projetos

MASS TRAINING em SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Realizou-se a segunda sessão de Mass Training em Suporte Básico de Vida, para as turmas do 6.º A, B D e E na Escola Básica n.º 2 de S. Bernardo. Nestas sessões realçou-se a importância da chamada do 112, nomeadamente as informações a transmitir aos profissionais do INEM, bem como identificar os sinais de consciência da vítima e colocar a vítima em segurança, nomeadamente a PLS (Posição Lateral de Segurança).

A ação consistiu, também, no ensino da prática de Suporte Básico de Vida (SBV) e pretendeu dotar os participantes de um conhecimento que lhes permite agir adequadamente em caso de emergência. As turmas tiveram a oportunidade de saber como se procede à reanimação da vítima, treino, este, que foi testado em manequins preparados para o efeito.

Prof.ª Marilina Fernandes

Projeto Saber para Ser+


O projeto de educação para a saúde designado “SABER PARA SER +”, este no AEJE. O objetivo foi fornecer conhecimento ao adolescente para “Ser +” consciente, prevenido e responsável na abordagem da sexualidade. Foi criado um modelo próprio, mais próximo do adolescente, apoiado na metodologia de aprendizagem alicerçada na resposta a objetivos e problemas, com o intuito de estimular a curiosidade, a dúvida e a procura ativa de respostas. Um ato de cidadania, permitindo o debate esclarecido com objetivo de quebrar mitos, tabus e … saber para Ser mais!

Sessão de Meditação

A turma A do 10.º ano usufruiu do prémio que uma das equipas de Cidadania e Desenvolvimento recebeu com a participação no concurso “Saúde Mental” promovido pelo CLDS 4G Aveiro, em outubro de 2022. O prémio foi “Uma sessão de Meditação” dinamizada pela Psicóloga Margarida Gonçalves na Baixa de Santo António.

Depois da exploração do significado de Mindfulness e de como a prática deste conceito pode ajudar a desligar o “piloto automático”, a turma teve oportunidade de experimentar três exercícios:

1º. Mindfulness dos sons – ouvir com atenção plena o que os rodeava;

2º. Mindfulness da alimentação – comer com calma, tomando mais consciência do que estavam a comer;

3º. Meditação guiada – utilizar a respiração como âncora ao momento presente.

Foram várias as conclusões a que a turma chegou:

– “O meu corpo está muito mais relaxado”;

– “Fiquei com sono”;

– “Sinto-me mais leve”;

– “Na segunda vez que comi o chocolate ele não me soube tão bem. Era muito doce”.

Foi de facto uma experiência de aprendizagens novas. Muito interessantes, que fazem bem à saúde física e mental.

Dia da Europa

O nosso agrupamento comemorou o Dia da Europa, com o hastear das bandeiras da União Europeia e de Portugal ao som do “Hino à Alegria”. A nossa diretora, vestida com as cores da Europa, relembrou que neste dia se comemora a paz e a unidade dos povos europeus e se assinala o aniversário da “Declaração Schuman”.

Prof.ª Anabela Boto

 

28