MASS TRAINING em SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Realizou-se
a segunda sessão de Mass Training em Suporte Básico de Vida, para as
turmas do 6.º A, B D e E na Escola Básica n.º 2 de S. Bernardo. Nestas
sessões realçou-se a importância da chamada do 112, nomeadamente as
informações a transmitir aos profissionais do INEM, bem como identificar
os sinais de consciência da vítima e colocar a vítima em segurança,
nomeadamente a PLS (Posição Lateral de Segurança).
A ação consistiu, também, no ensino da prática de Suporte
Básico de Vida (SBV) e pretendeu dotar os participantes de um
conhecimento que lhes permite agir adequadamente em caso de emergência.
As turmas tiveram a oportunidade de saber como se procede à reanimação
da vítima, treino, este, que foi testado em manequins preparados para o
efeito.
Prof.ª Marilina Fernandes
Projeto Saber para Ser+
|
O projeto de educação para a saúde designado “SABER
PARA SER +”, este no AEJE. O objetivo foi fornecer conhecimento ao
adolescente para “Ser +” consciente, prevenido e responsável na
abordagem da sexualidade. Foi criado um modelo próprio, mais próximo
do adolescente, apoiado na metodologia de aprendizagem alicerçada na
resposta a objetivos e problemas, com o intuito de estimular a
curiosidade, a dúvida e a procura ativa de respostas. Um ato de
cidadania, permitindo o debate esclarecido com objetivo de quebrar
mitos, tabus e … saber para Ser mais! |
Sessão de Meditação
A
turma A do 10.º ano usufruiu do prémio que uma das equipas de Cidadania
e Desenvolvimento recebeu com a participação no concurso “Saúde Mental”
promovido pelo CLDS 4G Aveiro, em outubro de 2022. O prémio foi “Uma
sessão de Meditação” dinamizada pela Psicóloga Margarida Gonçalves na
Baixa de Santo António.
Depois da exploração do significado de Mindfulness e de
como a prática deste conceito pode ajudar a desligar o “piloto
automático”, a turma teve oportunidade de experimentar três exercícios:
1º. Mindfulness dos sons – ouvir com atenção plena o que
os rodeava;
2º. Mindfulness da alimentação – comer com calma, tomando
mais consciência do que estavam a comer;
3º. Meditação guiada – utilizar a respiração como âncora
ao momento presente.
Foram várias as conclusões a que a turma chegou:
– “O meu corpo está muito mais relaxado”;
– “Fiquei com sono”;
– “Sinto-me mais leve”;
– “Na segunda vez que comi o chocolate ele não me soube
tão bem. Era muito doce”.
Foi de facto uma experiência de aprendizagens novas.
Muito interessantes, que fazem bem à saúde física e mental.
|
Dia da Europa
O nosso agrupamento comemorou o Dia da Europa, com o
hastear das bandeiras da União Europeia e de Portugal ao som do
“Hino à Alegria”. A nossa diretora, vestida com as cores da Europa,
relembrou que neste dia se comemora a paz e a unidade dos povos
europeus e se assinala o aniversário da “Declaração Schuman”.
Prof.ª Anabela Boto
|
|