Guião Informativo

 

Dia 16 de julho

Casa do Terror

Inaugurado em 2002, o Museu Casa do Terror exibe exposições relacionadas aos regimes fascista e comunista na Hungria do século XX e também funciona como um memorial às vítimas desses regimes, incluindo aqueles que foram detidos, interrogados, torturados ou mortos. O museu fica abrigado num belo edifício de esquina, construído em 1880, que testemunhou muitas atrocidades e foi uma verdadeira casa do terror. Com o final da Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1956, o local foi dominado por organizações de terror comunistas: ÁVO e, posteriormente, ÁVH – a Polícia Secreta Húngara.

Sinagoga de Budapeste

É a segunda maior do mundo, superada apenas pela de Jerusalém. Foi construída entre 1854 e 1859, seguindo o design do arquiteto vienense Ludwig Forster. O estilo predominante é o mourisco, embora também combine com toques bizantinos, românticos e góticos. Situa-se em Peste, mais precisamente na rua Dohány. Na fachada principal destacam-se as duas torres, que incorporam quatro relógios oitocentistas e com cúpulas douradas.

No exterior da sinagoga podemos encontrar o Cemitério judaico e a Árvore da Vida, uma escultura semelhante a um salgueiro chorão, no qual cada folha tem escrito o nome de um judeu assassinado durante o Holocausto. Esta escultura é do artista Imre Varga e foi construída em 1991.

Museu judaico

O museu apresenta diversas vitrinas onde estão expostos vários objectos que simbolizam a tradição judaica. Além das relíquias religiosas, o museu relata também a história dos judeus. Foi inaugurado em 1916, tendo sobrevivido ao domínio nazi sobre a Hungria. Foi reaberto novamente em 1947.  

Café New York

Foi ponto de encontro de diversos artistas no século XX. Colunas sinuosas, lustres encantadores, detalhes dourados em todo o canto, pinturas no teto… Um misto de decoração contemporânea e clássica. Definitivamente é um passeio pela Belle Époque! Foi recentemente renovado pelo designer Adam Tihany e possui dois andares diferentes. Além de ser um dos mais antigos da Europa, em 2011 foi eleito o Café mais belo do mundo. Foi inaugurado em outubro de 1894.

Cemitério judaico

Árvore da Vida Tradição judaica

\

Página anterior Índice Página seguinte

4