Escola Secundária José Estêvão, n.º 27, Março de 2001

Associação de Estudantes da ESJE

Quem somos? Como surgimos? Que fizemos? Que pretendemos fazer?

Aquilo que somos, indivíduos com características únicas, muito próprias e diversas, é importante, mas mais importantes é aquilo que representamos: a comunidade estudantil, que constituindo um grupo heterogéneo exige consequentemente uma associação representativa heterogénea.

Assim sendo, enquanto associação, surgimos, não do "nada", já que consideramos a concepção de geração espontânea ultrapassada, mas antes da Vontade comum a todos os elementos constituintes de dinamizar a vida escolar, de modo a que esta não se limite somente às aulas; vontade de aproximar os diversos elementos supostamente participantes da comunidade escolar na

vida desta; vontade de tornar a escola um local de trabalho mais aprazível e principalmente vontade de demonstrar aos nossos amigos, colegas, pares que ser jovem não inclui somente a dimensão estudantil mas também a cultural, cívica, política e humana, proporcionando para isso a possibilidade do seu desenvolvimento na escola.

Penso que é a esse nível que temos intervindo mais, nomeadamente com a realização de versas actividades, como a criação do jornal de parede, a publicação do "Misologia", exibição de filmes, divulgação de eventos culturais, melhoramento diversificação musical e realização de torneios inter-turmas de variadas modalidades.

Tencionamos ficar por aqui? Evidentemente que não!

Temos já programada uma série de actividades que incluem, entre outras, o Festival Hip-Hop e tudo o que esta manifestação cultural engloba (arte, dança, música e desporto), o Concerto de final de ano e debates referentes à actualidade, nomeadamente, à insegurança e indisciplina na escola assim como à actividade política estudantil.

Por tudo isto, considero que o trabalho desenvolvido é assumidamente positivo mas, acima de tudo, que o espírito que o precedeu é ainda mais louvável: «Para ser grande sê inteiro, põe tudo o que és no mínimo que fazes».

Sara Neves
 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 34