Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

12.º H - A Escola e o mercado de trabalho

 

O tema do projecto da Área-Escola escolhido pelos alunos do 12.º H  – A Escola e o mercado de trabalho – deveu-se ao facto destes se encontrarem a concluir o Curso Tecnológico de Design.

Ao longo do ano realizaram semanalmente, sob a orientação da Psicóloga Escolar, actividades de informação escolar e profissional, de forma a facilitar a sua opção no final do 12.º ano: acesso ao ensino superior ou ingresso na vida activa. Tiveram paralelamente o apoio da responsável pelo Clube de aproximação para a vida activa (UNIVA).

Para além de informações acerca de cursos, profissões, estágios profissionais, desenvolveram aspectos relacionados com o auto-conhecimento e a aprendizagem da comunicação e do saber estar em grupo.

Foram utilizadas estratégias e recursos diversificados, dentre os quais se refere o convite efectuado a antigos alunos do C.T. Design para conversar acerca da sua experiência de estágio, uma sessão com o apoio do IPAM sobre Publicidade e Marketing, também uma visita ao Departamento de Design da Universidade de Aveiro. / 27 /

Os alunos realizaram ainda um painel informativo sobre os curricula dos Cursos do Ensino Secundário do Agrupamento 2 – Artes – que a nossa escola tem para oferecer, que incluía o perfil de competências, referencial de profissão e de emprego do Curso Tecnológico de Design. Este painel esteve exposto durante os últimos dias do 2.º Período, como culminar das actividades da Área-Escola.

Ao longo do ano a adesão dos alunos às actividades foi irregular, havendo exclusivamente um pequeno grupo que participou de todas as actividades. Nomeadamente em relação à execução do painel informativo, verificou-se falta de envolvimento por parte destes.

Apesar da pertinência do tema da Área-Escola, acordado com os alunos, e do interesse das actividades, desde o início estes manifestaram grande oposição à realização da Área-Escola no 12.º ano. Conforme expresso pela maior parte, participaram por ser este um projecto de realização obrigatória.

Contraditoriamente (ou não!), quando se trata de números, fazem uma avaliação do seu desempenho (auto e hetero-avaliação) de nível 4 e 5, nomeadamente quando consideram o empenhamento.

Isabel Gala,

Directora de Turma
 

 

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págs. 26 e 27