É inteiramente desconhecida a época da fundação de Aveiro. Nenhuns vestígios pré-históricos ou da época romana têm sido encontrados aqui. Não prova isto que Aveiro não existisse já nesses distantes tempos, mas prova que, se existia, a sua população não possuía civilização digna de apreço.

A identificação de Aveiro com Talábriga, poderosa cidade luso-romana, é uma fantasia baseada apenas numa falsa interpretação do texto de Plínio.

De positivo, sabe-se que Aveiro já existia no século X, pois a ele se referem documentos desta época publicados nos Portugaliae Monumenta Historica, nos quais o seu nome latino ou alatinado é Alavarium.

Destes documentos, o mais antigo é do ano 959 da era de Cristo; é o testamento da Condessa Mumadona, tia de D. Ramiro lI, rei de Leão, pelo qual lega os seus bens ao Mosteiro de Guimarães. Entre estes estavam incluídas terras e salinas em Aveiro, que ela aqui havia comprado: − terras et salinas que lbidem comparanimos.

Em documentos do século XI, Aveiro é mencionado como vila, com o significado de agregado rústico. Neste século já devia ter relativa importância, visto que no ano 1050 o nobre Gonsalvo lbn Egas e sua mulher Dona Flámula ou Dona Châmua possuíam a terça parte de Aveiro.

A primitiva população, como ainda a da actualidade, deveria dedicar-se ao fabrico do sal, à pesca, à navegação e à lavoura.

Assim, desde o reinado de D. Afonso Henriques até o de D. José, pouco tempo pertenceu à Coroa. Quase sempre esteve sujeita a donatários, em regra pessoas aparentadas com os monarcas. De entre os donatários destacam-se o infante D. Pedro, tio e sogro de D. Afonso V; a infanta santa Joana, filha deste mesmo rei e irmã de D. João lI, a qual viveu em clausura no Mosteiro de Jesus de Aveiro, e aqui foi sepultada em majestoso mausoléu; D. Jorge de Lencastre, filho bastardo de D. João II, e duque de Coimbra; e os nove duques de Aveiro.

Aveiro - Aspecto do cais e da velha arcada

Foi o infante D. Pedro quem, cerca de 1420, mandou cingir uma grande parte da vila de Aveiro, com altos muros de defesa. / 43 /

Praça municipal de Aveiro - Ao centro a estátua de José Estêvão.Estes muros foram demolidos na sua quase totalidade em 1806 e 1807 para se utilizar a sua pedra nas obras da barra de Aveiro, aberta em 1808. A provisão que autorizou a demolição dos referidos muros é de 8 de Abril de 1802.

Destes restam hoje apenas dois pequenos lanços.

O ducado de Aveiro foi criado em 1547, e foi seu primeiro titular D. João de Lencastre (1501-1571), filho do mencionado D. Jorge.

O nono e último duque de Aveiro foi D. José de Lencastre, executado em 1759 por ter tomado parte na conspiração dos marqueses de Távora contra o rei D. José. O ducado foi então extinto, e nunca mais se restaurou.

A vila de Aveiro, que já no século XIV era muito importante pela sua extensão e comércio, atingiu um alto grau de prosperidade no século XVI. Era então uma das maiores povoações do reino, pois tinha doze mil habitantes e possuía um intenso comércio marítimo e uma grande frota de navios para a pesca do bacalhau na Terra Nova.

O rei D. Filipe I, por estes e outros motivos, elevou Aveiro à categoria de vila notável, por provisão de 13 de Maio de 1581. Mais tarde, o rei D. José elevou-a à categoria de cidade por alvará de 11 de Abril de 1579, e pediu a diocese de Aveiro em 28 de Setembro de 1173, a qual foi criada por bula de 12 de Abril de 1774, e depois extinta em 1882. Esta diocese foi restaurada recentemente.

Aveiro teve foral novo em 1515, dado por D. Manuel, tendo-se regido anteriormente por uns costumes antigos que provinham da época da fundação da nacionalidade portuguesa. Estes costumes ou foral velho foram revistos e alterados em 21 de Março de 1342 (era de 1380), por Afonso Annes, corregedor de D. Afonso IV no meirinhado da Beira.

O comércio, agricultura, navegação e pesca de Aveiro têm dependido e dependem ainda hoje do estado da foz do Vouga no mar (barra de Aveiro). Esta foz abre-se através do cordão de areias do litoral. No século XVI estava cerca de dois quilómetros ao norte da posição que tem hoje.

Os rigorosos invernos de 1526, 1585 e 1596 Aveiro - Pórtico do Senhor das Barrocasfizeram-na deslocar progressivamente dezoito quilómetros para o sul, tendo-se fixado um pouco ao sul da Vagueira nos meados do século XVII. A barra nesta situação obstruía-se com frequência; e não permitia por vezes a entrada e saída dos navios, o que prejudicava altamente o comércio marítimo de Aveiro.

As águas do rio Vouga, não tendo então fácil escoamento para o mar, formavam enormes cheias que alagavam os campos e salinas, e tornavam insalubre a região lagunar. Vários projectos e tentativas se fizeram para melhorar a barra, mas inutilmente.

Só em 1802 o engenheiro Luís Gomes de Carvalho, em colaboração com o seu sogro, o engenheiro Reinaldo Oudinot, fez um projecto pelo qual a barra foi deslocada para o norte e aberta no local em que hoje se encontra fixada por molhes.

As obras para abrir a nova barra começaram em 1802, e a barra foi / 44 / finalmente aberta em 3 de Abril de 1808, tendo sido as obras dirigidas por Luís Gomes de Carvalho, visto que Reinaldo Oudinot foi mandado em serviço oficial para a Ilha da Madeira, em 1803, onde faleceu pouco depois.

Trajos antigos de Aveiro, da época de 1800, na região de Ovar.

A lenta execução das obras impacientava os proprietários das salinas, que continuavam a não poder fabricar sal em virtude de estarem as salinas submersas durante oito ou nove meses por ano.

Por isso Luís Gomes de Carvalho imaginou e propôs ao Príncipe Regente um novo plano, em 28 de Janeiro de 1805 para resolver este problema económico, antes da abertura da barra. Este projecto foi aprovado, e a sua execução avaliada em 400.000 réis.

Em 15 de Março de 1805 publicou Luís Gomes de Carvalho um edital em que dava conhecimento do novo projecto, e convidava os proprietários a prepararem as salinas para o fabrico do sal ainda neste mesmo ano, visto as águas estagnadas da Ria, e nesta iriam entrar grandes marés de água salgada.

As esperanças de Luís Gomes neste projecto adicional frustraram-se completamente, e só com a abertura da barra em 1808 é que a Ria de Aveiro adquiriu um regime de marés perfeito, sendo então restaurada a economia da região.

Poucos anos depois a barra deteriorou-se e passou a ter alternativas de bom e mau estado.

Em 1927 o engenheiro João Henriques Von Haf, director das obras da barra de Aveiro, apresentou um projecto de melhoramentos desta que foi aprovado com pequenas alterações.

As obras começaram em 1932 e concluíram-se em 1935.

Infelizmente ainda desta vez não se conseguiu uma barra capaz, pelo que se espera a execução de obras complementares.

Aveiro, 14 de Janeiro de 1943

Francisco Ferreira Neves
 

 

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