Escola Secundária José Estêvão, n.º 6, Jan.-Maio de 1992

Ninguém ignora que a informática entrou pela porta grande das escolas. Primeiro para desempenhar tarefas administrativas e depois, mais lentamente, para a sala de aula. Começou-se com um computador, depois dois, depois com um conjunto de aparelhagens complementares. Todos sabemos quanto se evoluiu em "hardware" e "software". Utilitários e programas que trabalhavam isoladamente passaram a fazê-lo de um modo integrado, tal como os aparelhos que lhe serviam de suporte. É deste modo que no presente se fala tanto em tecnologia multimédia, que não é mais que esta combinação de multi-suportes e multi-tarefas.

Isto é o presente. Como será o futuro em termos de novas tecnologias ao serviço do ensino? Como será a sala de aula do futuro?

A sala de aula do futuro combinará tecnologias multimédia com novas estratégias de ensino/aprendizagem. De um modo geral utilizará as seguintes tecnologias: áudio, vídeo, computador, telecomunicações, ensino à distância e hipermédia.

Expliquemos um pouco cada uma delas.
 

Áudio

Alunos e professores criarão bases de dados de sons captados na escola, na comunidade, de fontes electrónicas incluindo TV, rádio, gira-discos, gravadores, discos compactos, etc. Os sons serão digitalizados e guardados em disco nos computadores. Mais tarde serão ligados a imagens, texto, animações, etc.


Vídeo

Com câmaras de vídeo e digitalizadores de imagem os processos a seguir serão os mesmos do áudio.


Computador

O computador actuará como eixo de todas as actividades a desenvolver: armazenamento, processamento, transformação, comunicação e publicação do trabalho realizado.


Tele-Comunicações

A ligação de computadores com outros computadores permitirá troca de dados (textos, som, imagens) e a investigação conjunta com outras escolas a grandes distâncias.


Ensino à distância

Directamente relacionada com as telecomunicações possibilitará a vídeo-conferência com professores convidados. A troca de vídeos com "lições" gravadas poderá ser o primeiro passo.


Hipermédia

O desenvolvimento de produtos interactivos na forma de aplicações, publicações, tele-apresentações ou telepublicações terão um carácter multimédia, ou seja, combinarão som, imagem e texto, procurando tornar o mais próximo possível o mundo real. Os utilizadores destes produtos serão colocados perante problemas que simularão situações quase reais, devendo em tempo mínimo resolver esses problemas.


Colocando os dois pés no futuro diremos que a sala de aula dará ênfase a três temas:

1 – Ao reforço do papel facilitador e orientador do professor,

2 – À integração da informática nos curricula

 

MULTIMÉDIA - A SALA DE AULA DO FUTURO

 

3 – A ligação de tecnologias avançadas com novas estratégias de ensino.

A que níveis nos levará a combinação de tecnologias multimédia e novas técnicas de ensino/aprendizagem na sala de aula do futuro?

Veremos isso no próximo número do "Aliás". ■

José Caseiro
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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