Escola Secundária José Estêvão, n.º 3, Abr. - Jun. de 1991

 

"Na Aprendizagem por descoberta" (APD) o aluno constrói o seu próprio conhecimento, mas na Aprendizagem por descoberta significativa", o conhecimento descoberto é integrado significativamente na Estrutura Cognitiva do aluno. Na Aprendizagem por recepção (APR), o conteúdo do conhecimento que vai ser aprendido, já é apresentado ao aluno na sua forma final.

Portanto, na APR, "conteúdos" e "estrutura do material" são fornecidos pelo professor.

Podem-se aprender informações que são desprovidas de associação (ou quase) a conceitos da estrutura cognitiva. É a APR designada por Aprendizagem Mecânica.

Mas a ênfase da Teoria da Aprendizagem por Recepção desenvolvida por AUSUBEL corresponde à Aprendizagem Significativa.

Está bem explicitada nas suas palavras, quando profundamente reflectidas:

«lf I had to reduce all of educational psychology to just one principle, I would say this: The most important single factor influencing learning, is what the learner knows. As certain and teach him accordingly.» – (David Ausubel in "Educational Psychology A Cognitive View; 2nd. Edition)

O Autor sublinha como factor isolado que influencia primordialmente a aprendizagem o que o ALUNO já CONHECE. Sugere que seja determinado esse conhecimento e realizado um ensino subordinado a essa premissa. Ou, em vocabulário "Ausubeliano" corresponde a identificar os conceitos "subsumer" já existentes na estrutura cognitiva do aluno. (Talvez por influência da "beira-rio", por analogia os conceitos "subsumer" corresponderão àquelas estruturas implantadas no cais e indispensáveis à amarração das embarcações).

Para AUSUBEL, a Aprendizagem Significativa é um processo pelo qual uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante já existente na Estrutura Cognitiva do Aluno.

E a informação?!

Aceita-se ser armazenada em determinadas regiões cerebrais.

Uma nova aprendizagem determinará mudanças em neurónios, mas se aquelas células cerebrais tiverem sido já afectadas por uma Aprendizagem Significativa, então serão novamente utilizadas para armazenagem de informação relacionada.

A "base biológica" da aprendizagem significativa envolve mudanças nos neurónios ou conjunto celular envolvido.

O fenómeno psicológico reporta-se à assimilação dos novos conhecimentos numa estrutura de conhecimento específico existente na "estrutura cognitiva" do aluno designada, como anteriormente se referiu, por "subsumer":

Assim, durante a "Aprendizagem Significativa", a nova informação é assimilada por "subsumers" relevantes, existentes na estrutura cognitiva do aluno e deste modo, uma NOVA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA resulta em crescimento e modificações adicionais de "subsumers" já existentes.

 

ESTRUTURA COGNITIVA DE AUSUBEL:

O armazenamento do conhecimento é altamente organizado, com articulação entre elementos "mais antigos" e "mais recentes", conduzindo a uma "hierarquia conceptual".

Nesta hierarquização conceptualizante, elementos Menos Inclusivos são ligados a conceitos mais extensos e, portanto, com Maior Inclusão.

Deste modo, a Estrutura Cognitiva representa um conjunto de "conceitos hierarquicamente organizados".

Da teoria de AUSUBEL emana também o processo da diferenciação de conceitos":

"À medida que nova experiência é adquirida e novo conhecimento é relacionado com conceitos já armazenados em estruturas celulares, estes conceitos modificam-se no sentido de uma maior elaboração". / 18 /

Assim, o CONCEITO obtido por Aprendizagem Significativa é armazenado de forma alterada ("produto da diferenciação de conceitos") como produto da assimilação com conceitos "subsumers" e portanto modificando os "subsumers" aos quais fica ligado.

EXEMPLIFICANDO: Para o conceito de "Célula" e no sentido de uma APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA deverão realizar-se:

1.º – Determinação dos conceitos de "Célula" existentes na estrutura cognitiva do aluno.

2.º – Aos conceitos "subsumers" já presentes serão ligados outros, por forma a obter para a "Célula":

– Uma ampliação da ESTRUTURA COGNITIVA (conceitos hierarquicamente organizados)

– Processo de diferenciação de conceitos ou armazenagem de conceitos de forma alterada, isto é, conceitos ligados aos "subsumers" já existentes na estrutura cognitiva do aluno.

AUSUBEL, enfatizando a necessidade de estruturação hierárquica de conceitos, sugere-me a abordagem, num próximo número, do tema: "TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO CONCEPTUAL."

Duas dessas técnicas, já usadas em planificações de grupos disciplinares do ensino secundário, são:

– "Mapas Conceptuais"

– "Mapas Epistemológicos de Gowin".
 

Os "Mapas Conceptuais" têm sido utilizados na Prática Pedagógica desta Escola e também já foram ensaiados, com resultados positivos, como "Instrumentos de Avaliação Formativa".

De igual modo, os Diagramas em V de Gowin já nos proporcionaram excelentes resultados em "planificação de actividade laboratorial".

 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pága. 17 e 18