Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

11.º E - é DESPORTO em interacção com a natureza

 

Inserido no tema da área escola, a turma começou por contactar a empresa Afluente em Lanhelas, com a intenção de participarem num dos seus programas.

Esta área escola, devido à indisponibilidade dos membros do conselho de turma, apenas foi acompanhada pela professora de formação técnica de desporto.

O conselho de turma aprovou realização da actividade, mas em nada mais participaria. Com a recusa da professora de FT de Desporto em acompanhar sozinha os alunos, a professora de Inglês disponibilizou-se com a condição de não ser mais de dois dias e em datas por ela estabelecidas. Foi possível uma conciliação com todos os participantes e com a empresa envolvida e nos dias 7 e 8 de Maio realizou-se a actividade.

O grupo utilizou o comboio como meio de transporte,

A manhã de 7 serviu para conhecer culturalmente a Cidade de Caminha. A seguir a um piquenique em grupo, iniciou-se o programa tão desejado.

O programa consistiu numa prova de orientação na Mata das Camarinhas realizada a pé, a correr, em BTT, com escalada, rappel, tiro com arco, banhos no mar, muita alegria, descontracção, sol, espírito de entre ajuda...

A participação de todos foi tão positiva que a Afluente ofereceu uma descida do Rio Minho à equipa que venceu a prova e gabou todo o grupo como sendo dos melhores com quem já tinham trabalhado, quer em termos desportivos como de comportamento.

Pernoitámos em Vila Nova de Cerveira, na Pousada da Juventude. Apesar da excitação normal nestas saídas, os alunos souberam respeitar as regras estabelecidas pelas professoras acompanhantes.

No dia 8, na parte da manhã, fizemos um percurso a pé para conhecer a Cidade. Desnecessário referir que a considerámos idílica e com um património cultural riquíssimo.

A parte final do projecto seria a realização de uma exposição para a comunidade escolar, mas não foi cumprida por falta de apoio e de tempo.

Foi uma experiência bastante positiva em termos desportivos, pedagógicos e humanos para todos os intervenientes – 15 alunos e 2 professoras.

Todo o grupo veio mais unido e forte para Aveiro após esta experiência,

Professora de Formação Técnica de Desporto
e responsável

 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 11