Uma vista da Murtosa 

EMBORA de recente criação, o concelho da Murtosa possui já assinalável desenvolvimento e devem destacar-se as suas esplêndidas condições como região de valor comercial e agrícola.

Num futuro próximo, quando forem definitivamente solucionados os problemas relativos a comunicações e hotéis, Murtosa, com uma das mais pitorescas praias do país e belos recortes de paisagem campesina, será, sem dúvida, muito procurada por viajantes em busca de horizontes novos.

Actualmente, mercê da actividade inteligente e dinâmica da sua vereação, a que preside o espírito brilhante do dr. Apolinário Portugal, a vila apresenta um impressionante aspecto progressivo.

Entre outros melhoramentos levados a cabo, recentemente, podem citar-se a Avenida do Monte, de belo traçado moderno; primeira fase da pavimentação da Rua 9 de Abril; o embelezamento da Praça dos Combatentes da Grande Guerra, que hoje oferece um aspecto deveras atraente; a pitoresca estrada da Varela; acabamento da Rotunda da Bestida; e reparações em várias outras vias. Mas o esforço do Município não ficará por aqui. Estão projectadas, para breve, algumas obras muito importantes, devendo destacar-se as construções dos Paços do Concelho, do Matadouro Municipal e dum mercado, assim como a Esplanada da Beira-Ria, na Torreira.

Posto isto, não se julgue que o progresso na Murtosa só se faz sentir em iniciativas de carácter material.

A assistência encontra-se também muito desenvolvida, e é prestada por intermédio de instituições oficiais e particulares, tais como a Santa Casa da Misericórdia, Casa dos Pescadores, Creche «José Maria Barbosa», e Conferência de S. Vicente de Paulo, que recebe subsidio da Câmara.

Na Murtosa há algumas construções dignas de registo e os monumentos alusivos aos Mortos da Grande Guerra e à Emancipação do Concelho.

Por todos os títulos, tudo que se tem realizado na Murtosa e que está em via de realização, justifica, plenamente, a criação do Concelho, ao qual estão reservadas todas as prosperidades que merecem as regiões onde as riquezas naturais são valorizadas pelo labor intenso dos seus filhos.

 

 

Página anterior Página seguinte

168