nosso de há longa data, o amigo Gaspar Albino. Não é por acaso que a capa, ao contrário do habitual, não apresenta o nome do autor na parte superior. É no canto inferior direito que se regista: «palavras de COSTA E MELO. Traços de GASPAR ALBINO».

Ao dedicar a publicação «aos da “Companha”», Costa e Melo pensou naquele razoável número de amigos aveirenses que, como ele, alimentaram, durante o ano de 1959, o suplemento do semanário aveirense “Litoral”. “Companha” foi um suplemento dedicado exclusivamente às Artes, Letras e Ciências, que pôde ser lido apenas por três vezes, já que o quarto número não chegou ao conhecimento dos leitores, apesar de impresso, por falta de apoios publicitários. Se o quarto número pôde por nós ser digitalizado e disponibilizado na Internet no espaço «Aveiro e Cultura», ficámos a devê-lo a Pedro Zargo, nome literário do Dr. Luís Regala, advogado aveirense que teve o cuidado de juntar todos os exemplares e de os encadernar. Esta efémera publicação contou com a colaboração de um razoável número de aveirenses, alguns dos quais tivemos ainda o prazer de conhecer pessoalmente, de entre os quais aqui citamos apenas os que maior número de artigos produziram: Pedro Zargo (7 poemas); Pinto da Costa (5 poemas); Dinis de Ramos (4 artigos); José Palla e Carmo (4 textos teóricos sobre poesia); Jorge Mendes Leal (3 contos); Vasco Branco (2 artigos); Costa e Melo (2 artigos: Lurçat e Jean Cocteau).

Embora no índice geral de autores que elaborámos para a versão digital de “Companha” não figure o nome de Gaspar Albino, a verdade é que uma elevada percentagem das ilustrações deste suplemento artístico-literário a ele se ficou a dever.

Se quiserem recuar no tempo e também navegar com todos os marujos de “Companha”, cliquem no nome do suplemento e poderão ficar a conhecê-lo, pelo menos enquanto o Ministério da Educação continuar a manter operacional os servidores do Projecto Prof2000, onde as páginas do espaço «Aveiro e Cultura» e da escola onde nasceu se encontram alojadas.

Poderíamos ainda tecer algumas considerações acerca dos «ecos do mesmo GRITO», falar da sua estrutura bipartida, com duas partes distintas, o Manifesto e as Áticas, e reflectir um pouco acerca das ideias e sentimentos do autor, da sua ânsia de libertar o Homem do jugo de deuses e crenças, da sua dialéctica entre o Bem e o Mal, mas, muito melhor do que aquilo que possamos dizer do conteúdo, das ideias e preocupações transmitidas por Costa e Melo, é deixar que seja cada um dos leitores a retirar as suas próprias conclusões. Assim sendo, é talvez mais interessante falarmos das duas entidades que permitiram a concretização deste livro: o autor e o ilustrador.

Manuel da Costa e Melo foi um advogado da praça aveirense com quem nos relacionámos após a morte e funeral de um amigo comum, confirmando o aforismo popular que «o amigo do meu amigo meu amigo é». Que amigo era este que tornou amigos duas pessoas da mesma cidade?

Antes da morte do amigo comum, o vizinho e companheiro de café, o jornalista aveirense João Sarabando, apenas conhecia Costa e Melo de vista, porque frequentávamos um espaço comum. Era um bom dia ou uma boa tarde, conforme a altura em que ia para um café ao lado do Palácio da Justiça e, raramente, um aperto de mão meramente protocolar, porque a confiança entre nós era reduzida. Com a morte de João Sarabando, em 9 de Fevereiro de 1996, acabámos por nos encontrar no dia do funeral, junto do jazigo onde o ilustre jornalista aveirense ficou à espera de retomar a sua actividade numa outra vida. Neste local, os que ali estavam, por causa de um amigo comum, decidiram juntar-se, semanalmente, às segundas-feiras, no café ao lado da casa de João Sarabando. E, neste espaço, semanalmente, passámos a reencontrar-nos com regularidade durante alguns anos. E a Tertúlia João Sarabando ainda agora continuaria se o velho da foice não tivesse levado, aos poucos, os amigos que ali se reuniam. Quanto ao amigo Costa e Melo, se bem me lembro, penso que a sua assiduidade terá sido nula, apesar de ter aderido ao projecto da tertúlia. Tirando os encontros fortuitos no café ao lado do Palácio da Justiça, o meu reencontro com Costa e Melo ocorreu dois anos após a morte de João Sarabando. Foi precisamente em 2001, na Escola Secundária José Estêvão, quando ainda frequentava diariamente esta casa de cultura como professor.

No dia 22 de Maio de 2001, pelas 16 horas e trinta minutos, o meu Departamento de Línguas Românicas e Clássicas, no âmbito dos 150 anos do Liceu de Aveiro, prestou homenagem, na Biblioteca da Escola, a então designada «Biblioteca Histórica», hoje inexistente, a três figuras aveirenses (Bartolomeu Conde, Vasco Branco e Costa e Melo) e ao CETA (Círculo Experimental de teatro Aveirense). [Veja-se: «Homenagem a Figuras Aveirenses»]

A última vez que tive o prazer da companhia do amigo Costa e Melo foi poucos dias antes de ter saído do nosso convívio terreno, em 2002. Há já algum tempo que andava em luta com o Homem da Foice. Esteve numa guerra involuntária entre a vida e a morte, quase a ter de ir prestar contas ao Criador ou aos deuses de que nos fala nos seus poemas ou, quem sabe, a encontrar-se com «são francisco de assis», o «Santo» em quem ele não cria, mas em quem cria enquanto HOMEM que foi e que pecou. Mas ainda não foi desta. Conseguiu safar-se! Ainda não foi desta que foi encontrar-se com os deuses imortais da Paz, da Guerra, do Céu, e do Mar azul ou com o Deus de todos os deuses. Venceu temporariamente a primeira batalha com a morte e quis festejar a vitória com os amigos da Tertúlia João Sarabando, juntando-os num jantar no restaurante que frequentava habitualmente, na rua por detrás ou ao lado do Teatro Aveirense. Já não me recordo qual a ementa, mas lembro-me ainda bem da satisfação de todos nós e, sobretudo, do prazer do autor de «ecos do mesmo GRITO» por ali poder continuar entre os vivos. E combinámos que a próxima jantarada não seria ele a pagá-la, mas todos os elementos da tertúlia, ou, hipótese aventada e por todos aprovada, cada um rotativamente em data fixa e com intervalo a combinar.

Por muito que o Homem disponha há quem tenha a última palavra acima de todos os homens. E os encontros previstos e aprovados nunca chegaram a concretizar-se, porque numa última batalha, imprevista e mais próxima do que se pensava, o derrotado foi o nosso amigo Costa e Melo. Dias depois do nosso jantar, que acabou por ser, afinal, um jantar de despedida, no dia 20 de Agosto de 2002, com 89 anos, deixava de estar entre nós o autor da publicação que voltou às nossas mãos ao fim de tanto tempo. E a Tertúlia João Sarabando também pouco tempo lhe sobreviveu. Aos poucos, os elementos com mais uso da vida foram sendo levados um a um.

Agora, ao fim de 13 ou 14 anos, eis que o amigo Costa e Melo voltou a conversar comigo e connosco, não já através da palavra oral, mas do registo escrito, na publicação «ecos do mesmo GRITO», graças ao amigo comum que ilustrou o livro.

         Henrique J. C. de Oliveira

         Aveiro, 11 de Janeiro de 2016

 

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