Escola Secundária José Estêvão, n.º 7, Jun.- Jul. de 1992

Dando continuidade ao texto publicado no último ALIÁS, venho apresentar mais alguns aspectos do sistema educativo japonês que então não tive oportunidade de tratar.

Calendário escolar

Ao contrário de muitos países europeus e americanos, o ano lectivo no Japão começa a 1 de Abril e termina a 31 de Março do ano seguinte. O ano escolar corresponde ao ano fiscal.

Tanto nas escolas primárias como nas escolas secundárias inferiores, o ano lectivo é dividido em crês períodos: de Abril a Julho; de Setembro a Dezembro; de Janeiro a Março. A maioria das escolas secundárias superiores adoptam o ano escolar de crês períodos, porém algumas, delas seguem o sistema de semestres (usualmente o 1.º semestre compreende os meses de Abril a Setembro e o segundo de Outubro a Março). As universidades adoptam geralmente o sistema de dois semestres.

As férias ocorrem no Verão (fins de Julho a fins de Agosto); no Inverno (imediatamente antes e depois do Ano Novo) e na Primavera (normal do ano escolar). As datas do início e termo das férias de Verão variam de acordo com as diferentes localidades e os diferentes tipos de instituição. Algumas escolas rurais concedem férias no tempo da lavoura, na Primavera e no Outono e, nesses casos, as férias de Verão são reduzidas.

 

Currículos das Escolas Primárias e Escolas Secundárias Inferiores

Os quadros que a seguir se apresentam mostram as matérias leccionadas nas escolas primárias e nas escolas secundárias inferiores, assim como o número padrão de horas de aula exigidas anualmente para cada disciplina, de acordo com o "Curso de Estudos" iniciado em 1980 nas escolas primárias e em 1981 nas escolas secundárias inferiores.

Em Março de 1989 foi feita uma reforma curricular que entrará em vigor no ano lectivo de 1992, nas escolas primárias, e nas escolas secundárias inferiores em 1993 (a nível geral, pois já está a ser aplicado progressivamente desde 1991).

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Currículo das Escolas Secundárias Superiores

O quadro que se segue mostra as áreas disciplinares leccionadas e o número padrão de créditos exigido para cada disciplina, de acordo com o actual "Curso de Estudos", em vigor desde 1982. A reforma curricular, atrás referida, abrange também as escolas secundárias superiores, onde entrará em vigor a partir de 1994. A fim de completar qualquer curso da escola secundária superior, o aluno deve adquirir 80 créditos ou mais (um crédito consiste em 35 horas de aula, sendo cada hora escolar de 50 minutos).

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Livros Escolares

Todos os livros escolares têm de ser autorizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Cultura, sendo a maioria deles publicados por editoras comerciais. Há no entanto alguns editados pelo próprio Ministério, destinados a certas áreas vocacionais das escolas  secundárias superiores ou a escolas especiais de deficientes. A escolha dos livros a adoptar nas escolas públicas é feita pelos departamentos de educação locais a cada três anos. Os livros são distribuídos gratuitamente pelo governo nacional a todos os alunos das escolas primárias e das escolas secundárias inferiores, tanto públicas como privadas. Os alunos das escolas secundárias superiores compram os seus próprios livros, salvo algumas excepções.

Em 1990 o orçamento ministerial para a distribuição gratuita de livros escolares foi de 39,6 biliões de Yens.

Professores

Número de professores por sexo

A distribuição percentual de professores por sexo varia segundo os diferentes tipos de escola. O número de mulheres professoras ronda os 93,8% nos jardins de infância e 57,5% nas escolas primárias. Ao nível do ensino secundário, a proporção de mulheres professoras é relativamente limitada: 35,7% no ensino seco inferior e 20,1 % no ensino secundário superior. Ao nível do ensino superior a proporção de mulheres professoras é de 38,3% nas universidades juniores, enquanto que nas universidades é muito baixa.
 

Número de professores segundo o grau de formação

O quadro que a seguir se apresenta mostra a distribuição percentual dos professores das escolas primárias e escolas secundárias segundo o grau de formação. Note-se que os professores com cursos universitários são a maioria (67,3% nas escolas primárias, 82,0% nas escolas secundárias inferiores e 90,9% nas escolas secundárias superiores). O quadro refere-se ao ano de 1986.


Carga horária dos professores

O número médio de horas lectivas semanais dos professores é de 18,8 nas escolas primárias, 14,9 nas escolas secundárias inferiores e 14,4 nas escolas secundárias superiores.
 

Certificados dos professores

Os certificados dos professores são outorgados pelos departamentos de educação das prefeituras. Um certificado normal passado por uma prefeitura tem validade permanente para todas as prefeituras. Para cada nível ou tipo de escola os certificados podem classificar-se em três categorias: normais, especiais e temporários.

Os certificados especiais procuram atrair pessoas doutras profissões para a profissão docente. Os certificados temporários são passados àqueles que não têm qualificação para obterem um certificado normal, quando há falta de professores. Os certificados normais são de três classes: avançada, primeira e segunda. No ensino secundário superior só podem leccionar professores com certificados de classe avançada ou de 1.ª classe. Os certificados de 1.ª classe podem ser obtidos com o grau de bacharel; os de classe avançada com o grau de mestrado e os de 2.ª classe com dois anos de universidade ou universidade júnior.
 

Situação Económica dos Professores

Há quatro escalas salariais para os professores: uma para os professores dos jardim de infância, escolas primárias e escolas secundárias inferiores, uma segunda para os das escolas secundárias superiores, uma terceira para os das universidades técnicas e uma quarta para os profssores das universidades e universidade juniores.

O grau específico ou escalão na escala salarial é determinado na base de dois factores: grau de formação e tempo de serviço do professor.

As escalas salariais dos professores são revistas anualmente. / 52 /

Além do salário base os professores recebem várias bonificações como abono de família, subsídio de ajustamento do custo de vida, subsídio de alojamento e bónus. A mais importante destas bonificações é o bónus que é pago a todos os professores 3 vezes por ano num montante total que perfaz cerca de 5 vezes o salário mensal.

O quadro seguinte mostra as médias salariais dos professores no início da carreira, no ano fiscal de 1989.

Disciplina e alguns Problemas Existentes nas Escola

A disciplina é uma realidade nas escolas japonesas. Ela evidencia-se na obrigatoriedade do uso de uniforme nas escolas secundárias, na forma como os alunos estão dispostos na salas de aula ( por ex. uma fila de rapazes, uma fila de raparigas), na maneira ordenada como os intervalos decorrem, na limpeza das salas de aula (feita pelos próprios alunos), etc.

Ficou-nos porém uma dúvida em relação à forma como essa disciplina é imposta. Durante a nossa estadia em Tóquio, fomos surpreendidos por um artigo publicado num dos jornais diários – Asahi Evening News –, sob o título "Darkness at School", que alertava para o problema da repressão existente em escolas secundárias japonesas, sob a forma de castigos corporais, mesmo por infracções menores. Esta questão foi colocada a um dos representantes do Ministério, quando da nossa visita a esta instituição, mas foi-nos respondido que "qualquer tipo de repressão é proibida por lei".

Há no entanto outro tipo de problemas que as próprias autoridades escolares japonesas não deixaram de referir, evidenciando em relação a eles uma certa preocupação. A demasiada competitividade que o sistema educativo do pós-guerra herdou do anterior é um desses problemas. Existem também alguns casos de violência e roubos que, até aos anos 70, só se verificavam no exterior mas que, a partir dos anos 80, passaram para dentro da escola. A televisão terá contribuído, em parte, para este fenómeno. Alguns casos de fobia escolar e desistências parecem também preocupar as autoridades escolares japonesas.

Julgo ter apresentado, em linhas gerais, os pontos mais significativos do sistema educativo japonês. É ele sem dúvida um dos factores do sucesso do Japão.

Maria Rosário Direito


Quem sai?

Ficaram colocados noutras escolas, em resultado de concurso, os seguintes professores:

Maria Margarida Moreira, do 4.º B

Joaquim Alberto Pimenta, do 5.º

Maria do Rosário Direito, do 10.º A

Cristina Maria Janicas, do 10.º B.

FELICIDADES ONDE QUER QUE SE ENCONTREM

Os professores Manuel Santos Matos, do 10.º B, e Francisco Teixeira Homem, de Educação Física, que têm estado deslocados, saíram também dos quadros da escola.

Nesta escola, realizaram o seu estágio, os seguintes professores: Helena Maria Pereira Lopes, Helena Marilde Cardoso, Letícia Costa Martins e Rui Manuel Barbosa (de Matemática); Manuela Sofia Almeida, Maria Fernanda Castro Maia, Nuno Pedrosa e Paulo Jorge Moreira (de Física e Química); João Manuel Costa, Maria América Matos, Rosa Maria Dias, Teresa Margarida Vale (de Português, Latim e Grego); Gina Maria Ribeiro, Rosa Maria Oliveira, Rui Manuel Ramos e Zita Manuela Figueiredo (de Português e Francês); Goreti Moreira, Maria Margarida Monteiro, Sofia Isabel Santos e Zélia Maria Rocha (de Inglês e Alemão); Ana Paula Sousa, Lama Maria Ferreira, Maria Alexandra Esteves e Maria Assunção Leal (de Biologia e Geologia).

BOM FUTURO!
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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