IV SEMANA CLÁSSICA
         
 
 
 
         
 
 
 
         
 
 
 
         
 
 
 
         
         

A semana clássica no "Diário de Aveiro"

de 5 de Março de 2002

Vestidas à romana, sete alunas e uma professora estagiária de Latim, da Escola Secundária José Estêvão, lutaram, ontem, como autênticos gladiadores no coliseu romano. A estas participantes juntaram-se ainda o imperador e três estagiárias na função de escravas. A iniciativa, que se integra nas comemorações da IV Semana das Clássicas, pretendeu ser «uma forma de divulgar a cultura romana da época», explicou Alexandra Madaíl, orientadora de Estágio de Latim e Grego. É que, continua, «aos romanos só lhes importavam duas coisas: os jogos de circo, nomeadamente a luta entre gladiadores, e o pão», justifica. No final do duelo, as escravas distribuíram o tradicional pão com passas.

«Ave Caesar morituri te salutant», ou seja, «César os que vão morrer te saúdam», foi a saudação dada pelos lutadores ao imperador pouco antes de começar o duelo que viria a definir o gladiador vencedor. Uma decisão tomada pelo imperador e manifestada, como manda a tradição, através do levantamento de um dedo.

O duelo reuniu três tipos de gladiadores -- os samnites, retiarii e os thraex --, que lutaram com tridentes, punhais e escudos com rede.

Questionada sobre as dificuldades sentidas durante a organização, Carolina Serrana, professora estagiária, revela que «o mais difícil foi confeccionar os fatos para o duelo. Deu muito trabalho, mas valeu a pena», resume.

As comemorações continuam hoje (e amanhã) com a Feira do Livro e a sessão fotográfica, para a qual foram pensados painéis da antiguidade como pano de fundo. Os festejos terminam na sexta-feira com a Feira Gastronómica, onde primam as iguarias da época romana.
 

Página anterior Página inicial Página seguinte