Escola Secundária José Estêvão, n.º 15, Set.-Dez. de 1995

Carlos Leite

O PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA

INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (NTIC)

O Instituto de Inovação Educacional aprovou para efeitos de financiamento o projecto de investigação "O professor e as Novas Tecnologias de Informação e da Comunicação: uma relação de sinergia ou o tombar do pedestal?", envolvendo pessoas ligadas à Universidade de Aveiro (Prof. Dr. Oliveira Duarte, Prof. Dr. Ferrer Correa e Prof.ª Lídia Oliveira Silva) e à Escola Secundária José Estêvão (Prof. Arsélio Martins e Prof. CarIos Leite), com interesses na área das NTIC.

O estudo incide sobre efeitos das NTIC na interacção professor-aluno, como a eventual inversão de papeis e a emergência de dificuldades comuns no uso da linguagem associada às NTIC. Pretende-se contribuir para a definição de estratégias com o objectivo de familiarizar gradualmente os professores com as situações habituais de utilização das NTIC, reduzindo as possibilidades de ansiedade e cansaço excessivos nas aulas com o recurso às NTIC.

Este projecto prefigura uma forma de cooperação desejável entre universidades, escolas do ensino básico/secundário e empresas, pelos benefícios recíprocos que daí poderão advir, apesar de eventuais interesses específicos de cada organismo; enquadra-se noutro projecto mais vasto realizado no âmbito do Programa RACE (Research and Development on Advanced Communications in Europe) da CEE, o projecto FIRST (Fiber to the Residential Subscriber Terminal), em que participam a Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos de Telecomunicações (CET) da Portugal Telecom [criação de uma rede experimental de telecomunicações, baseada numa infra-estrutura de cabos de fibra óptica e de cobre, interligando vários equipamentos terminais, permitindo a troca de informação (scripto, áudio, vídeo) entre os diversos sectores da UA e destes com o exterior – a nossa Escola está ligada à componente exterior da rede de demonstração, integrada na rede RIA (Race Island in Aveiro), da responsabilidade do CET]. As infra-estruturas montadas no âmbito do projecto FIRST tornam possível uma partilha mais equilibrada dos recursos da comunidade educativa, permitindo, por exemplo, às escolas aceder directamente a recursos da Universidade (videoconferências sobre um determinado tema, software educativo, mediateca, etc.) e reciprocamente.

     
 

Outras Parcerias em Novas

Tecnologias da Informação e

Comunicação
 

BBS RIA


TRENDS

 

Training Educators Through Networks and Distributers

CFAECA, CAE, Universidades de Aveiro e do Minho, CET

 

 
     

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 28