Parque municipal Infante D. Pedro

 

AVEIRO

O SEU ESPLENDOR MARÍTIMO

MELHORAMENTOS MUNICIPAIS

 

Aveiro é das cidades mais características do nosso país, com o encanto marítimo da sua ria e os costumes tradicionais da sua população de embarcadiços.

Embora o notável impulso que vem sofrendo há alguns anos, e faz sentir seus efeitos em melhorias traduzidas no campo material, Aveiro conserva a traça de sempre uma cidade que vive do mar e para o mar. Os seus campos têm beleza e pitoresco. Não lhe faltam os mais belos recortes de paisagem, capazes de inspirar a veia bucólica de qualquer poeta. Os estranhos podem extasiar-se na contemplação dum poente, quando o sol desaparece entre dois montes e deixa uma língua de fogo a beijar a terra. Aveiro, através de todas as renovações − há mais de mil anos que não deixa de olhar o Oceano, a beijá-lo amorosamente, mesmo quando ele se enfurece e não deixa voltar dos «bancos» da Terra Nova ou da Groenlândia os que haviam partido no princípio da primavera...

Ama o mar com um grande amor humilde e casto, como uma filha pode amar um pai. Ela é bem uma filha do mar sulcado aventurosamente por um punhado de marinheiros gregos que lhe deram o ser e a vestiram com um manto brilhante de salinas.

Qualquer viajante que a visite tem muito para entreter o espírito. Encontrará uma cidade moderna com ruas limpas e bons hotéis e pensões de primeira ordem. Mas se quiser conhecer Aveiro, embrenhe-se bem pelo cais e percorra toda a ria.

Confunda-se com a multidão que vive do mar, escute-lhes a musicalidade da fala, repare como sabem pisar com segurança a borda de qualquer barco e admire esses soberbos perfis de mulheres morenas, onde os olhos têm o brilho das estrelas. E os marítimos, os marinheiros do mar largo, tripulantes dos lugres de velas brancas que se perdem nos confins do Atlântico?...

Merece a pena observá-los − andar dançante, corpos robustos e bem talhados, cabeças leoninas desafiando as tempestades.

Uma visita a esta cidade maravilhosa não se esquece facilmente, pelo seu encanto marítimo.

Nos últimos tempos, devido, principalmente, à acção do Município a que preside o espírito brilhante e empreendedor do sr. Dr. Francisco António Soares, Aveiro deu um grande passo em frente.

Foram realizados vários melhoramentos e obras, devendo destacar-se, pela sua importância, a construção do mercado Municipal.

Contudo, o espírito empreendedor do sr. Dr. Francisco António Soares e da ilustre vereação não tem um momento de tréguas. Para muito breve estão projectados outros trabalhos de maior interesse, como o abastecimento de água à cidade, saneamento, matadouro e outras de menor vulto.

A pouco e pouco, a cidade moderniza-se e apetrecha-se com as condições indispensáveis à sua categoria de grande centro urbano. Por este motivo merecem todos os louvores aqueles que com o seu esforço e inteligência lhe têm sabido valer.

Sob todos os pontos de vista, Aveiro pode olhar o futuro com confiança. E quando a sua Ria for suficientemente valorizada, sob o ponto de vista turístico, tudo indica que virá a ser das regiões mais visitadas do país.

Juntando os nossos votos aos de todos os aveirenses, desejamos que a completa valorização económica de Aveiro seja, em breve, uma realidade, a par do seu fulgurante esplendor marítimo.

 

UM LIVRO SOBRE AVEIRO

A enriquecer a bibliografia de Aveiro, deve sair brevemente um livro dedicado a esta cidade, da autoria do ilustre escritor Dr. Carlos de Passos, nosso brilhante colaborador.

A parte monumental e artística, resumida, é publicada no 3.º vol. do «Guia de Portugal», de Raul Proença, editado pela Biblioteca Nacional.

 

 

Página anterior Página seguinte

146