De granito, compõe-se ela de duas partes com plantas
diferentes: rectangular a da capela-mor e sacristia, oitavada a da nave.
Em cada ângulo desta
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sobem, a par, duas pilastras toscanas; por cima do entablamento firma-se
um corpo fenestrado e rematado por um ático, no qual se integra o
campanário. Altas pirâmides, com esferas nas pontas guarneciam esse
ático.
Daqui se domina um pitoresco e dilatado *
(notável) panorama, desde Ílhavo, Mira e Vagos ao sul, até
Pardilhó, Veiros e Murtosa, ao norte, com a Gafanha na frente, as dunas,
a barra, os canais, o farol e centenas de marinhas. Com a atmosfera
límpida a vista estende-se até ao cabo Mondego, a 40 km, e a leste às
serras do Buçaco e Caramulo, assim como às que acidentam os concelhos de
Vale de Cambra e Arouca.
Na simples arquitectura da capela sobressaem os três
belos portais devido ao seu aparato decorativo, com relevo maior o da
fachada. A salinidade atmosférica tem contribuído bastante para a
corrosão dos seus motivos e figuras ornamentais, esculpidas no calcário
brando de Ançã. Frontões de muita pompa, formada por conchas, folhagem,
putti, grinaldas e mútulos. É primoroso o lavor escultural de
todos esses elementos.
No interior, bem iluminado, a obra arquitectónica, de
menor secura, adapta-se com alguma elegância ao espírito da época. Em
cada face, um arco pleno; pilastras nos ângulos, entablamento com
tríglifos e mútulos. Arcos de pedra sustêm a abóbada, com rico florão de
madeira entalhada pendente do fecho. Na nave dois bons
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retábulos de talha, com painéis de Pedro Alexandrino (Anunciação
e Adoração dos Magos), pintados a têmpera, que mandou fazer o
bispo D. António Cordeiro (1816-37). Apoiados em mísulas de calcário,
lavradas, ressaltam dois belos púlpitos com dosséis, pela sua
talha aberta à jour.
A capela-mor abrange apenas metade do corpo
rectangular e nela se distinguem as boas talhas da abóbada e do
retábulo, de feição barroca. A outra metade serve de sacristia, coberta
com tecto apainelado e pintado. É excelente o seu arcaz de pau preto,
com guarnições de bronze. Em dois armários de castanho, metidos nas
paredes, há restos doirados e acharoados. Na decoração de tipo barroco
avulta claramente a cópia da igreja do mosteiro de Jesus. É lamentável o
abandono desta obra arquitectural e dos seus valores artísticos.
Continuando pela rua de Sá até à passagem de nível da
estrada de Esgueira e tomando, à direita, a Rua de João de Moura,
regressamos à estação dos caminhos-de-ferro, o que poderíamos também
fazer tomando, em frente do Quartel da Cavalaria, a Rua do Almirante
Reis, à esquerda da qual se ergue o Paço episcopal.
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