Escola Secundária José Estêvão, n.º 16, Jan.-Mar. de 1996


 


Sócrates & Comenius


Uma escola da Europa & a Europa como escola


No início do mês de Janeiro, a nossa Escola tomou contacto com um projecto novo lançado a nível europeu – o Programa Sócrates – que visa a cooperação entre os estados membros na área da educação, de forma a desenvolver a dimensão europeia nos estudos, a todos os níveis de ensino, a promover intercâmbios de informação e experiências, entre outros objectivos.

Este programa desenvolve-se em três projectos distintos ERASMUS (ensino superior), COMENIUS (ensino escolar) e LÍNGUA (medidas transversais).

COMENIUS é aquele que mais directamente nos interessa como projecto de escola e dele passamos a dar algumas informação de carácter genérico.
 

1. Objectivos gerais

Este projecto (na acção 1) visa:

promover a cooperação entre os estabelecimentos escolares; fomentar os contactos entre os alunos dos diferentes países e promover a dimensão europeia da sua educação; incentivar a mobilidade dos professores das escolas; permitir um melhor conhecimento das culturas e das línguas dos países europeus, através do apoio a parcerias entre escolas com a finalidade de as habilitar a trabalhar num projecto educativo europeu.

 

2. O Projecto Educativo Europeu (PEE)

As escolas que trabalham em parceria irão desenvolver um projecto comum que consistirá no estudo de um tema de interesse europeu, com carácter transnacional e multidisciplinar e que envolverá professores e alunos dos 4 aos 18 anos de idade.

O PEE deverá ter impacto na Escola e no Meio e ser integrado nas actividades curriculares de diversas disciplinas.
 

3. As parcerias.

Este projecto obriga a que pelo menos três escolas da Comunidade Europeia trabalhem em parceria, de acordo com o organigrama:

Escola Coordenadora – agente de ligação (3000 ECU)

cada Escola Participante (2000 ECU)

Cabe à Escola Coordenadora apresentar a candidatura, orientar, gerir e dinamizar o programa, organizar reuniões com as escolas parceiras, apresentar relatórios e a avaliação do Projecto.
 

4. Apoios financeiros

Os apoios financeiros subsidiam as despesas relativas às visitas preparatórias (com a duração máxima de uma semana), ao intercâmbio de professores para apoiarem o PEE (quatro semanas) ou a Directores das Escolas (uma semana). Também encargos decorrentes da organização de reuniões, da elaboração, tradução e intercâmbio de materiais, da utilização de tecnologia de informação e comunicação serão apoiados financeiramente, exceptuando-se despesas efectuadas com aquisição de equipamento ou encargos com pessoal.

 

5. Duração.

Os Projectos Educativos podem ter a duração de 1 a 3 anos, sendo necessário renovar a candidatura todos os anos, após a avaliação do PEE.

O interesse que desde logo nos despertou a participação neste Projecto teve resposta quase imediata através de contactos de uma escola da Noruega no sentido de entrarmos numa parceria envolvendo também escolas da Irlanda e da Grécia.

O Projecto Educativo que nos foi proposto pela escola coordenadora (da Noruega) intitula-se "Pesca: Indústria e tradições pesqueiras" e é para ser desenvolvido ao longo de três anos:

– no 1.º ano: As diferentes espécies de peixe e modos de captura;

– no 2.º ano: Os diversos tipos de embarcação e tratamento do peixe após a captura;

– no 3.º ano: As tradições ligadas à pesca.

A escola já apresentou a versão portuguesa do projecto e começou a trabalhar no sentido de preparar as actividades a desenvolver a partir do próximo ano lectivo com alunos do 8.º ano do 3.º ciclo do ensino básico. Outros projectos, utilizando o francês como língua de trabalho, estão a ser estudados

(Susana Santos)
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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