Escola Secundária José Estêvão, n.º 19, Maio de 1997

 

As actividades do primeiro grupo (matemática) no corrente ano lectivo dividiram-se por: actividades no âmbito da formação de docentes; actividades para e com os alunos.


(A) Formação de docentes.

Organizamos e participamos nas seguintes acções: de trabalho com calculadoras gráficas; debate sobre o "insucesso em matemática" (spm e eshc); debates sobre os novos programas do ensino secundário; palestra "conjurar o caos: a magia de mandelbrot" (spm); palestra "o que é a modelação matemática (spm); seminário de formação "tópicos de matemática contemporânea" (cfjpt, acreditada).

 
(B) Para e com os alunos

1 – Olimpíadas de matemática

(a) Pré-olimpíadas (destinadas a alunos do 7.º" ano): participaram 19 alunos, sendo os 5 primeiros classificados – Tatiana Branco, Inês Mariana Lima, Ana Jorge Pereira, Mafalda Costa e Ana Daniela Brandão.

(b) Categoria A (destinada a alunos dos 8.º e 9.º anos):

participaram 16 alunos na 1.ª eliminatória, sendo Maria Carolina Nogueira de Lemos a melhor classificada que passou à segunda eliminatória.

(c) Categoria B (destinada a alunos do secundário):

participaram 15 alunos na 1.ª eliminatória, sendo Cristina Sofia Rebelo Borges a melhor classificada, que foi seleccionada para a 2.ª eliminatória e posteriormente para a final nacional, onde ganhou a medalha de bronze, o que lhe dará a possibilidade de vir a representar Portugal na final ibérica a realizar no México.

 

2 – Enigma na Biblioteca

Porque a Matemática é um modelo de pensamento belo, sóbrio e poderoso e porque existe uma relação peculiar entre o jogo e a matemática, com a finalidade de pôr a funcionar estratégias de pensamento eficazes na resolução de problemas, sejam ou não matemáticos, tentámos dar relevo a esta veia lúdica da matemática que é, simultaneamente profunda e poderosamente útil, desafiando quinzenalmente a população escolar a resolver um enigma colocado na biblioteca. Até à data foram propostos 7 enigmas, dos quais se publica a lista dos vencedores: / 51 /

enigma 1 – Raquel Ruivo, Márcia Duarte, Sérgio Silva, Tânia Pais e Pedro Caleiro (10.º), Pedro Ventura (11.º), Joana Marques, Sandra Pinho, Hugo Vieira, Manuel Almeida e Sérgio carvalho (12.º)

enigma 2 – não houve vencedores

enigma 3 – Cátia Marisa, Christelle Saigné, Emanuel Santos, Helena Marisa, Leonor Sardo, Sérgio Silva (10.º), Ana Luísa Conceição, Hélder Laranjeira, Pedro Miguel Ventura (11.º), Joana Marques, Hugo Vieira, Sérgio Carvalho (12.º) e Vítor (1ºSB5)

enigma 4 – Ricardo Dias (8.º), Cátia Marisa, Christelle Saigné, Emanuel Santos, Helena Oliveira (10.º), Ana Luísa Conceição, Catarina Marques, Eva Neves, Hélder Laranjeira (11.º), Hugo Vieira, Joana Marques, Sérgio Carvalho (12.º)

enigma 5 – Helena Augusta Santos e Nair Andrade (funcionárias ME), Ricardo Dias (8.º), Helena Oliveira (10.º), Hugo Vieira, Joana Marques, Manuel Almeida, Sandra Pinho, Sérgio Carvalho (12.º)

enigma 6 – Helena Augusta Santos (ME), Catarina Rebelo, Ricardo Alves (7.º), Cátia Marisa, Helena Oliveira (10.º) Ana Luísa Conceição (11.º), Paulo Ferro (12.º").

enigma 7 – Helena Augusta Santos, Antónia Gomes (ME), Ricardo Alves, Márcio José Vieira, Tiago Monteiro, João Campos (7.º), José Carlos Figueiredo, Pedro Pinto (10.º), Ana Luísa Conceição (11.º), Hélder Pinto, Hugo Vieira, Joana Marques, SiIvério Correia, Sérgio Carvalho (12.º), Rosa Mancelos (professora).

(Mariana Sacchetti)

 

Protocolo

Com a presença do Director Regional de Educação do Centro e do Reitor da Universidade de Aveiro foi assinado um protocolo de colaboração entre a Escola Secundária de José Estêvão e o Departamento de Matemática da Universidade. O protocolo considera a colaboração mútua em variadas frentes, desde os estágios pedagógicos e apoios aos alunos da licenciatura em ensino até à frequência de disciplinas singulares do ensino superior por professores da escola, troca de informações sobre materiais e bibliografia, consultas recíprocas sobre assuntos de interesse para o ensino da matemática, etc.. O protocolo foi preparado pelos Presidentes dos Conselhos Directivos do Departamento de Matemática da Universidade e da Escola Secundária José Estêvão, tendo sido aprovado pelo Conselho Pedagógico da Escola.

 

 

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págs. 50 e 51