Escola Secundária José Estêvão, n.º 27, Março de 2001

Departamento de Ciências Sociais e humanas

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

1. Pressupostos essenciais

Num mundo marcado por:

* Invasão tecnológica, onde a sociedade da informação e do conhecimento ocupam todo o espaço humano à escala global

* Acesso cada vez mais acelerado à Internet, onde se começa a sentir a necessidade de definição de "liberdades civis", ao mesmo tempo que uma "ética de comunicação, de comportamentos e de navegação"

* Democracia ameaçada de "vazios"

* "Exclusões sociais, culturais, económicas, políticas..."

* Rupturas sociais e culturais, políticas e económicas, educativas e familiares

* Fundamentalismos e intolerâncias de toda a ordem

* Direitos Humanos ignorados

* Incompatibilidade Modernidade/Desenvolvimento

* Fome

* Guerra em muitos lugares e "equilíbrios instáveis"

* Mudanças a ritmo acelerado

* Ameaças aos nossos direitos pessoais e cívicos

* Ameaças à privacidade das pessoas

* Iliteracias em múltiplos domínios

* Manipulações genéticas

* Consumismo como modelo

* Emergência de novas formas de solidariedade

* Imediatismo e imagem como "modelos de vida"

* (...)

Compete também à Escola dar passos no sentido de uma maior intervenção no espaço da cidadania e da educação para uma consciência mais esclarecida sobre um mundo que nos pertence e nos solicita para os mais diversos comportamentos e atitudes.

De acordo com o Projecto Educativo, «a assunção legítima da cidadania pela escola passa pela expressão de si mesma enquanto universo de direitos e deveres, enquanto esforço colectivo de construção de ideias, de programas, de valores, de iniciativas, de mudanças, de autonomias (...) Queremos uma escola de cidadãos (...) uma escola (...) empenhada na construção de cidadãos capazes de ler e de intervir sobre o real, uma escola que não se limite a legitimar e a certificar saberes, mas / 21 / promotora de actores sociais.»

Com estes pressupostos, iremos dar voz e vez aos objectivos definidos pelo Projecto Educativo nos campos educativo, organizacional e da aprendizagem.

2. Equipa de Trabalho

Os Subcoordenadores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

* Maria do Céu Cruz (11º A Grupo)

* Teresa Grancho (11-EMR)

* Cristina Campizes (6º Grupo)

* Benvinda Soares (10.º A Grupo)

* Claudette Albino (7º Grupo)

* Alcino Cartaxo (10.º B Grupo)

 

Propõem-se, durante este ano escolar, em equipa inter e multidisciplinar, proceder a investigações, na modalidade de autoformação, que conduzam à construção das bases para a criação do Clube de Educação para a Cidadania, a funcionar a partir do ano 2001-2002.

3. Esquema do projecto:

3.1 - Disciplinas intervenientes

Introdução à Filosofia, Sociologia, Direito, Economia, Contabilidade/Fiscalidade, História, Geografia, Educação Moral e Religiosa, IDES

3.2 - Definição de áreas a privilegiar

* Ética/Bioética

* Direitos Humanos

* Património ambiental, cultural, artístico, histórico

* Política (democracia e cidadania, liberdades fundamentais, cidadania nacional / planetária, Organizações nacionais/internacionais ...)

* Direito

* Civismo

* Filosofia

* História

* Educação (sexualidade, alimentação, publicidade, consumo...)

* Escola (participação, direitos/deveres, acesso à informação, documentos essenciais...)

* (...)

3.3 - Elaboração de Programa

* Recolha de material bibliográfico e Multimédia

* Componente teórica

* Actividades práticas (colóquios, seminários, visitas, actividades na comunidade

* (...) / 22 /

3.4 - Destinatários:

* Alunos da ESJE

* Professores, Pais e Pessoal não docente da ESJE

3.5 - Resultados esperados:

* Criação do Clube Educação para a Cidadania

* Integração da Escola no espaço local/nacional/europeu/mundial

* Concretização do Projecto Educativo

* Mudanças nos comportamentos e nas atitudes dos alunos e na Escola

Aveiro, Outubro 2000

Os Subcoordenadores

Bibliografia

Barbosa, Manuel (org.) (1999), Olhares sobre a Educação, Autonomia e Cidadania, Braga, Universidade do Minho

Beltrão, Luísa & Nascimento, Helena (2000), O Desafio da Cidadania na Escola, Lisboa, Editorial Presença

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Changeux, Jean-Pierre (1999), Uma mesma Ética para todos?, Lisboa, Instituto Piaget

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Haarscher, Guy (1997), A Filosofia dos Direitos Humanos, Lisboa, Instituto Piaget

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K(ng, Hans (1996), Projecto para uma Ética Mundial, Lisboa, Instituto Piaget

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Lipovetsky, Gilles (1989), O Império do Efémero, Lisboa, Publicações Dom Quixote

Lipovetsky, Gilles (1996), EI crepúsculo del deber: Ia ética indolora de los nuevos tiempos democráticos, Barcelona, Editorial Anagrama

Lipovetsky, Gilles (2000), A Terceira Mulher, Lisboa, Instituto Piaget

Loader, D. Brian (1999), A Política do Ciberespaço: política, tecnologia e reestruturação global, Lisboa, Instituto Piaget

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McRae, Hamish (1999), O Mundo em 2002. Uma visão do futuro: política, cultura e prosperidade, Lisboa, Pub. Europa-América

Neto, Félix F. M. (1997), Estudos de Psicologia Intercultural. Nós e os outros, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Pimenta, José da Costa & outro (1993), Constituição da república Portuguesa, Coimbra, Livraria da Universidade

Savater, Fernando (1994), Ética para um Jovem, Lisboa, Editorial Presença

Singer, Peter (2000), Ética Prática, Lisboa, Gradiva

Souta, Luís (1997), Multiculturalidade & Educação, Porto, Prodefições

Toffler, Alvin & Toffler,Heidi (1999), Criando uma nova civilização, Lisboa, Ed. Livros do Brasil

UNESCO (1998), Professores e Ensino num mundo em mudança, Relatório mundial de educação, Porto, Edições ASA

Vários Autores (1997), Interculturalidade e Coesão Social na Intervenção Educativa, Revista “Colóquio Educação e Sociedade”, n.º 1, Outubro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Vala, Jorge & outros (1999). Expressões dos Racismos em Portugal, Lisboa, Universidade de Lisboa

Vala, Jorge (org.) (1999a), Novos Racismos, Oeiras, Celta Editora
 

 

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