Edição Comemorativa dos 75 anos - 1924-1999


ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE AVEIRO ÉPOCA A ÉPOCA

1924/25

Esta foi a época da fundação da AFA. A primeira reunião formal da Direcção realizou-se em 14 de Novembro de 1924, sob a presidência de Mário de Oliveira Sousa, que substituiu Mário Duarte, impedido por ausência.

Participaram também na reunião Élio Cunha, Nuno Pinto Bastos e Albano Henriques Pereira.

A primeira deliberação tomada foi a de se oficiar aos clubes filiados, a solicitar a sua inscrição nas categorias a que concorressem.

Os clubes ainda não filiados foram convidados a fazê-lo entre os dias 15 e 22 do mesmo mês de Novembro.

Foi elaborado um comunicado da reunião, o qual foi enviado aos jornais do distrito e de fora deste.

A taxa de inscrição custou 5$00 por jogador, em qualquer categoria.

Quanto à organização de jogos, a Associação entregou 150$00 aos clubes da cidade de Aveiro e 100$00 aos de fora da cidade para custear as despesas dos referidos jogos. Caso estes tivessem entradas pagas, estes valores eram de 60$00 e 40$00, respectivamente.

Da acta da primeira reunião consta ainda uma outra deliberação que, pelo seu simbolismo e intencionalidade, revela bem a preocupação já então manifestada pelos dirigentes:

– «Resolveu fazer sentir a todos clubes que esta Direcção está resolvida a cumprir integralmente os diversos Regulamentos, lembrando-lhe a conveniência de os estudarem com atenção, a fim de evitar reclamações que só poderão prejudicar os seus trabalhos.» / 22 /

Nesta época apenas foram aceites cinco clubes no primeiro Campeonato Distrital de 1.ªs categorias.

O Sporting Clube de Espinho venceu o primeiro Campeonato Distrital, tendo-se disputado em paralelo, e devido ao adiantado da época, um Campeonato de Iniciação, no qual participaram, Sport Anadia, Associação Desportiva Ovarense, Sporting Clube Oliveirense, União Desportiva Oliveirense, Associação Desportiva Sanjoanense e Sporting Clube Bustelo.

Presidente de Direcção: Mário Duarte Campeão Distrital: Sporting Clube Espinho.

1925/26

A nova Direcção tomou posse em 22 de Outubro de 1925, sendo presidida por Mário Valente. A 28 do mesmo mês, a Direcção delibera contratar um escriturário para dirigir os serviços da secretaria, tendo sido escolhido Manuel Ferreira Félix, por 80$00 por mês. Foi igualmente criado o Conselho Técnico da A.F.A., do qual fizeram parte o Capitão Amílcar Gamelas, Joaquim Moreira e António Ferreira.

Filiaram-se mais os seguintes clubes: Clube Desportivo de Oliveira de Azeméis, Sport Clube Ovar e Football Clube Cortegaça, que, de acordo com os estatutos, pagaram 50$00 de taxa de filiação.

Presidente de Direcção: Mário Valente

Campeão Distrital: Sporting Clube Espinho
 

 

Página anterior.

Página seguinte.

21-22