Edição Comemorativa dos 75 anos - 1924-1999




1964/65

Outra época de ouro para a AFA, como se vê no relatório de actividades, que começa por felicitar o S. C. Beira Mar pelo regresso à I Divisão e pela conquista da Taça Ribeiro dos Reis, o que permitiu trazer pela primeira vez para o Distrito este valioso Troféu, criado em boa hora em homenagem justa ao saudoso desportista-dirigente.

Este foi um ano de grande significado para o filiado S. C. Espinho, que o relatório igualmente refere nas comemorações das "Bodas de Ouro" de um clube que tem cinco décadas dedicadas ao futebol nacional e 40 ao serviço do futebol Aveirense.

Fundador e principal propulsor da fundação da AFA, o S. C. Espinho participou ininterruptamente (neste caso é o único clube) em todas as provas oficiais da AFA e também sempre colaborou, através de elementos seus, nos Corpos Gerentes da AFA.

Nesta época, a AFA participou na semana desportiva, levada a efeito pelo Governo Civil e pelas Câmaras Municipais. Efectuaram-se jogos de futebol em vários campos, tendo as cerimónias terminado com uma parada desportiva, no Estádio Mário Duarte, a que presidiu o Subsecretário de Estado da Juventude e Desportos. Mobilizou mais de 1200 atletas.

O Lusitânia F. C. Lourosa voltou a ganhar o Distrital da I Divisão, em Reservas venceu o U. D. Oliveirense, o Oliveira Bairro S. C. venceu a II Divisão Distrital, o C. F. Anadia o de Juniores e o R. D. Águeda o de Principiantes.

O Beira Mar conquistou o título de Campeão Nacional da II Divisão.

Pela primeira vez foram instituídos prémios de correcção desportiva, que 17 filiados receberam e correspondentes a todos os Campeonatos Distritais.

 

1965/66

Esta foi a última das 11 épocas em que o Dr. Francisco Gomes da Cruz esteve na liderança da Direcção da AFA.

Foi a época em que se procedeu ao arrelvamento do Estádio Mário Duarte, que passa a ser o segundo na área da AFA.

Pela primeira vez, o número de filiados ultrapassa os 30, fixando-se exactamente nos 31. / 46 /

Quanto a jogadores inscritos, outro recorde: 1591 – 858 Seniores; 397 Juniores e 336 Juvenis, a nova designação dos outros principiantes. O número de jogadores transferidos foi de 212, o que também revela que se está em tempo de mudança nesta vertente.

O C. D. Feirense venceu o Campeonato Distrital da I Divisão; em Reservas triunfou a A. D. Sanjoanense; na II Divisão Distrital venceu o Lusitânia F. C. Lourosa; em Juniores ganhou a A. D. Sanjoanense e em Juvenis venceu o S. e Beira Mar.

A A. D. Sanjoanense foi Campeão Nacional da II Divisão, tendo subido à I Divisão Nacional.

 

1966/67

Esta foi uma época de transição, pois coincidiu com a saída da anterior direcção e a eleição de uma nova equipa dirigente, que, no entanto, apenas assumiu funções no final da época. Por imposição estatutária, coube à Direcção cessante apresentar o balanço do trabalho desenvolvido.

Nesta época, a AFA tinha 2 elementos nos Órgãos da FPF: Dr. Manuel Homem Ferreira, no Conselho Jurisdicional, e Alexandre Miranda, no Conselho Técnico. Mas também pela 1.ª vez a AFA teve um representante na Comissão Central de Árbitros Domingos Alves Fernandes Oliveira, que passou a desempenhar funções de Vogal neste importante órgão federativo.

Nesta época começou a funcionar o Centro de Medicina Desportiva no Distrito de Aveiro, seccionado em duas zonas. Depois de algumas dificuldades no arranque, o C.M.D. entrou em normalidade absoluta e tornou-se um serviço fundamental para a saúde dos atletas em competição.

Na festa de encerramento, além do Delegado da Direcção dos Desportos em Aveiro, Eng. João Barrosa, estiveram também presentes os Presidentes do Congresso e da Direcção da FPF, Dr. Edison Magalhães e Justino Pinheiro Machado e ainda o antigo Presidente da Direcção, o Coronel Ângelo Ferrari.

Nota de grande importância desportiva foi a vitória do S. C. de Espinho na Taça Ribeiro dos Reis, que na final derrotou o Vitória de Setúbal.

A AFA organizou 700 jogos oficiais e 24 Particulares e inscreveu 1645 jogadores, assim distribuídos: Amadores 398; Não Amadores 1154; Profissionais 73, tendo havido 218 transferências regularizadas.

Os vencedores da época foram estes clubes: I Divisão R. D. Águeda; II Divisão S. C. Bustelo; Reservas U. D. Oliveirense; Taça de Honra A. D. Ovarense; Juniores C. F. Anadia; Juvenis A. D. Ovarense.
 

 

Página anterior.

Página seguinte.

45-46