A produção e distribuição de energia eléctrica no concelho de Vale de Cambra teve, inicialmente, por objectivo essencial, o fornecimento de corrente eléctrica às instalações do Hospital de Macieira de Cambra, construído a expensas do sr. Comendador António de Almeida Pinho, generoso e dedicado amigo desta terra, de colaboração com o seu sócio e representante, sr. Luís de Sousa Moreira.

Sem acarretar ao Estado ou ao Município a mínima despesa, foi construída uma barragem com 7 metros de altura e com um desenvolvimento de 43 metros no coroamento em forma de arco de círculo, estando igualmente concluídas a câmara de decantação, o canal com 340 metros de comprimento e a câmara de carga. A albufeira, constituída pelo açude e pelas câmaras de decantação e carga e pelo canal, tem 7.000 metros cúbicos de capacidade. A queda bruta obtida é de 22 metros.

Central Eléctrica de Vale de CambraCom uma larga conduta forçada para alimentação de duas turbinas e geradores de corrente alternadores, a tensão é de 2.000 volts e 60 ciclos.

A sociedade criada para a exploração do fornecimento de energia eléctrica, denominada Central Hidro-Eléctrica do Caima, L.da, procedeu a montagens importantíssimas, como a linha de alta tensão, três postos de transformação de 380/220 e 190/110 volts e diversas redes situadas em Padrastos, Macieira e Burgães, estando animada do melhor desejo de ampliar a sua já vasta rede.

–o–O–o–

UNIÃO IMPARCIAL

A. Ribeiro & Irmão – Vale de Cambra

Um dos mais importantes estabelecimentos industriais existentes em Vale de Cambra é a União Imparcial, da conceituada firma dos srs. A. Ribeiro & Irmão.

Fundada em 1910 para o fabrico mecânico de embalagens em folha-de-flandres, é a casa mais antiga deste ramo, e a sua produção esmerada de latas para exportação de azeite, manteiga, conservas e outros produtos, granjeou-lhe a merecida fama de ser a mais completa e perfeita no acabamento dos seus produtos.

O seu actual proprietário, sr. Manuel de Almeida Ribeiro, dispondo das melhores relações comerciais e bancárias, pertence à primeira fila dos homens de boa vontade que existem em Vale de Cambra, e é estimado em todo o concelho pelo muito que por ele tem pugnado, multiplicando energias, desenvolvendo trabalho.

A sua casa – como dissemos a mais completa no género – dispõe, ainda, duma secção anexa de transportes de carga, sendo servida pelo telefone n.º 4. Endereço telegráfico: Ribirmão.
 

 

Página anterior Página seguinte

223